Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?
Internet Invenções e Inovações

Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?

google glass oculos do futuro
Cena de BlckMirror - Episódio "The Entire History of You" (S01E03 - 2011)

LOGO MIDIAinteressante 1 - Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?

Todos sabemos que óculos inteligente será a base para o futuro que nos espera. Buscamos com esta publicação, você tirar suas próprias conclusões, e avaliar se a tecnologia que será implantada e vendida facilmente, terá dificuldades em ser aceita e se adequar a sociedade, por ser um produto com conceitos que podem ultrapassar um pouco do usual, como “gravar escondido” e “desconectar pessoas” totalmente da realidade ao seu redor. 

olucos d futuro marty - Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?Os óculos inteligentes estão sendo desenvolvidos por várias empresas no mundo, assim como a robótica. Empresas multi-nacionais visionárias como a Xiamo, Snapchat, Meta, Micrososft, Alphabet e Amazon já estão de olho neste mercado. Elon Musk preferiu ficar de fora, por enquanto, pois está se mantendo firme na sua empresa Neuralink que pretende colocar chip na cabeça das pessoas, para ajudar pessoas com algum tipo de deficiência motora, só frisar que não é só empresas privadas, como a de Elon Musk que buscam projetos alternativos. Institutos de pesquisas também tem várias bases de apoio e aprofundamento de estudos, como em até controlar cadeiras de rodas por meio do pensamento para tetraplégicos  (saiba mais neste link)

óculos inteligentes

Mas vamos voltar aos óculos, que inclusive ideias do Metaverso que ainda está tudinho na cabeça de Mark Zuckerberg, se baseia inicialmente na utilização de óculos lindos e estilosos ao invés dos atuais óculos feios que parece do Marty McFly, fora de um padrão. De modo que, recentemente o Facebook em parceria com a Ray-Ban criaram os óculos inteligentes. No qual, de inicio neste modelo, você só pode tirar fotos.

A realidade alternativa chega na TV

No dia 18 de Dezembro de 2011 no Canal 4 inglês e posteriormente na NetFlix é lançado 3.º episódio da 1.ª temporada de Black Mirror chamado “The Entire History of You” traduzido mais ou menos, como “Toda a sua história.” O episódio foi escrito por Jesse Armstrong, tornando-se o único episódio da série que não foi escrito ou co-escrito pelo showrunner Charlie Brooker.

O episódio é ambientado em uma realidade alternativa onde a maioria das pessoas possuem implantes em forma de “grãos” que gravam tudo o que fazem, vêem ou ouvem, e também permite que eles reproduzam suas lembranças na frente de seus olhos ou em uma tela. A história segue Liam (Toby Kebbell), um homem que começa a suspeitar que sua esposa Ffion (Jodie Whittaker) poderia ter tido um caso com um amante.

O episódio rapidamente é aprovado pelos telespectadores. O que acontece depois? O mais engraçado é que as pessoas nas redes sociais realmente não se chocam tanto, quanto, pois sabem que mesmo sendo uma tecnologia inexistente em um futuro breve realmente seria possível em existir algo do tipo.

PROJECT GOOGLE GLASS

Google foi pioneira em anunciou seu óculos inteligentes já em 2012

google coulos inteligente - Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?

Google Glasses – óculos inteligentes

google glass oculos do futuro inteligente - Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?

Mas voltemos um pouco ao passado… O ano era 2006 e o projeto vinha sendo mantido pelos escritórios do Google. E isso ficou  até o dia 4 de abril de 2012, o Google Glass ainda era um projeto secreto da Google. Google.

Com tantos rumores a Google lança no dia 4 de abril de 2012 uma revolução o Google Glass Project.

De inicio, muitas perguntas e poucas respostas. O que ele faria? Como ajudaria as pessoas? E mais perguntas e perguntas. Quando vídeos e fotos memes rondavam a Internet. Estaríamos prontos, a andar na rua com um óculos?

repensando….

