Voo do ingenuity – O Mars Helicopter Ingenuity da NASA foi a primeira aeronave a voar de forma controlada em outro planeta. Ele voou por cerca de 30 segundos em uma altura de 3 metros em Marte. O projeto que faz parte da missão #Mars2020. O helicóptero de Marte recebeu o nome de Ingenuity, em tradução para o português: “Engenhosidade”.
O helicóptero Ingenuity é considerado uma demonstração de tecnologia de alto risco e alta recompensa. Se a pequena nave encontrar dificuldades, a reunião científica da missão Marte 2020 não será afetada. Se o helicóptero decolar conforme projetado, as futuras missões a Marte podem recrutar helicópteros de segunda geração para adicionar uma dimensão aérea às suas explorações. O rover Perseverance, com o helicóptero Ingenuity a bordo, pousou em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021.
ATUALIZAÇÃO 17/04/2021
A NASA teve como alvo, segunda-feira, 19 de abril 2021, para o primeiro vôo de seu helicóptero Ingenuity Mars, aproximadamente às 7h30da manhã de segunda-feira horário de Brasília.
Os dados do primeiro vôo retornaram à Terra algumas horas após o vôo autônomo. Uma transmissão ao vivo começará às 7h15 da manhã, enquanto a equipe do helicóptero se prepara para receber o downlink de dados nas Instalações de Operações de Voo Espacial no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL).
Na segunda-feira, o Ingenuity Mars Helicopter da NASA se tornou a primeira aeronave na história a fazer um vôo motorizado e controlado em outro planeta. A equipe Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da agência no sul da Califórnia confirmou que o vôo foi bem-sucedido após receber dados do helicóptero via Perseverance Mars rover da NASA às 6h46 EDT (3h46 PDT).
“Ingenuity é o mais recente em uma longa e histórica tradição de projetos da NASA atingindo uma meta de exploração espacial antes considerada impossível”, disse o administrador interino da NASA Steve Jurczyk. “O X-15 foi um pioneiro do ônibus espacial. Mars Pathfinder e seu rover Sojourner fizeram o mesmo por três gerações de rovers Marte. Não sabemos exatamente aonde a Ingenuidade nos levará, mas os resultados de hoje indicam que o céu – pelo menos em Marte – pode não ser o limite. ”
O helicóptero movido a energia solar começou a decolar às 3h34 EDT (12h34 PDT) – 12h33 Hora Solar Média Local (hora de Marte) – um horário que a equipe Ingenuity determinou que teria energia e condições de vôo ideais. Os dados do altímetro indicam que o Ingenuity subiu até sua altitude máxima prescrita de 10 pés (3 metros) e manteve um pairar estável por 30 segundos. Em seguida, desceu, tocando a superfície de Marte após registrar um total de 39,1 segundos de vôo. Detalhes adicionais sobre o teste são esperados nos próximos downlinks.
——————————————————————
NOTICIAS ANTIGAS E O PASSO A PASSO DO VOO
———————————————————————————————————————————–
voo inaugural do Ingenuity em Marte
NASA / JPL atualizado em 11 de Abril de 2021
Traduzido por Mídia Interessante
Com base nos dados do helicóptero Ingenuity Mars, que chegou na noite de sexta-feira, a NASA optou por reagendar o primeiro voo experimental do Ingenuity Mars Helicopter para não antes de 19 de abril.
Durante um teste de rotação de alta velocidade dos rotores na sexta-feira, a sequência de comando que controla o teste terminou mais cedo devido a uma expiração do temporizador de “cão de guarda”. Isso ocorreu quando ele estava tentando fazer a transição do computador de vôo do modo ‘Pre-Flight’ para o ‘Flight’. O helicóptero está seguro e saudável e comunicou sua telemetria completa à Terra.
O cronômetro de watchdog supervisiona a sequência de comandos e alerta o sistema sobre quaisquer problemas potenciais. Isso ajuda o sistema a ficar seguro ao não prosseguir se um problema for observado e trabalhado conforme planejado.
A equipe do helicóptero está revisando a telemetria para diagnosticar e entender o problema. Depois disso, eles reprogramarão o teste de velocidade total
Quando ele deve voar?
O helicóptero Ingenuity Mars da NASA é visto aqui em um close-up tirado por Mastcam-Z, um par de câmeras com zoom a bordo do rover Perseverance. Esta imagem foi tirada em 5 de abril, o 45º dia marciano, ou sol, da missão. ‘
Enquanto a equipe Ingenuity tem se concentrado em se preparar para seu primeiro voo em Marte, a equipe também está ocupada selecionando um horário para esse voo. Vários fatores influenciam esta importante decisão.
Primeiro, a Ingenuidade não pode voar à noite. Depende de sua câmera para observar o solo durante a navegação, o que não seria possível à noite. Se não fosse por isso, a noite seria uma boa hora para um helicóptero voar sobre Marte. A densidade do ar seria maior, o que tornaria o vôo mais fácil.
