A maior queda do mundo faz 50 anos – Ela sobreviveu de uma altura de mais de 10 mil metros

A história da Iugosláva, Vesna Vulović é realmente surpreendente. Ela era uma comissária de bordo e estava a bordo do voo 367 da JAT Yugoslav Airlines, no dia Em 26 de janeiro de 1972. Era pra ser um voo comum entre Estocolmo na Suécia e Belgrado na Sérvia. Estavam sobrevoando na Tchecoslováquia – hoje República Tcheca,  e foi então que infelizmente o avião explodiu em três pedaços, devido a uma bomba de um nacionalista croata. A explosão e o acidente mataram todos a bordo. Todos, exceto Vesna, que foi sugada para fora da aeronave e sobreviveu a uma queda de inacreditáveis 10.160 metros de altura, são 33.333 pés na aviação.

Um JAT McDonnell Douglas DC-9 semelhante ao envolvido

Um JAT McDonnell Douglas DC-9 semelhante ao envolvido

 

Não era para ser ela no escalada naquele voo

Em um entrevista no ano de 2002, ela confirmou que não era para ser ela que estaria naquela voo. Mas como o destino quis, Vesna não estava realmente programada para trabalhar no voo 367. No entanto, a companhia aérea a confundiu com outra aeromoça com o mesmo nome, assim o avião partiu da Dinamarca com Vesna Vulović, na época com 23 anos de idade.

Vesna Vulovic (1972)

Vesna Vulovic (1972) aos 23 anos de idade

Maior queda sobrevida sem pára-quedas

E 50 anos depois, esta continua a ser a maior queda que já existiu sem um pára-quedas.. À medida que a cabine se despressurizou, acredita-se que os passageiros e outros tripulantes foram sugados para fora do avião em temperaturas congelantes.

Tudo que se sabe é que ela foi arremessada da aeronave em direção ao solo em uma área densamente arborizada perto da vila de Srbská Kamenice, na Tchecoslováquia. Ele caiu em uma neve muitíssimo espessa, a altura da neve estava maior que o habitual, além de que o ângulo da queda foi favorável, salvando-a vida.

 

 

 

 

Em 1985 Vesna Vulović ganhou o título do Guinness World Records

Paul McCartney apresenta Vesna Vulović com seu certificado e medalha na cerimônia do Guinness World Records Hall of Fame de 1985

Na cerimonia do Guiness Book, Paul McCartney presenteou Vesna com um certificado e uma medalha

 

Vesna Vulovic (2008)

Foto de Vesna Vulovic (2008). Falecida em dezembro de 2016 aos 66 anos.

 

“Sou como um gato, tive nove vidas”, disse ela ao New York Times . “Mas se as forças nacionalistas prevalecerem neste país, meu coração vai explodir.”

winter g9160e66ca 1920

Cenário possível da queda n Republica Tcheca

 

CANAL FOTOS DO MUNDO

AVIÕES e MÚSICA DO LITO FALOU SOBRE QUEDAS

 

Fontes: AVSEC, NY Times, ShutterStock, CliperArct e World Guiness Book

 

LEIA TAMBÉM  O que diz a música "Bella Ciao" da série La Casa de Papel, da Netflix?
LEIA TAMBÉM  Basquete: O Incrível arremesso de costas do repórter sortudo e o recorde do Guiness Book

Categorias: Curiosidades