Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook? - Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante
Internet

Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

orkut logo

Quando o Orkut surgiu lá no inicio de 2004, tinha como seu principal concorrente o MySpace, que acabara de surgir no final de 2003. O MySpace era total voltado ao publico americano. Enquanto o Orkut estava ganhando forças na América Latina e leste da Ásia. Não demorou muito para os brasileiros tomarem o que é deles. “As Redes Sociais!” Alguns dizem que um dos motivos de que o Orkut não vingou muito nos Estados Unidos foi pelo fato de se encontrar muitas “Comunidades em língua portuguesa.”

orkut login - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?“Comunidades” esse foi grande diferencial do Orkut comparado ao Facebook de Mark Zuckerberg que voltava seus olhos ao MySpace como forma de comparação. Todas elas, as Redes Sociais surgiram praticamente juntas. O The Facebook surgiu em Fevereiro de 2004, no mesmo ano que o Orkut, porém já existia o protótipo na Universidade de Havard, já tinha o FaceMAtch de Mark Zuckerberg que viria a ser o Facebook no futuro.

Facebook PNG Clipart - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

O 2º MAIS VISITADO DE 2009

O Orkut era o segundo site mais acessado do Brasil, só perdia para o Google Brasil, mesmo. A lista faz jus aos sites mais visitados dos brasileiros, exatamente no 2º semestre de 2009. Veja aqui a lista se você tem curiosidade. O Youtube era o quinto mais acessado em 2009, em exponencial ascensão.

Quanto aos sites mais acessados do mundo em 2009 estavam:

Google.comYahoo!YoutubeFacebookWindowsliveMSN.comWikipedia e Blogger, respectivamente nesta ordem. Preste atenção, como o Youtube e o Facebook estavam destacando-se no mundo, principalmente nos Estados Unidos. Enquanto no Brasil e na Europa estes sites emergentes estavam “comendo pelas beiradas”. A visão que se tinha é que o FACEBOOK não havia “convencido” como rede social no Brasil, pois estava ainda na posição 46ª do ranking brasileiro, no entanto, alguns anos depois a migração começava e o resultado nos dias de hoje você já sabe. Esse número 46ª posição do Brasil em 2009, simplesmente, subiu muito rápido e logo nos anos posteriores, o Facebook já estaria ali entre os sites mais acessados do Brasil.

Os brasileiros literalmente comandavam o ranking de profiles (perfis) do site Orkut. Eram cerca de 72% de brasileiros, 11% de americanos, 17% outros (Filipinas e Indonésia e Índia entram aqui nesses 17% com o maior percentual, depois vinha a América Latina e Europa). Cerca de 300 milhões de pessoas já utilizaram o Orkut.

 

É PROIBIDO ESCREVER PORTUGUES!

Isso era o que muitas Comunidades escreviam em suas descrições para poder evitar” comentários em português. Sabe aquele problema do Tyler James, o Chris de Todo Mundo Odeio o Chris lá no Instagram? Pois é, assim eram assim as comunidades na era Orkut para os gringos.

GET OUT BRAZILIANS!

Muitas comunidades foram criadas pela “anti invasão” brasileira no ORKUT; comunidades como o “The Crazy brazilian invasion”, havia também o “Many brazilians in ORKUT”, e outras querendo que o número de brasileiros aumentasse para ver discussão nos fóruns.

Para alguns “gringos” o Orkut foi a disseminação do Português no mundo, o que mais não agrada o estrangeiro é o fato dos brasileiros postarem suas opiniões, seus gostos, em português, sempre que se vai a uma comunidade exclusiva em inglês. o que é pior, tanto que os poucos estrangeiros no Orkut já estavam cansados de ler português e não entender nada.  Há se eles soubesses que em um futuro próximo os brasileiros estariam dominando todas as Redes Sociais, não é mesmo?

 

COMUNIDADES REGIONAIS

Mas o Orkut tinha a sua carta na manga, que eram as Comunidades Regionais. Elas eram diferentes. Lá era fácil de encontrar tudo o que você queria. A exemplos…você poderia fazer uma comunidade de algo especifico de sua cidade, seja um dedão no meio da praça, ou uma curva na reta como era em Cascavel no Paraná. Ou uma comunidade daquele seu professor “vida loka” e divertido na sala de aula. Você não precisava ser famoso para ter uma comunidade própria.

FORMATO DE FÓRUM

Um fórum mal formulado você já sabe que é difícil de se entender, mas um fórum mais organizado, você tira dúvidas excelentes. Muitas pessoas elogiavam na época o Orkut por ser fácil de encontrar alguma dúvida.

BLOGS ABASTECIAM AS COMUNIDADES

Outra vantagem das comunidades eram que os blogs poderiam postar seus links referente a alguma matéria daquela comunidade, e isso era incrível! Comunidade, sobre, exemplo: “brigadeiro”? Os blogs postavam coisas sobre brigadeiro.

blogs - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

Hoje infelizmente, isso mudou, os YOUTUBERS não fazem nem questão de colocar os termos pesquisados para fazer o vídeo e colocar um link ou ao menos uma menção para os blogs. O que chega a ser ridículo. Poucos youtubers de verdade fazem um vídeo e colocam links de pesquisa e referencias bibliografias em seus links fixados, alguns os fazem, por exemplo o Shwarza do Poligonatuas, o próprio Sérgio Sacani do Space Today e o biólogo Átila Lamarino no qual fazem um trabalho de excelência no Youtube, diga-se de passagem. Agora outros youtuber maiores nem se quer passam perto de ajudar os blogs com links de pesquisa.

