Pintinhos no espaço - A Interessante história dos mini astronautas
Curiosidades Universo Vídeos

A interessante história dos pintinhos astronautas

pintinho no espaço - A interessante história dos pintinhos astronautas
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Pintinhos no espaço? Você já pensou como se comportaria um pintinho em gravidade zero? O homem desde os primeiros lançamentos com foguetes na década de 50, sempre teve muita vontade de estudar o comportamento de seres vivos no espaço para agregar conhecimento a biologia espacialDesde a cadelinha Laika (Ла́йка) que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra, inclusive foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1.

animais no espaço - A interessante história dos pintinhos astronautas

Desde daquele tempo o homem já mandou inúmeros outros animais em gravidade zero para estudos,como macacos, lagartos. No caso da Laika, ela morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo, justamente por não escapar informações sobre a corrida espacial. Laika provavelmente teve uma combinação de estresse e superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

Cachorros astronautas no espaço

Cachorros astronautas

Macaco astronauta no espaço

Macaco astronauta

pintinhos no espaço

Pintinhos no espaço (Codorna)

pintinhos no espaço

Uma experiência russa que chamou muita atenção, foi o envio de ovinhos de codorna de uma ave chamada Coturnix japonica, conhecida popularmente como Codorna japonesa, essa espécie é encontrada na Ásia Oriental principalmente nos países como China e Japão. As “codorninhas” foram escolhidas justamente para observar o processo de reprodução dos pintinhos no espaço, desde o incubatório até as possibilidades de eclosão. A eclosão só deu certo em uma segunda tentativa, com uma incubadora mais especifica para gravidade zero. E finalmente em uma segunda tentativa com 18 dias os pintinhos de codorna eclodiram e foram os primeiros animais a nasceram no espaço.

pintinhos no espaço

aves pintinho quailline - A interessante história dos pintinhos astronautas

O que aconteceu com eles e porque foram escolhidos?

O canal do Youtube Homem do Espaço que dá vídeo-aulas sobre o espaço, apresentado por Júnior, um especialista em tecnologia espacial, inclusive já indicamos o canal dele aqui no Mídia Interessante: Os melhores canais que falam sobre o espaço para se seguir, fez um vídeo explicando sobre os detalhes da missão pintinhos no espaço e motivos das experiências utilizando essas fofuras na gravidade zero.

Mais informações sobre a missão (Vídeo-aula):

Pintinhos Coturnix japonica, conhecida popularmente como Codorna japonesa

Pintinhos Coturnix japonica, conhecida popularmente como Codorna japonesa

 

Por Mídia Interessante com informações do canal do Youtube Homem do Espaço

 

LEIA TAMBÉM  NASA comemorará 50 anos do pouso a lua com Estação Lunar
LEIA TAMBÉM  Stephen Hawking: "O homem deveria se espalhar pelo Universo"

 

O Universo Interessante

astronautas do espaço - A interessante história dos pintinhos astronautas

Outras curiosidades interessantes

Batatas na Lua?

Um galo viveu 18 meses sem a cabeça – conheça MIKE