O Mídia Interessante.com tem o prazer de lhe relembrar o lançamento do Telescópio Espacial James Webb. Canal Space Today do Sérgio Sacani transmitiu ao vivo neste Natal, o lançamento do telescópio James Webb, finalmente! Depois de vários atrasos no projeto. Foi enviado dentro do foguete Ariane 5 em direção ao espaço!
O lançamento ocorreu às 09h20 da manhã (25/12/2021), horário de Brasília.
PROGRAMAÇÃO DIA 25/12
NO SPACE TODAY 1 e 2 (link da transmissão)
TRANSMISSÃO
Novas percepções, novos horizontes
Se o telescópio Hubble, lançado em 1990, já mudou o jeito que vemos o mundo, imagine um telescópio 30 anos mais novo. Agora, imagine a tecnologia dentro dele, os investimentos, as inovações, fotos mais nítidas, filtro de cores mais informativos, projeções e analises muito maiores, além de erros a ser evitados comparando-o a outros telescópios. O James Webb, JWST, ou James para o íntimos que estão com eles todos os dias. O nome é uma homenagem a James Edwinn Webb que liderou missões Apollo. A esperança e confiança nele é tão grande que mudará a percepção que vemos o mundo hoje em dia. Sua missão principal é: Além do “Viaje e nos Surpreenda!”, Será estudar Galáxias antigas e fazer analise da formação do Universo após o Big Bang e terá capacidade de espiar cerca de 13,5 bilhões de anos de nosso Universo. Seu espelho com uma fina camada em ouro, lhe permite trabalhar muito melhor no infra-vermelho.

Capa: JWST/NASA
Telescópio James Webb
James Webb Space Telescope ou JWST é um projeto de uma missão não tripulada norte-americana da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), com a finalidade de colocar no espaço um observatório para captar a radiação infravermelha. O telescópio deverá observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução das galáxias, ver a produção dos elementos pelas estrelas e ver os processos de formação das estrelas e dos planetas.
O telescópio foi inicialmente denominado de Next Generation Space Telescope ou NGST. O termo “Next Generation” refere-se ao fato que se pretende que ele venha a substituir o telescópio espacial Hubble, pois após o seu lançamento, novas tecnologias foram desenvolvidas, permitindo construir o novo telescópio sob uma nova concepção. Posteriormente o telescópio foi renomeado em 2002, em honra a um antigo administrador da agência espacial americana, James Edwin Webb, que liderou o programa Apollo, além de uma série de outras importantes missões espaciais. Este telescópio tem a intenção de substituir parcialmente as funções do telescópio espacial Hubble
Os cientistas ainda não disseram, mas existe uma vontade de fotografar o expo-planeta mais próximo do sistema solar “PROXIMA b”, ou “PROXIMA bezinho”, além de uma possível procura por vida e água. James é a nova geração de telescópio no mundo, é o que tem de melhor em tecnologia. Ele deverá ter um espelho primário 6 vezes maior que o Hubble e 3 vezes maior no geral. Além do telescópio também deverá ter um melhor equipamento para captar a radiação infravermelha e um grande escudo solar. Ele também deverá operar bem mais distante da Terra, levará cerca de três meses para atingir a sua órbita final. Depois da analise dos cientistas ao descobrir que o Universo tem uma média de 2 trilhões de Galáxias, o telescópio James terá essa responsabilidade também de fazer uma varredura em busca de novos horizontes. Ele terá 100 vezes a capacidade do telescópio Hubble.

telescópio James Webb será lançado em 2019

telescópio James Webb será lançado em 2019

telescópio James Webb

espelho James Webb

espelho James Webb

telescópio James Webb

espelho do telescópio

Cosmos
DATA DE LANÇAMENTO!
25/12/2021
Sérgio Sacani foi o entrevistado do Flow para falar de Astronomia