Fotos icônicas – Ao olhar para fotos antigas, raramente pensamos nos fotógrafos que as fotografaram, muito menos nas câmeras que usavam. Para nossa sorte, alguém levou seu tempo e juntou algumas fotos icônicas com as câmeras usadas para levá-las, dando-nos uma visão única de todos os diferentes equipamentos fotógrafos usados para capturar suas imagens. A palavra Fotografia vem do grego [fós] (“luz”), e [grafis] (“estilo”, “pincel”) ou grafê, e significa “desenhar com luz e contraste”. Para você saber “Qual a primeira foto e a primeira filmagem do mundo?” clique neste link.
Fotos icônicas
1) “Earthrise” por William Anders, 1968 / Modificado Hasselblad 500 El

Esta foto do astronauta William Anders, intitulada “Earthrise”, foi tirada durante a missão Apollo 8 em 24 de dezembro de 1968. O astronauta usou uma câmera Hasselblad 500 EL altamente modificada com acionamento elétrico. A foto foi capturada em filme personalizado Kodal Ektachrome de 70 mm.
2) Lyle Owerko, 2001 / Fuji 645zi

O fotógrafo Lyle Owerko capturou os trágicos eventos de 9/11 usando uma câmera Fuji 645zi. Uma das fotos que ele tirou naquele dia chegou até a capa da revista TIME.
3) “Tank Man” por Jeff Widener, 1989 / Nikon Fe2

O homem chinês não identificado, apelidado de Tank Man, que ficou em frente a uma linha de tanques que saíam da Praça Tiananmen em 5 de junho de 1989, foi capturado pelo fotógrafo Jeff Widener em uma câmera Nikon FE2.
4) “Monge Ardente” Por Malcolm Browne, 1963 / Petri

Malcolm Browne usou uma simples câmera de telêmetro Petri para capturar a foto icônica de Thích Quảng Đức, um monge budista mahayana vietnamita que se incendiou em Saigon em 11 de junho de 1963.
5) “Afghan Girl” por Steve McCurry, 1984 / Nikon Fm2

O retrato icônico da garota afegã, Sharbat Gula, foi capturado pelo fotojornalista Steve McCurry em 1984 usando uma câmera Nikon FM2. A fotografia foi publicada na capa da edição de junho de 1985 da National Geographic, mas a verdadeira identidade da menina permaneceu um mistério até 2002.
6) “O desastre de Hindenburg” por Sam Shere, 1937 / Speed Graphic

O desastre do dirigível de Hindenburg que aconteceu em Manchester Township, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937, foi capturado por Sam Shere usando uma câmera Graflex Speed Graphic. Das 97 pessoas que estavam a bordo durante o vôo, 36 morreram.
7) “Colapso do Escape de Fogo” por Stanley Forman, 1975 / Nikon F

A dolorosa foto que mostra Diana Bryant, de 19 anos, e sua afilhada Tiare Jones, de 2 anos, caindo de uma escada de incêndio destruída, foi capturada em 22 de julho de 1975 pelo fotógrafo Stanley Forman, usando uma câmera Nikon F.
8) “Mãe migrante” Dorothea Lange, 1936 / Graflex Super D

Esta fotografia dramática de Florence Owens Thompson e seus filhos foi capturada pela fotógrafa Dorothea Lange em 6 de março de 1936. A foto foi tirada dentro de um acampamento de colhedores de ervilhas em Nipomo Mesa depois que a chuva gelada destruiu a plantação, deixando os trabalhadores sem trabalho e pagamento .
9) “Dia D” Por Robert Capa, 1944 / Contax II

O fotógrafo Robert Capa capturou os eventos do Dia D usando sua câmera Contax II. Ele foi uma das primeiras tropas a desembarcar na praia de Omaha e conseguiu tirar 106 fotos enquanto estava sob fogo. Infelizmente, apenas 11 deles sobreviveram devido a um acidente de processamento no laboratório fotográfico da revista Life em Londres.
10) Capa do álbum Abbey Road, por Iain Macmillan, 1969 / Hasselblad

