Qual a primeira filmagem do mundo - O primeiro vídeo e a primeira foto?
Cultura Curiosidades

Fotografias: Qual a primeira foto e a primeira filmagem do mundo?

primeira foto5 1 - Fotografias: Qual a primeira foto e a primeira filmagem do mundo?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Qual a primeira filmagem do mundo? Qual a primeira fotografia? Você tem curiosidade de saber quais foram as primeiras ivenções para chegarmos na qualidade onde estamos? Câmeras de alta definição 4k – 8k até mesmo 16k já são uma realidade. Porém, tudo teve um começo. Acompanhe aqui essa jornada:

——— A FOTOGRAFIA ———

 

 

1826 – PRIMEIRA FOTOGRAFIA DO MUNDO – HELIOGRAFIA

A primeira imagem foi realizada pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niepce no verão de 1826, não se sabe a data precisa. Ela é a primeira imagem que sobrevive até hoje. Ele chamava seu processo de heliografia, utilizando a luz-solar. E demorava 8 horas para gravar a imagem. Mas suas experiências já aconteciam desde 1793 quando ele tinha 28 anos, servia o exército francês e sua família não era nada pobre. E se interessa por química e estuda muito o químico e filosofo alemão Johann Heinrich Schulze em 1724 que difundiu alguns estudos químicos sobre sais de prata, afirmou daria sim para se fazer uma fotografia, sendo quimicamente possível, porém o alemão morreu sem conseguir. Niepce também estudou conceitos de luminosidade do químico Thomas Wedgwood tentou elaborar em uma câmera escura para foto químicas, mas as imagens eram ralés e não fixavam e sumiam, e também no começo suas fotos saiam em negativa. Com sua inteligência fez vários experimentos químicos, logo conseguiu uma placa de fora, que ele gastou uma grana com as placas do negativo, segundo ele em 1824 consegui uma foto positiva que o fez pular de alegria, porém não durou muito, mas finalmente em 1826, conseguiu uma foto que fixava bem, ficando orgulhoso.

primeirafoto3

“View from the Window at Le Gras”

 primeirafoto1

Este foi o nome dado para a primeira fotografia da história. A tradução do título faz referência a imagem feita a partir da janela do inventor francês Joseph Nicéphore Niepce na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França. A fotografia é de 25 cm de largura. Abaixo a placa de estanho que ele utilizou.

primeira-foto2

 

 

primeira-foto-daguerrotipo2      primeirafoto-daguerrotipo  

1838 – PRIMEIROS SERES HUMANOS EXISTENTES FOTOGRAFADOS

Na verdade são dois homens. Um engraxando o sapato de outro. Eles morreram sem saber que entrara para a história como os primeiros homens do mundo a serem fotografados. Como foi tirada em Paris a probabilidade de serem francês era muito grande. Loius Daguerre tirou essa foto em uma de suas experiências.

primeira foto

1839 – PRIMEIRA SELF / ROSTO A APARECER EM UMA FOTOGRAFIA

Em Outubro de 1839 Robert Cornelius, resolve tirar seu auto-retrato com um Daguerreotype aproximado usando a prata em uma placa de cobre. Depois desta foto, acelerou e marcou o processo de criações dos daguerrotipos para comercialização.

primeira-foto-close-humano-rosto

 

1840 – PRIMEIRA FOTO DO BRASIL

Alguns historiadores dizem que Dom Pedro II ao ter recebido algumas cartas com fotos da família Real de Portugal (fato não confirmado). Dom Pedro II ficou com super entusiasmado com a nova invenção, apesar de ter apenas 14 anos de idade ele encomendou um equipamento de Daguerreotipia que estava sendo comercializado na Europa e promoveu a arte fotografar brasileira, difundindo a nova técnica por todo o país. Parece que Dom Pedro II também havia ouvido falar de uma foto do francês, que morava em Campinas, Antoine Hercules Romuald Florence em 1833, que fotografou através da câmara escura, com uma chapa de vidro, Florence chamou o experimento de ‘Photografie’.

A Primeira fotografia oficial tirada no país, que entra para Paris no dia 16 de janeiro de 1840, mais ou menos por volta das 14 horas, foi feita pelo francês Louis Compte, que introduziu no Rio de Janeiro o processo fotográfico chamado da Daguerreotipia.

