Júlio é um menino de 8 anos e morava em uma cidade, mudou-se para a Fazenda com seus avós. Ele é o boneco de maior sucesso da TV Cultura, inclusive tem um canal no Youtube com mais de 50 mil inscritos. Ele surgiu das mãos de Fernando Gomes, um manipulador, idealizador e construtor de Bonecos. Deu vida a inúmeros bonecos-personagens na TV Cultura. Os mais famosos tem o boneco “X” de X-Tudo, no Castelo Rá Tim Bum deu vida ao Relógio, Gato Pintado e Fura Bolos. Além de Beleléu e Gaspar em Bambalalão, e Garibaldo em Vila Sésamo.
Este é o Júlio do Cocoricó na atualidade:
E este é o primeiro boneco do Júlio em “Banho de Aventura” em 1989:
Um Banho de Aventura foi uma série da TV Cultura exibida originalmente em 1989 criado e dirigido por Bia Rosenberg, como um especial para o fim do ano. Ficou conhecida popularmente como “Cadê o Léo?”, devido à canção de abertura por Hélio Ziskind e Paulo Tatit.
No ano seguinte, Banho de Aventura foi novamente exibido no quadro “Senta que lá vem história”, do programa Rá-Tim-Bum, e exibida em capítulos, depois editados num filme de aproximadamente 45 minutos.
Na comemoração de seus 40 anos, a TV Cultura reexibiu “Um Banho de Aventura” no dia 16 de junho de 2009. Foi em “Um Banho de Aventura” que nasceu o personagem Júlio, protagonista do programa Cocoricó.

Júlio, menino que tem como melhor amigo um leãozinho de pelúcia chamado Léo; apesar de não ser mostrado, sabe-se pela abertura que eles são inseparáveis. Léo tem uma fobia por água, e por isso detesta tomar banho. Contrariando ao seu filho a mãe de Júlio envia Léo para uma lavanderia já que estava muito sujo, na esperança de que tudo iria ser fácil e rápido.
O problema é que ele não volta, e começa a busca de Júlio por seu amigo, que mesmo indo à lavanderia e revirando tudo não consegue encontrá-lo. Durante a noite Júlio invade a lavanderia, e acaba sendo sugado por uma das máquinas e é levado para um mundo fantástico, onde conhece vários outros personagens, e segue a sua aventura pelo mar. Em um bar, Júlio é guiado por alguns marujos e vai para a Ilha de Melakunka, um lugar tido como muito perigoso, cheio de criaturas estranhas. Depois de vários apuros, Júlio e Léo conseguem fugir da ilha e voltam para casa. Léo já não tem mais medo de água e agora volta a ser inseparável com Júlio.

Leo e o seu amigo escudeiro
Fonte: Wiki.pt
Assista ao especial Banho de Aventura neste link
Diretor e criador

o ator e diretor Fernando Gomes e seu boneco mais famoso
Fernando Gomes realmente é um mago na arte de interpretar e dar vida aos seus bonecos. Vamos então falar do inicio de tudo. Como nasceu Júlio na televisão?
Júlio nasceu em um especial dentro do programa Rá-Tim-Bum. Na época o Rá-Tim-Bum estava quase acabando e precisava se reformular. Assim foi pedido a Fernando criar mais um boneco. E assim surgiu o pequeno Júlio em um especial chamado “Cadê o Léo?”
Segundo ele, Júlio nasceu antes mesmo do programa Cocoricó. “Eu criei o Júlio para um especial de natal do programa ‘Rá-Tim-Bum’ em 1989. Então, o Júlio é bem antigo, embora ele tenha só oito anos, porque lá em Cocoricolândia o tempo passa diferente”,

O boneco “X” do programa X-Tudo da TV Cultura, fez um grande sucesso na década de 90 com Fernando Gomes.
Cocoricó no Disney Pus!
Uma das coisas que ninguém realmente esperava era o Cocoricó aparecer no Streamer Disney Plus ao invés do GloboPlay. O Streamer da Rede Globo recebe várias criticas dos Internautas por não colocar seus programas de maior influencia entre os jovens. Muitos deles estão parados com problemas de acerto de direitos autorais e por conteúdo apelativo dado a época e por consequência estariam fora.
No entanto, programas como TV Colossso! A Fada Bela, Malhação 2003 e 2004 com o “Cabeção” foi são as maiores criticas da GloboPlay. E a maior critica ao GloboPlay foi o “esquecimento” de programas da TV Cultura como Ilha e Castelo-Rá-Tim’Bum, Cocoricó, entreo outros. Isso sim, realmente os internautas não entendem. E realmente a Disney surpreendeu.

Episódios da clássica série ‘Cocoricó’ chegam ao Disney+
Estreia no Disney+ um dos programas mais queridos do público brasileiro: a série Cocoricó, criada em 1996 pela TV Cultura. Protagonistas da infância de uma geração de admiradores, Júlio e sua turma chegam à plataforma dia 23 de março para conquistar novos fãs e resgatar a nostalgia nos mais antigos. Essa é uma excelente oportunidades para pais, filhos e toda a família curtirem juntos as aventuras dessa bicharada tão animada.
VÍDEOS EXTRA LEITURA
Compilamos para você algumas entrevistas de Fernando Gomes e mais entrevistas com o Júlio
Ficou curioso sobre o Especial “Banho de Aventura”? clique abaixo nesta publicação de 2008 do Mídia Interessante e assista:
Saiba qual boneco deu origem o Júlio do Cocoricó! Cadê o Léo?