A lendária foto dos Beatles em Abbey Road foi capturada pelo fotógrafo Iain Macmillan em 1969. O fotógrafo usou uma câmera Hasselblad com uma lente grande angular de 50 mm.
11) “Dia VJ na Times Square” por Alfred Eisenstaedt, 1945 / Leica IIIa

O fotógrafo Alfred Eisenstaedt capturou esta foto de um marinheiro da Marinha dos EUA beijando um estranho na Times Square de Nova York em 14 de agosto de 1945. Embora muitas pessoas afirmem que são as que estão nas fotos, os assuntos reais na foto são desconhecidos.
12) “Levantando a bandeira em Iwo Jima” Por Joe Rosenthal, 1945 / Speed Graphic

O fotógrafo Joe Rosenthal capturou esta foto de seis fuzileiros navais americanos levantando a bandeira no topo do Monte Suribachi durante a batalha de Iwo Jima em 23 de fevereiro de 1945. Infelizmente, três dos seis soldados foram mortos em ação durante os poucos dias seguintes.
13) “Invasion 68: Prague”, de Josef Koudelka, 1968 / Exacta Varex

O fotógrafo Josef Koudelka capturou as forças militares que invadiram Praga em 1968. Seus negativos foram contrabandeados para fora de Praga e publicados anonimamente no The Sunday Times Magazine sob as iniciais PP (Prague Photographer).
14) “Criando uma bandeira sobre o Reichstag” Por Yevgeny Khaldei, 1945 / Leica III

O fotógrafo Yevgeny Khaldei tirou esta foto de soldados russos erguendo uma bandeira sobre o Reichstag durante a Batalha de Berlim em 2 de maio de 1945 usando sua câmera Leica III.
# 15 “O Terror da Guerra” Por Nick Ut, 1972 / Leica M3

A fotógrafa vietnamita americana Huỳnh Công Út (Nick Ut) capturou esta estranha foto de uma menina de 9 anos, Phan Thị Kim Phúc, fugindo de uma greve de napalm no sul do Vietnã que atingiu a vila de Trảng Bàng em 8 de junho de 1972.
16) Paul Goresh / Minolta Xg-1

Esta foto arrepiante de John Lennon e seu pretenso assassino Mark David Chapman foi capturada pelo fotógrafo Paul Goresh poucas horas antes do lendário Beatle ser baleado perto de sua casa em Nova York.
17) “Tokyo Stabbing” Por Yasushi Nagao, 1960 / Speed Graphic

O fotógrafo Yasushi Nagao capturou o assassinato do político japonês Inejiro Asanuma por Otoya Yamaguchi, de 17 anos, em 12 de outubro de 1960. A foto ganhou o prêmio Pulitzer e foi nomeada pela World Press Photo of the Year
18) “O tiro de Lee Harvey Oswald” por Robert Jackson, 1963 / Nikon S3

O dono da casa noturna Jack Ruby atirou em Lee Harvey Oswald, o homem que matou o presidente dos EUA, John F. Kennedy, no porão da sede da polícia de Dallas, na TV ao vivo, apenas dois dias depois de seu crime. A foto foi capturada pelo fotógrafo Robert Jackson usando uma câmera Nikon S3.
19) “Guerillero Heroico” Por Alberto Korda, 1969 / Leica M2

O fotógrafo Alberto Korda tirou a foto do revolucionário marxista Che Guevara em Havana, Cuba, em 5 de março de 1960. Guevara tinha 31 anos quando a foto foi tirada.
20) “O Sujo da Velha Glória” Por Stanley Forman, 1976 / Nikon F

O fotógrafo Stanley Forman disparou esta fotografia intitulado “O Sujo da Velha Glória” em 5 de abril de 1976. Ele mostra um adolescente branco, Joseph Rakes, atacando um ativista dos direitos civis negro Ted Landsmark usando um mastro com a bandeira americana. A foto passou a ganhar o Prêmio Pulitzer.
Fontes: https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-fotografia/
Vencedoras do Concurso de Fotografia de Viagem da National Geographic 2019
Fotografias místicas: Pose de animais reais com seres humanos