O endereço do nosso Planeta Terra | Como você diria a um ET onde você mora?

Você sabe onde está no Espaço? Vamos supor que você precisasse informar telepaticamente a um Extra Terrestre perdido no nosso Planeta, onde você mora e precisasse orientá-lo a ir embora para o Planeta dele sem chamar a NASA e ou o Exercito, tudo no sigilo. Como você faria para ajudá-lo?  Esta pergunta é mais para quebrar o gelo. Fizemos uma hipótese que você encontra-se com um ET e ele com super poderes lhe pedisse ajuda para saber onde ele está para ser resgatado. Como o ET saberia onde é o Planeta Terra se ele é um “pálido ponto azul no Universo”.

etvaldo contato terra

Na série da TV Cultura, ETValdo (Wagner Bello) teve seu primeiro contato com seres humanos

Um extra terrestre pedindo informação, já aconteceu, mas não na vida real. Na TV por exemplo, na série TV Rá-Tim-Bum. O personagem Pedro (Luciano Amaral) encontra com o ET-Valdo (Wagner Bello) completamente perdido em nosso Planeta Terra. Pedro fez a infeliz pergunta de que Planeta o ET era. Porém, Pedro não tinha a mínima ideia de cosmologia para saber onde morava o personagem, já de inicio o personagem Pedro já fez os terráqueos passarem vergonha.

pedro castelo ra tim bum

O personagem Pedro (Luciano Amaral) teve contato com ET de primeiro grau com ET (Saiba como funciona esses negócios de “grau” neste link)

Para ajudar pessoas como Pedro, que encontram ETs por aí, foi que em 2014 saiu um artigo na revista Nature detalhando e nomeando um lugar onde não estaríamos habituados nem em sonhos. Foi nomeado uma área no Universo chamado LANIAKEA.

Comparativo das estruturas do Universo

revista natures 2014 laniakea

Capa da revista Nature 2014

Mas onde fica e o que é a Laniakea?

Laniakea é um superaglomerado de galáxias que nela contém a Via Láctea e outras galáxias vizinhas, como Andrômeda. Foi definido em setembro de 2014, quando astrônomos da Universidade do Havaí, liderados por R. Brent Tully, publicaram um novo método para definir superaglomerados de acordo com as velocidades relativas das galáxias.

Essa nova definição de superaglomerado engloba o anteriormente caracterizado Superaglomerado de Virgem como um apêndice de Laniakea.

super aglomerado de laniakea

Aglomerado de Galáxias

Astrônomos usando o Green Bank Telescope, GBT, da National Science Foundation, entre outros instrumentos, determinaram que a nossa Via Láctea é parte de um recém identificado superaglomerado de galáxias, que é chamado de Laniakea, que significa “paraíso imenso”, em havaiano.

É importante ressaltar que o superaglomerado de Laniakea abrange 100 mil galáxias ao longo de 520 milhões de anos-luz. No centro do superaglomerado há um ponto gravitacional central denominado Grande Atrator – que atrai grande parte das galáxias do superaglomerado, fazendo com que o movimento de cada galáxia seja direcionado para esse centro de massa.

Características

  • É um superaglomerado de galáxias que contém 13 conglomerados de Abell;
  • É composta por espaços vazios, e conglomerados de galáxias;
  • Tem um diâmetro de aproximadamente 500 milhões de anos-luz;
  • Possui fluxos gravitacionais que se direcionam para uma mesma direção: um denso centro de atração.
  • Seus limites são os pontos onde os fluxos gravitacionais divergem entre Laniakea e Perseus-Pisces (outro conglomerado vizinho).
  • Dentre os filamentos, “redshifts”, que compõem o caminho das galáxias, há uma pequena área, onde encontra-se a Via Láctea, mais precisamente, estamos na divisa entre o fim da Laniakea e início de Perseus-Pisces.

 

UNIVERSO EM GRANDE ESCALA

Digamos que você more em São Paulo/Brasil e teria que explicar em detalhes a um extraterrestre onde exatamente ele está no Universo. O Mídia Interessante vai lhe detalhar caso a caso em exemplo de um morador de São Paulo:

Como explicaríamos onde moramos a um ET?