Quando desceu do navio e apresentou a Dom Pedro II, o imperador concedeu que ele tirasse algumas fotos e aproveitou e tirou esta foto, sua mão já estava coçando para usar o daguerrótipo. Logo Louis Compte tirou mais fotos e apresentou orgulhoso, óbvio, as fotos e o dageurrótipo para Dom Pedro II. Dom Pedro olhou e amou. Realizou demonstrações sobre o funcionamento da espécie de máquina fotográfica, apresentando o instrumento a toda a corte. As fotos foram expostas no outro dia, no Hotel Pharoux, no Largo do Paço, ilustrando o chafariz do Largo, a Praça do Peixe, o Mosteiro de São Bento e todos os outros objetos.

primeira-foto-do-brasil

1840 – PRIMEIRA FOTO DE UM MONARCA NO BRASIL / PRIMEIRA FOTO DE DOM PEDRO II

A foto abaixo é Dom Pedro II por volta dos 22 anos de idade em 1848. Se vc esta prestando atenção no texto, Mas você deve se perguntar, peraí! O francês veio todo orgulhoso em 1840, porque esta foto abaixo é a primeira foto de Dom Pedro II de 1848?

Algumas fotos do Brasil, da famílias real e dele propriamente com 15 anos foram perdidas e esta é uma cópia posterior de um daguerreótipo presumivelmente perdido. É a fotografia sobrevivente mais antiga do Imperador com 22 anos de idade.

primeirafoto-D Pedro II, aos 22 anos - 1848

 

 

primeira-foto-Girouxdaguerreotype1839

———– www.midiainteressante.com ———–

LOGO MIDIAinteressante 1 - Fotografias: Qual a primeira foto e a primeira filmagem do mundo?

 

——— O CINEMA———

 

1824 – TAUMATRÓPIO

Se a gente pegar em ordem cronológica do desenvolvimento das coisas, vamos chegar a invenção dos gifs animados. Que seria a continuação do Folioscópio. O taumatrópio deu a base para o que viria a seguir, a importância fundamental do Fotograma. Tratamos essa evolução em um de nossos post sobre a História dos desenhos animados. Qual o desenho mais antigo do mundo? (Link)

 

no surprised amazed shocked 11 - Fotografias: Qual a primeira foto e a primeira filmagem do mundo?

1829 a 1860 – FOTOGRAMA

 A técnica do fotograma foi natural como osmorse, pois os fotógrafos colocam suas fotos uma ao lado da outra para comparar a qualidade e a luz, perceberam que se fizesse várias fotos e mudar algumas posições dava para se fazer uma animação, mas a técnica real aconteceu só depois da criação do Praxynoscópio 1843, e do Zootropo 1850 , como fizemos no especial História dos desenhos animados. Os fotógrafos pensaram se da para fazer animação com desenhos, é possível fazer animação com fotos.

Deste modo denominou-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico. Fotografados por uma câmara a uma cadência constante, desde 1929 padronizada em 24 por segundo. Isto se deve à incapacidade do cérebro humano de processar separadamente as imagens formadas na retina e transmitidas pelo nervo óptico, quando percebidas sequencialmente acima de uma determinada velocidade. Esta persistência da visão faz com que nossa percepção misture as imagens de forma contínua, dando a sensação de movimento natural. Como imagem individual de um filme, o fotograma corresponde ao frame do vídeo, e ambos são genericamente chamados de ‘quadros’ de um produto audiovisual.

 

1887 – MOTION PICTURE

Um GIF animado de uma sequência fotográfica filmada por Eadweard Muybridge em 1887. Suas obras cronofotográficas podem ser consideradas como filmes gravados antes de haver uma maneira adequada de reproduzir o material em movimento.

 

1888 – PRIMEIRA “FILMAGEM” EM QUADROS FRAMES COM FOTOGRAMA

Denomina-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico

Na descrição deste vídeo no Youtube está assim

“Não se engane, este é O LEGITIMO PRIMEIRO FILME DO MUNDO datado de 1888. Roundhay Garden Scene é um curta-metragem britânico de dois segundos de duração, dirigido pelo inventor francês Louis Le Prince em 1888 considerado o primeiro filme da história ainda sobrevivente e reconhecido pelo Livro de Recordes do Guinness. Foi filmado em 14 de outubro de 1888, película foi capturada a 12 fotogramas por segundo, o curta completo tem 18 fotogramas em sequencia para montar a cena”.

1900 – PRIMEIRA GRANDE ANGULAR DO MUNDO / PRIMEIRA CÂMERA FOTOGRÁFICA GIGANTE

 

Você provavelmente viu esta foto por aí em alguns memes na Internet, em sites, blogs, redes sociais com os dizeres:

