Uma parceria da NASA com a Pixar/Disney possibilitou os desenvolvedores do filme Lightyear, a ter uma maior amplitude de ideias na criação, baseando-se nos conceitos reais da física.
De acordo com a Pixar, o filme Lightyear é a história de origem definitiva de Buzz Lightyear, um Space Ranger em uma aventura intergaláctica com um grupo de recrutas e seu companheiro gato robô Sox. O filme Lightyear já conta como um dos maiores orçamentos de animações da Pixar no conglomerado Disney, calcula-se em torno de US$ 200 milhões para o filme, com um orçamento mais ou menos igual para Toy Story 3 e 4.
Logo da NASA no filme
Importante salientar aos leitores do Mídia Interessante é que a marca e a logo da NASA não serão utilizadas. A parceria ficou por conta somente em recursos de informações aos animadores.
Veja abaixo o que a NASA explicou em um de suas notas sobre o filme:
“Animadores e artistas de Lightyear usaram mais de 3.000 imagens e recursos de filmagem para ajudar a criar o universo cinematográfico visto ao longo do filme”, disse Bert Ulrich, representante da NASA em Hollywood na sede da agência em Washington. “Eles também receberam uma visão próxima e pessoal do espaço através dos olhos de um astronauta da NASA que atuou como consultor técnico no filme.”
Segundo informações da Pixar, Lightyear será “transportado” para a Estação Espacial Internacional, onde os membros da tripulação que vivem e trabalham no espaço terão a chance de assisti-lo durante seu tempo livre. A NASA também facilitará uma conversa espaço-terra entre a tripulação e as estrelas, participará de atividades de tapete vermelho e muito mais.
O astronauta da NASA Tom Marshburn consultou a produção e participará de atividades de divulgação. Marshburn retornou recentemente à Terra depois de passar 175 a bordo da estação espacial como parte da missão SpaceX Crew-3 da NASA. Ele e seus colegas de tripulação conduziram uma variedade de experimentos científicos a bordo do laboratório em órbita que ajudarão a informar futuras explorações no sistema solar.
“A colaboração em filmes como este ajuda a NASA a inspirar a Geração Artemis enquanto nos preparamos para a exploração humana da Lua e de Marte”, disse Marshburn. “Ao fazer divulgação relacionada à ciência que inspirou as cenas do filme, isso fornece um trampolim para compartilhar o conteúdo da NASA com um público diversificado de todas as idades.”
A NASA também está se envolvendo em várias oportunidades com as diversas estrelas do filme, ampliando ainda mais outro objetivo importante para a Administração Biden-Harris e a NASA: promover a diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade. Em abril, a agência divulgou seu Plano de Ação de Equidade para ajudar a tornar o espaço mais acessível a todos.
“A NASA colabora regularmente em documentários e filmes assim que o financiamento está em vigor e determinamos que há um benefício mútuo em parcerias em várias histórias”, acrescentou Ulrich. “Nossos ativos são inestimáveis para cineastas em todo o mundo.”
Fonte: Cheryl Warner/NASA
Diretrizes da NASA: https://www.nasa.gov/multimedia/guidelines/index