Em entrevista ao Podcast “Ciência Sem Fim” #080 do Sérgio Sacani, o ex-ministro Ex-ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, o astronauta Marcos Pontes, surpreendeu ao dizer que ele é quem poderia estar no ônibus espacial Columbia que desintegrou nos céus do Texas no dia 1 de Fevereiro de 2003. Mas ao invés disso, descobriu que não poderia voar com os americanos e teve que se mudar para a Rússia ,aprender russo rapidamente e embarcar anos depois numa Soyus. Marcos Pontes acabou sendo o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, numa missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos 100 anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis.

Columbia – ônibus espacial
O voo de Marcos Pontes
O voo do Marcos Pontes, aconteceu anos depois do que estava previsto com a NASA, mas desta vez com os russos, em 30 de março de 2006, e retornou dia 8 de Abril de 2006 quando partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com 8 experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade.
Ao todo Marcos Pontes ficou:
9 dias, 21 horas, 16 minutos e 52 segundos no espaço!
Segundo dados do Wikipédia, o Columbia foi o primeiro ônibus espacial, construído pelos Estados Unidos, baseado no protótipo Enterprise. Quando o Columbia foi lançado, em 12 de abril de 1981, a previsão que os primeiros modelos fariam até 100 voos e haveria uma média de 24 lançamentos por ano. Contudo, passados mais de 27 anos do primeiro lançamento foram realizados um total de 124 voos.
O acidente
No dia 1 de Fevereiro de 2003, durante o regresso da 28ª missão, o Columbia se desintegrou e desapareceu dos radares quando se dirigia ao Planeta Terra. Um pedaço de espuma que se soltara durante a decolagem danificou a proteção de carbono da asa esquerda, provocando um buraco.

Imagem: NASA/Tripulante do Ônibus Espacial Columbia
PODCAST – O acidente Columbia da NASA:
ASSISTA A REPORTAGEM DA REDE GLOBO NO DIA DO ACIDENTE DO COLUMBIA:
STORIES DO MIDIA INTERESSANTE
Assista todo o Podcast que vale muito a pena:
Sem Querer! Homem descobre fotos da explosão do Challenger no sótão dos avós