Muitas coisas fizeram a Google a repensar a estratégia de produção do Google Glass. Havia ainda muitas questões mais burocráticas do que propriamente a tecnologia em si. Muitos países não estavam olhando de bons olhos a nova tecnologia que prometia, acabar com “a atenção das pessoas”. Ficar olhando para o óculos, ao invés de olhar para frente, não era de veras uma coisa muito boa. Os vídeos dos memes fizeram mais sucesso do que propriamente a surpresa do óculos. As brincadeiras de “caras no postes”, “tropeços na rua” fizeram com que o Google repesasse a base do que ele teria realmente pró-produtivo.

Outro fator e o mais perigoso de todos, seria acoplagem de uma câmera para filmar ou tirar fotos. Até onde a espionagem poderia chegar, como isso seria de fato pré-estabelecido. Imagine, alguém entrar em lugares privados e começar a filmar, ou banheiros públicos. E isto, de fato é uma grande preocupação do que possivelmente será inevitável.

futuro do google glass 1 - Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?

meme na Internet

E na sua opinião? Como estes fatores de intimidade poderá ser melhorado, ou viveremos em um mundo no qual não há como evitar e dependeremos da sensatez de cada um?

 

Só agora em 2022 na Google IO foi apresentado o Google Glass revigorado com uma tecnologia jamais vista de tradução simultânea.

 

O Mídia Interessante selecionou alguns pontos positivos e negativos, mais isso é só a ponta do iceberg para questões futuras. No final da página também colocarmos 2 vídeos dos maiores canais de tecnologia do Brasil, explicando a opinião deles sobre o fim do primeiro lançamento do Google Glass.

LEIA TAMBÉM  Humorista faz 7 personagens em um único vídeo

 

PONTOS NEGATIVOS

  • Falta de atenção – Se hoje o celular já toma uma atenção gigantesca. Imagine um celular na frente da sua cara, a todo o momento. Esquecimentos poderiam se tornar coisas graves e acidentes aumentariam.

Da “cara no poste” a mudança do projeto

Assim que saiu o lançamento, o canal no Youtube “Smosh” que tem mais de 23 milhões de seguidores, ou seja, muito influente. Fez um vídeo sátira e foi no ponto, nas questões apresentadas do Google Glass. O canal apresentou o novo produto revolucionário do Google em não funcionar exatamente como pretendido.

  • Zero contato social – A interação olhos nos olhos ficaria estremecida, pois uma pessoa preferiria mil vezes entrar, por exemplo em um Uber, Táxi ou em um ônibus e ficar com os óculos em seu mundo recluso. Sem propriamente conversar, pois puxar assunto com alguém de óculos já é muito difícil, alguém com óculos escuros, ouvindo uma música é ainda pior.

  • Problema na visão – Com tanta utilização de pixels na frente da visão, não será incomum  futuros problemas de visão das pessoas.
  • Gravação obscura, é o mais grave de todos. Este é realmente o principal ponto em questão, mais discutido. Até que ponto alguém com óculos estiloso estria gravando pessoas e conversas alheias. Banheiros e etc.
oculos que grava tudo - Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?

Assim como o Facebook se juntou ao Ray-Ban, o app Snapchat se junta a Spectacle

PONTOS POSITIVOS

  • Assistente de voz imediato. OK Google e um Olá Alexa nunca foi tão fácil. Pois a tecnologia incluiria escutar a resposta da assistente, ouvir música, ler mensagens, sem que ninguém mais ouvisse.

  • Tradução simultânea realmente ler ao mesmo tempo que a pessoa fala é realmente algo espetacular! Bem diferente de o famoso ping-pong onde um fala, e outro escuta, para depois falar.

  •  Ajudar na acessibilidade, ajudaria pessoas com deficiência visual a se locomover pela cidade. Escutar e ter óculos como um guia GPS. Há também uma outra tecnologia com uma nova patente que foi bem quista no assunto acessibilidade.

 

Bengala inteligente com Google Maps será uma das maiores invenções da década sobre acessibilidade

Bengala inteligente para cegos - Futuro dos óculos inteligentes | Revolução ou vilão?

