Já comentamos muitas vezes aqui no Mídia Interessante sobre o inicio do Youtube, onde tudo era um descobrimento. E de inicio tinha-se a ideia em que publicar vídeos em inglês traria mais visualizações para o canal. O que acabou não se concretizando com o passar dos anos.
As próprias pesquisas dentro da plataforma sempre dava preferencia a língua de origem. Outro fator que comentamos também foi a questão de base conceitual de pesquisa, ou seja, se um americano pesquisar em inglês sobre o estado americano da Califórnia e um brasileiro pesquisar em português sobre o estado do Rio de Janeiro e uma russa pesquisar em russo sobre a cidade de Moscou, o termos de pesquisa dá-se equivalente em números absolutos.
Isso aconteceu em Portugal anos atrás. E acontece com vários países menores do leste-Europeu. Muitos portugueses no inicio começaram a postar seus vídeos em inglês, pensando se Portugal tem apenas 10,3 milhões de habitantes, e o inglês é o idioma é mundial, então preferimos postar em inglês.
O que na realidade não deu muito certo e isso acabou em “atrasar” os portugueses a terem seus próprios conteúdos na pesquisa do Youtube. E o Youtube português acabou ficando com pesquisas que só aparecia “português do Brasil” que tem mais de 210 milhões de pessoas.
Youtubers de qualquer parte do mundo, que não atenda ao seu publico de origem, não é visto com bons olhos. Isso aconteceu com muitos portugueses pelos próprios compatriotas, que ao postar vídeos em inglês, não eram visto com bons olhos pela comunidade, pois ainda menos incentivavam Portugal a ter vídeos nativos do país.
Onda a lá brasileira
Aproveitando o Brasil, observou-se que canais portugueses estavam tendo um excelente visualização de brasileiros e os portugueses que começaram a postar coisas em língua portuguesa ao invés de outras línguas, e se davam muito melhor em questão de engajamento e audiência.
O tempo passou e hoje em dia, canais portugueses são bem quistos por brasileiros que recebem muitas visualizações, que aliás, o Brasil detém o segundo lugar em visualizações do Youtube no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e a frente da Rússia, Indonésia e América Latina.
Polêmicas luso-brasileiras
Não queremos entrar no mérito daquela polemica, no qual, dizia que vídeos brasileiros do Youtube, principalmente vídeos dos irmãos Neto para crianças estavam influenciando as crianças portuguesas a falar em “português brasileiro”. Outra polemica também há em Portugal, que alguns portugueses deixaram de falar com o sotaque português para falar com sotaque do Brasil. Mas estas polemicas em si, já caíram por água, após muitos portugueses irem a publico defender quaisquer influencia que geraria algo ruim.
Polêmicas dos “reacts”
Pegar vídeo dos outros e ficar vendo, no começo não era visto com bons olhos e até mesmo você tinha que pedir permissão ao dono do conteúdo. Hoje isso nem acontece mais, pela dificuldade mesmo em achar o dono responsável do vídeo. Com o passar do tempo, observou-se que o Brasil, é o país que mais curtia o segmento de reacts. Isso ajudou muito canal desconhecido a se erguer de um jeito estratosférico. Até os dias de hoje, os reacts que contém qualquer coisa sobre o Brasil, tem visualizações. Isso conceituou fenômenos como a própria holandesa Nice Nienke, e até mesmo americanos que voltam seus canais para o publico brasileiro.
Quais artistas brasileiros tem mais “reacts” de gringos no Youtube?
Conheça alguns canais de Portugal
O Mídia Interessante, selecionou alguns canais de Youtubers portugueses que tem muito publico brasileiro. Só observando que não está em ordem de nada, só mesmo para apresentar alguns canais que deram muito bem com o publico tupiniquim.
Abaixo segue alguns canais do Youtube Portugal que tem um alto índice de visualizações de brasileiros:
Want, foi um dos primeiros portugueses a rejeitar o inglês e só falar em sua língua nativa. O canal crescer absurdamente;
Super Casal Show, um brasileiro e uma portuguesa. forma o casal mais simpático de Portugal;
Nuno Agonia é simplesmente o maior canal português que tem mais brasileiros e também é um dos canais de Tecno mais conceituados da língua portuguesa;
A Seapo também é uma simpatia onde a maioria de seus inscritos são brasileiros;
A Filipa do Canal AceofGirls faz reacts de memes brasileiros;
Outro canal que cresceu muito rapidamente, foi o do Blueexcess, devido a seus reacts sobre o tema Brasil, muito legais!
A menina de Marte Rita faz comparações entre Brasil e Portugal em seu canal, inclusive já publicamos as comparações do canal dela aqui
Tuga no Brasil é o de Francisco Costa que foi morar em terras brasileiras;
A simpática Samita é uma tuga-ucranina que faz vídeos aleatórios de seu mundo;
O Canal de ASMR da linda Maya, que mora na Inglaterra é um dos maiores de Portugal. No começou ela não queria postar os vídeos em sua língua nativa, pois achava que não teria publico;
Outro canal de ASMR, o primeiro canal de ASMR Portugal, aliás com mais de 10 mil inscritos, foi o canal da Madame Butterfly;
Canal de Ana Carilho;
A linda Lily Marques atraiu muitas brasileiras pelas suas maquiagens/maquilagens incríveis.
E muitos outros não mencionados aqui.
- Sir Kazzio (Anthony Sousa)
- D4rkFrame (António Ramos)
- wuant (Paulo Borges)
- Fer0m0nas (Miguel Campos)
- Windoh (Diogo Silva)
- Nuno Agonia
- Pi (Miguel Monteiro)
- Tiagovsky (Tiago Saramago).
Por que o Português 6ª língua mais falada no Mundo domina a Internet?
Por que muitos Youtubers trocam o Inglês pelo Português? Não entende?