😱 Se esta é a primeira câmera do mundo! Quem tirou essa foto!? 😱

primeira-grande-angular

E caras de espanto! Memes na Internet do mundo inteiro. E comentários de pessoas sem saber o que dizer.
Pois bem, calma! Como você leu este post já tá esperto. Essa foto foi tirada por George Raymond Lawrence, a pedido da companhia ferroviária Chicago & Alton Railwayjá. Queria uma fotografia que pegasse o trem inteiro. Mas como as foto saiam somente em objetiva, ele inventou uma câmera fotográfica maior, bem maior, orgulhosamente maior. Claro que talvez não precisasse de tanto, mas ele sabia que era para uma empresa grande quis tirar uma “casquinha”. E elaborou o protótipo da maior câmera do mundo já produzida pelo homem chamando-a de A Câmera Mamute. Ela tinha ou tem, não sabemos se existe ainda em algum museu, 4 metros de comprimento e pesando 640kg, o enorme, foi criada exclusivamente para fazer o registro da locomotiva que foi nomeada “The Alton Limited.” A construção da câmera custou cerca de 5 mil dólares, alguns sites dizem que foi equivalente ao valor de uma casa na época. E quem você acha que pagou? não é mesmo? Ele contou com a participação de J.A.Anderson, renomado fabricante de lentes, que queria fazer uma lente gigante e esse motivo era mais que especial principalmente pelo projeto e pelo dinheiro que iria entrar no bolso e propaganda. Foram necessários cerca de 15 homens para mover e operar o equipamento. O único negativo empregado no aparato media 1,35 x 2,40 m e necessitou de 45 litros de produtos químicos para ser revelado.
E o resultado…
 primeira-grande-angular-The_Alton_Limited

 

 

1891 – CINETOSCÓPIO – Originou o filme de câmera

Cinetoscópio é um instrumento de projecção interna de filmes inventado por William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories de Thomas Edison, em 1891. Possuia um visor individual através do qual se podia assistir, mediante a inserção de uma moeda, à exibição de uma pequena tira de filme em Looping, na qual apareciam imagens em movimento de números cômicos, animais amestrados e bailarinas.

Os filmes reproduzidos no cinetoscópio (quinetoscópio) eram produzidos pelo cinetógrafo (quinetógrafo), outra invenção patenteada por Thomas Edison.

Apesar destas invenções permanecerem no nome de Edison, elas, na verdade, foram produzidas por William K.L. Dickson e uma equipe de técnicos encarregados, por Edison, de criarem máquinas que produzissem e mostrassem fotografias em movimento ( motion picture). Em 1889, Edison decidiu criar a camêra descrita, quando viu a camêra de Étienne-Jules Marey, em Paris. 

Um grande marco da história é que 1894 o pai dos irmão lumiere foi convidado por pessoa de bom grado a assistir ao ivento acima (Cinestoscópio), logo contou aos filhos o que viu e os icenticou a por em pratica algo que conseguiria filmar e colocar em uma tela.

FINALMENTE O VÍDEO COMO CONHECEMOS HOJE:

1895 – CINEMATÓGRAFO – PRIMEIRA CAPTURA DE FILME APRESENTADO EM UM CINEMA

Descrição do vídeo no Youtube:

“Filme mais antigo do mundo Chegada de um trem à estação da Ciotat 1895-França “O dia em que os irmãos Lumière apresentaram o cinema ao mundo No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema – que ainda existe –, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira plateia acompanhou a chegada de um trem à estação e viu alguns passageiros desembarcarem. Eles tinham tanta noção do que estava ocorrendo que várias pessoas simplesmente fugiram desesperadas para o fundo da sala com medo de serem atropeladas. Mais: as pessoas que foram filmadas não perderam tempo acenando para a câmera e nem desviaram o rosto a fim de manterem a privacidade. Ninguém sabia o que era aquilo e a imortal cena é perfeitamente natural. Em menos de sessenta segundos estava vista e encaminhada a revolução que criaria a sétima arte.”

1895

1896 – Versão sofisticada e retumbante de um filme clássico em preto e branco: Chegada de um trem em La Ciotat, The Lumière Brothers

1906

1903 – AUTOCROMO (PRIMEIRA FOTO COLORIDA)

O Autocromo – A invenção da fotografia colorida a marca registrada Autochrome Lumière, é um antigo processo de fotografia colorida. Patenteado em 1903 pelos irmãos Lumière, na França, e comercializado pela primeira vez em 1907, permaneceu o principal processo para se obter fotografias a cores durante o início do século XX, especialmente na década de 1930. Era um antigo método de fotografia colorida, patenteado em 1903 e comercializado a partir de 1907 pelos Irmãos Lumière. Foi o primeiro método de fotografia a cores comercialmente viável, e o mais usado até o advento do método substrativo Kodachrome nos anos 30.

PROJETO COMPUTACIONAL

PARIS DE 1900 EM CORES – PROJETO GRÁFICO

Pesquisa e texto: Mídia Interessante
Fontes: Brasil Monarquico, BrasilRank, GuinessBook, Youtube, Wikipédia, G1, PaulCPW, Niepce Oficial site, PreCinema History, PhotoMuseum.org, Escola Britânica, Arquivo do Mídia Interessante

Quem inventou a bicicleta? Os Primeiros conceitos

Aprenda a fotografar profissionalmente com o Curso Master Cara da Foto

LEIA TAMBÉM  A História do Captcha - Você é um Robô?

LEIA TAMBÉM  "Terra a Vista!" Qual foi o primeiro ponto de terra avistado pelos portugueses no Brasil?