 

O DIA EM QUE O ORKUT CAIU POR CAUSA DE UM BEIJO

A banda irlandesa U2,  esteve no Brasil em 2006 com dois shows, um concerto seria transmitido ao vivo (em directo) para o mundo pela Rede Globo de Televisão. O vocalista Bono Vox na ocasião do show “ao vivo” deu um “selinho” em uma moça casada do publico em rede nacional (Rede Globo) e simplesmente destruiu o ORKUT da moça. Sim, destruiu! Ela teve apagar sua conta.

bono vox vocalista da banda u2 wallpaper 1600x1000 - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

Há 16 anos atrás a rede social Orkut na época era como o Facebook nos dias atuais, todo bonitinho, vida social e tals, muito importante para a vida social das pessoas. Na ocasião foi o maior bullying virtual de todos os tempos! Na época as mensagens eram abertas e a timeline do Orkut era exposta para as pessoa poderem mandar um mensagem. Foram infinitas mensagens na página da menina, milhares de pedidos de amizades. Era gente vendendo fusca, fogão de cozinha, baile de carnaval, querendo arranjar namorada, gente falando bem, falando mal, a elogiar, a insultar, tudo que você imaginar. O Orkut chegou a declarar problemas no site na hora do beijo, que caiu algumas vezes. O perfil da moça chegou a mais de 350 mensagens por minuto. A moça é claro teve que desativar a conta no Orkut. Quer saber mais e ver o vídeo foi beijo ao vivo na Rede Globo, clique no link abaixo:

Depois de 6 anos “U2” voltou ao Brasil sem o ORKUT, sem beijo e sem Globo

Das cerca de 46 milhões de comunidades do Orkut, aproximadamente 40 milhões foram criadas por brasileiros, números este bastante assustadores, assustador mesmo quando me disseram que o criador do Orkut, escreveu em seu livro o porque que foi os brasileiros que ajudaram o seu site a crescer. Ele disse que “os brasileiros são muito influenciáveis”.

orkut cerrado - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

LISTA DAS MAIORES COMUNIDADES ATÉ O 2º SEMESTRE DE 2008

1º Eu Odeio Acordar cedo 5.965.010

2º Eu amo minha mãe 5.333.165

3º Eu Acredito e confio em Deus 4.798.282

4º Eu amo fim de Semana 4.293.116b1992 3maiorcomunidadedoorkut bmp - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

5º Te Incomodo?? Que peeena!!! 4.291.5017b813 7maiorcomunidadedoorkut bmp - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

6º Sua Inveja faz a minha fama 3.459.164b672b 4maiorcomunidadedoorkut bmp - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

7º Eu amo Chocolate! 3.349.859

(Dados Arquivo Mídia Interessante)

 

Quando a imigração começou…

Quando o mundo inteiro migrou para o Facebook, por “n” motivos, alguns deles era o design inovador e a fácil experiência dos usuários. Observou-se que eram páginas ao invés de comunidades. E descobriu-se então.. que as páginas não eram tão legais e engraçadas quando ao Orkut era. Lá no Faceobook você postava algo e nunca mais via seu comentário, o que não acontecia com o Orkut, por exemplo, que era datado e fácil de achar.

Bem, logo aconteceu das marcas fazer campanhas gigantescas para poder ter muitos seguidores em suas páginas. Funcionou por um tempo, mas depois as marcas descobriram que embora tinha milhares de pessoas em suas páginas não era entregue para todos, isso acabou desmotivando algumas marcas.

de olho no facebook - Orkut vai voltar! Afinal, o que ele tinha de diferencial com o Facebook?

Em suma, ainda não inventaram um fórum melhor que o Orkut para debater assuntos de relevância de um grupo de pessoas, que gosta, odeia, ou tem interesse. E você? Sente saudades do Orkut?

 

Para saber mais novidade da volta do Orkut

Acesse: http://www.orkut.com/

LEIA TAMBÉM  Chuva de asteróides "mais brilhante da história" foi trote de Facebook
LEIA TAMBÉM  Depois de 6 anos "U2" voltou ao Brasil sem o ORKUT, sem beijo e sem Globo

 

 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Maiores Cross-overs do Entretenimento! Delivery no Espaço! Brasileiro rumo ao Espaço! Melhores do Xadrez brasileiro! Jogadas possíveis do Xadrez Curiosidade sobre o Twitter Menor temperatura registrada na Terra Incrível! Perseverance captura em vídeo Eclipse entre Marte e Fobos Novela Pantanal buscará o Emmy Internacional para a Rede Globo Saiba qual boneco deu origem o Júlio do Cocoricó! Cadê o Léo?