Imagine você ficar sem dormir por um longo período de tempo? 30 horas? 48 horas? Como seu corpo reagiria? Segundo o site Rank Brasil. O brasileiro que mais tempo ficou sem dormir foi o locutor Beto Café, que ficou muitos dias sem dormir, comandando a programação da Rádio 89,3 FM em Campinas-SP, e provavelmente será o único.

Imagem: Site Rank Brasil
Maior tempo acordado
O locutor da Rádio 89,3 FM, de Campinas – SP, Luis Alberto Pantaleão Castro, conhecido como Beto Café, entrou para o RankBrasil de 2007, pela superação do Maior tempo acordado. Para conquistar o recorde de Locutor mais tempo no ar, ele ficou sem dormir durante 109 horas e 21 minutos.
Beto fez transmissões ao vivo na rádio por 106h41″, em um estúdio montado no largo da Catedral, e durante 5 dias a população da cidade acompanhou a conquista.
Observação importante: Este provavelmente será um recorde nunca batido, pelo motivo de ser muito perigoso para saúde humana. Alguns médicos dizem que ele é mais um experimento cientifico do que propriamente uma quebra de recorde. Inclusive, há alguns anos o Guiness Book World Record decidiu em não fazer nunca mais este tipo de quebra de recorde.
Prova do líder BBB 18
A prova de resistência mais longa da história do “Big Brother Brasil” aconteceu no “BBB 18”, valendo 1 carro zero quilometro. Os participantes Ana Clara e Kaysar permaneceram em uma disputa por um carro e imunidade por incríveis 42 horas e 58 minutos. O programa teve que interromper a prova e dar um carro para cada um.
Depois disso, a direção do programa decidiu que nunca mais as provas de resistência passem de 24 horas, justamente para não prejudicar a saúde física e mental dos participantes.
Inclusive no Big Brother Brasil 2022, o participante Lucas, teve um surto de falar sozinho e pequenos delírios na prova de resistência, lá pelas 17 horas de prova.

Imagem: BBB22 / Rede Globo
Fiquei curioso! Qual o recorde mundial?
Ok, mas para responder esta pergunta temos ir com cuidado, pois há muito perigo neste tipo de ato contra a saúde.
Quem foi a pessoa que conseguiu registrar o recorde de mais tempo acordada?
Na década de 1960, um estudante americano, Randy Gardner, fez história no Guinness Book – Antes de a empresa decidir que não registraria recordes relacionados ao maior tempo sem dormir. O jovem passou 264 horas e 25 minutos, o equivalente a 11 dias acordado.
Pegamos um trecho do site Visão para o Futuro, com um texto de Luana Rodruigues, com um texto muito bem explicado no acontecido:
Luana Rodruigues – Motivados por um experimento escolar, Randy e seu amigo Bruce McAllister buscavam encontrar os efeitos da falta de sono em uma pessoa. Foi possível perceber mudanças nas habilidades cognitivas, sensoriais e no humor do jovem, que passou a se irritar mais facilmente.
Randy dormiu 14 horas seguidas, após o registro do recorde, e, ao longo dos dias, seu padrão de sono voltou ao normal. Algum tempo depois, porém, o jovem passou a sofrer de insônia.
Randy Gardner, jovem que passou 11 dias acordado, registrando o recorde de maior tempo sem dormir (Foto: Reprodução)
Os prejuízos em nosso corpo
Algum dia você já se sentiu tão cansado a ponto de não ter forças até mesmo para falar? Esse é um dentre os prejuízos de passar uma noite em claro. O lobo temporal, região do cérebro associada ao processamento da linguagem, deixa de funcionar corretamente se o cérebro não estiver descansado. Por isso, conversar se torna um desafio.
Ficar sem dormir também contribui para uma intensificação de sentimentos, como a raiva. Isso acontece porque passamos a focar em experiências negativas e não interpretamos corretamente o que ocorre ao nosso redor, em razão da falta de comunicação entre diferentes regiões do cérebro. Foi o que ocorreu com Randy durante o experimento.
As memórias também podem ser prejudicadas. Durante o dia, o que aprendemos fica armazenado em uma região do cérebro chamada “hipocampo”. Quando dormimos, essas memórias seguem um caminho para ser armazenadas. Se deixamos de dormir, elas podem se perder ou ser mal interpretadas, causando uma confusão.
Outro ponto importante é o foco para realizar alguma atividade. É comum que, em determinados momentos, percamos o foco. Todavia, se você deixa de dormir, os lapsos de atenção podem ser muito mais intensos.
A falta de sono pode “desligar” o nosso corpo, e a visão e o processamento sensorial também podem ser prejudicados. Nós reagimos com um nível de desinteresse com o mundo.
VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE O TEMA:
Você sabia que o Guinness Book parou de registrar recordes de tempo sem dormir?
Mais sobre o assunto no artigo: https://www.cpaps.com.br/blog/horas-sem-dormir-acordado/
FONTES: Rank Brasil, Guiness Book World Record, G1, CPAPS, Visão Para o Futuro e Arquivo Mídia Interessante