Um engenheiro cego inventou uma bengala inteligente que usa o Google Maps para ajudar as pessoas cegas a navegar. O projeto ainda em fase de melhorias, promete melhorar a vida dos cegos que se locomovem muito e precisam se orientar. Hoje, muitos produtos foram reinventados por meio da tecnologia. De plantadores inteligentes a TVs inteligentes, o poder da tecnologia não nos surpreende mais. Embora muitas das mais recentes criações tecnológicas sejam dedicadas ao entretenimento, há muitas que contribuem para o nosso bem-estar, principalmente para quem sofre de algum tipo de deficiência.

Bengala inteligente para cegos

Recentemente, foi introduzida uma bengala inteligente revolucionária, chamada WeWalk, para ajudar as pessoas cegas a navegar pelos arredores muito mais eficientemente quando estão por conta própria.

A “bengala interativa” foi inventada por um engenheiro com deficiência visual, Kursat Ceylan, que é o CEO e co-fundador da Young Guru Academy (YGA), a organização turca sem fins lucrativos por trás do WeWALK. Sendo cego, Ceylan sabe em primeira mão o que desafia pessoas como ele enfrentam e decidiu dedicar seu conhecimento a inventar algo que poderia melhorar muito a vida das pessoas.

“Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas estão usando apenas uma vareta simples. Como cego, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída … não sei qual ônibus está se aproximando … quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk ”, disse ele à CNN.

A bengala inteligente ajuda pessoas com deficiência visual a usar tecnologia inteligente, algumas das quais usamos todos os dias.

É equipado com alto-falantes embutidos, assistente de voz, Google e sensores que enviam vibrações para alertar sobre obstáculos acima do nível do peito. A bengala inteligente, inclusive está disponível no site da empresa e custa cerca de US$ 500.

 

LEIA TAMBÉM  Empresa Michelin cria sistema para sinalizar bikes durante a noite

 

VÍDEOS EXTRAS – OPINIAO DOS CANAIS BRASILEIROS 

Para saber mais porque o Google Glass “ainda” não foi pra frente. Aproveitamos e colocamos para aumentar mais sua perspectiva sobre o assunto. Opiniões cirurgicamente precisas dos maiores canais de Hi-Tech do Youtube Brasil. O TecMundo e o CanalTech.

CANALTECH – Óculos inteligentes nunca deram certo como os smartphones, mesmo que a proposta de itens como o #GoogleGlass e concorrentes do tipo #SmartGlasses tenha sido a exata idéia de aniquilar os celulares como conhecemos e utilizamos. Câmeras invasivas, problemas de uso seguro e outras polêmicas ajudaram esse item do futuro a virar passado, deixando apenas “brinquedos” como os #Spectacles vivos em meio às discussões de câmeras invadindo o dia-a-dia.

TECMUNDO – Tecnologias de realidade aumentada estão em alta, com headsets de Realidade Virtual devagarinho virando mais acessíveis, óculos de realidade aumentada aos poucos aparecendo e ideias de metaverso e jogos que envolvem esses equipamentos. E entre todas as revoluções prometidas nessa área, tem uma que talvez seja o maior exemplo de promessa não cumprida: o Google Glass. Mas o que era mesmo esse projeto? E que fim levou essa ideia?

LEIA TAMBÉM  DJ português Mankey faz mix sertanejo e afro kuduro ♬

LEIA TAMBÉM  Como funcionaria o óculos do futuro da Google Glasses

As fotos mais divertidas já tiradas dentro de um aeroporto

Bengala inteligente com Google Maps será uma das maiores invenções da década sobre acessibilidade

30 erros grotescos de acessibilidade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Maiores Cross-overs do Entretenimento! Delivery no Espaço! Brasileiro rumo ao Espaço! Melhores do Xadrez brasileiro! Jogadas possíveis do Xadrez Curiosidade sobre o Twitter Menor temperatura registrada na Terra Incrível! Perseverance captura em vídeo Eclipse entre Marte e Fobos Novela Pantanal buscará o Emmy Internacional para a Rede Globo Saiba qual boneco deu origem o Júlio do Cocoricó! Cadê o Léo?