Número da Casa – 00

Rua – Avenida Assis Ribeiro

Micro Região do Bairro (Parque, Jardim ou Travessa) – Jardim Veronia

Bairro – Ermelino Matarazzo

Zona Distrital do Bairro – Zona Leste

Cidade ou Município São Paulo

Cidade LimítrofeGuarulhos

Paróquias, Condados, Distritos, Divisas Administrativas ou Burgos –*O Brasil não dá nomes a paróquias, nem a condados, nem a distritos, nem a divisas administrativas, nem a burgos

Microrregião – Região Metropolitana de São Paulo

Mesorregião – Região Metropolitana de São Paulo (São Paulo, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá, e Grande ABCD)

MacrorregiãoSão Paulo, Osasco, Guarulhos, Baureri, Suzano, Itapevi, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá, e Grande ABCD *o Brasil não dá nomes a macrorregião

Zona do Estado – Sudeste Paulista  *o Brasil não dá nomes a regiões de dentro dos Estados, sendo diferenciado somente pelos 8 pontos cardeais

Província – *o Brasil não dá nomes a províncias

Estado – São Paulo

Região Federalista – Sudeste

País – Brasil

Continente – América

Continente divisão – América do Sul

Hemisfério – Austral / Ocidental

Planeta Errante – Planeta Terra

Posição do Planeta depois de sua Estrela – 3º (d)

Sistema Estrelar – Sistema Solar

Braço Espiral na Galáxia – Braço de Órion, *Sol está viajando atualmente.

Galáxia – Via Láctea

Sistema Galáctico – Sistema da Via Láctea

Grupo Local – Aglomerado de Virgem *Andrômeda a maior.

Aglomerado de Virgem ou Aglomerado de Virgo é um aglomerado de galáxias. Abrange aproximadamente de 1300 a 2000 galáxias membros, o aglomerado forma a cabeça do Superaglomerado local, do qual o Grupo Local faz parte.

Super Cluester, super conjuntos ou super Aglomerado Local de Galáxias – Super Aglomerado de Virgem

superaglomerado de Virgem, chamado também de superaglomerado local, é um superaglomerado de galáxias. Nele está contido o Grupo Local de Galáxias com nossa galáxia, a Via Láctea. Possui a forma de um disco plano, com um diâmetro de 200 milhões de anos-luz. Este superaglomerado contém cerca de 100 grupos e aglomerados de galáxias, e é dominado pelo Aglomerado de Virgem localizado perto do centro. O Grupo Local de Galáxias está localizado perto da borda do Aglomerado de Virgem pelo qual é atraído.

Catálogo de Aglomerados de Galáxias – Aglomerados Ricos de Abell

Mega Aglomerado Principal –LANIAKEA”

Universo LocalLoci Universum (até 1 bi de Anos-Luz)

Universo PrimordialPrecipuus Universum (+ de 1 bi de Anos-Luz)

Universo Observável Finito –Notabile Universum

Universo Infinito – (Ou Multiverso, um dos Universos possíveis) – Universum Nostrum / em Modelo ΛCDM ou Lambda-CDM.

 (lambda) indica a constante cosmológica como parte de um termo da energia escura que permite conhecer o valor atual da aceleração com que o universo se expande. 

 

Esperamos que tenha gostado e entendido do disclaimer. Abaixo separamos também algumas fotos e vídeos para conhecimento.

Earths Location in the Universe VERTICAL JPEG 1

 

Comparativo das estruturas do Universo

LEIA TAMBÉM  E se alguém filmasse um ET de verdade?

 

 

VEJA ALGUNS VÍDEOS EXTRAS QUE SEPARAMOS PARA AJUDA NO CONHECIMENTO

grande atrator

O Grande Atrator

Superclusters atlasoftheuniverse grande atrator

Superclusters / O Grande Atrator

 

Por Mídia Interessante com informações extras Wikipédia, Escola do Universo, Viagens pelo Universo, SpaceToday, Labinov e Hubble.

 

LEIA TAMBÉM  Brasil poderia mesmo perder o direito de sediar a Copa do Mundo 2014?
LEIA TAMBÉM  Estuda afirma que Universo tem formato de "Looping" e "Tudo que vai volta!"

E se alguém filmasse um ET de verdade?