Em seguida, o Ingenuity precisa ser um bom hóspede. Ele precisa coordenar todas as suas atividades com o rover Perseverance. Por exemplo, Perseverance está mantendo um olhar atento sobre Ingenuity com as câmeras do rover e precisa saber quando estamos planejando fazer certas atividades. Também há momentos em que o Perseverance está ocupado transmitindo no rádio para retransmitir os satélites no alto, ou gerenciando os muitos instrumentos científicos no rover, ou executando outras operações da espaçonave. Com tudo isso, a equipe de operações da Perseverance tem sido fantástica no atendimento às necessidades da Ingenuity. Um grande obrigado a eles!
Consumo excessivo de energia
Quando o Ingenuity está voando, ele consome muita energia – muitas centenas de watts. A bateria de íon de lítio que alimenta os dois motores principais de propulsão e seis pás do Ingenuity precisa para lidar com os picos de energia enquanto o Ingenuity voa e luta contra quaisquer ventos e rajadas que possa encontrar. A tensão do helicóptero precisa ser mantida para que os motores não parem ou os dispositivos eletrônicos tenham problemas. A engenhosidade surge da noite fria de Marte sem muita energia na bateria, então ele precisa se aquecer ao sol para se aquecer e deixar o painel solar carregar a bateria o suficiente para lidar com as demandas de energia do dia. Tudo isso significa que o Ingenuity não pode voar muito cedo pela manhã. O meio-dia e a tarde são muito melhores.
Voo deverá acontecer de dia
O voo também não pode acontecer tarde demais no dia marciano. Um longo voo no final da tarde pode esgotar a bateria sem dar ao Sol a chance de recarregá-la. Você não quer entrar naquela noite fria de Marte sem um bom bocado de energia na bateria!
Ventos fortes
Outra consideração são os ventos esperados em tempo de vôo. O engenho foi testado em ventos simulados, usando modelos de computador e também uma grande “parede de vento” que a equipe construiu em uma de nossas câmaras de teste no JPL. No entanto, não podemos testar em toda a gama de condições de vento que alguém pode experimentar em Marte. O maior risco está na decolagem e na aterrissagem, quando uma rajada prematura pode apresentar desafios. Para ajudar com isso, temos uma equipe de “previsão do tempo” que nos fornece a melhor estimativa dos ventos marcianos usando modelos de computador e dados iniciais de sensores meteorológicos no rover Perseverance. Eu nunca soube que as previsões do tempo para Marte poderiam ser tão interessantes!
A equipe de operações do Ingenuity está considerando todos esses fatores na seleção do melhor tempo de voo. A equipe de uplink prepara esses tempos nas sequências que são carregadas nos dias que antecedem o primeiro voo. E então, o Ingenuity tentará voar em Marte!
Os motores foram ligados no dia 9 de Abril de 2021 e tudo ocorreu perfeitamente bem:
Animações em CGI de como será o voo dele em Marte
O Mars Helicopter Ingenuity da NASA será a primeira aeronave a voar de forma controlada em outro planeta. Como sua própria missão separada, o helicóptero pegará uma carona para Marte preso à barriga do rover Perseverança da NASA (parte da missão Marte 2020).
Este carretel de animação simula como o Ingenuity operará na superfície de Marte. O helicóptero Ingenuity é considerado uma demonstração de tecnologia de alto risco e alta recompensa. Se a pequena nave encontrar dificuldades, a reunião científica da missão Marte 2020 não será afetada. Se o helicóptero decolar conforme projetado, as futuras missões a Marte podem recrutar helicópteros de segunda geração para adicionar uma dimensão aérea às suas explorações.
Canais do Youtube já esperam o voo em lives, mas ainda nada confirmado
Fatos rápidos
Nome | Ingenuidade |
Trabalho principal | Uma demonstração de tecnologia para testar o primeiro vôo motorizado em Marte. O helicóptero foi até Marte preso à barriga do rover Perseverance . |
Lançar | 30 de julho de 2020, Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida |
Pousado | 18 de fevereiro de 2021, Cratera de Jezero, Marte |
Duração da missão | Um período de 30 dias, com um ou mais voos de teste |
Folha de dados | Kit de imprensa |
Voando em outro mundo
O Mars Helicopter, Ingenuity, é uma demonstração de tecnologia para testar o vôo motorizado em outro mundo pela primeira vez. Ele pegou uma carona para Marte no rover Perseverance . Assim que o rover chegar a um “heliporto” adequado, ele liberará o Ingenuity para realizar uma série de voos de teste em uma janela experimental de 30 dias marcianos, começando no início de abril.
Para o primeiro vôo, o helicóptero decolará alguns metros do solo, pairará no ar por cerca de 20 a 30 segundos e pousará. Esse será um marco importante: o primeiro vôo com motor na atmosfera extremamente fina de Marte. Depois disso, a equipe tentará voos experimentais adicionais com distâncias cada vez maiores e maiores altitudes. Depois que o helicóptero concluir sua demonstração de tecnologia, o Perseverance continuará sua missão científica.
Construção e especificações do Drone marciano
NASA Mars Helicopter Ingenuity Media Reel – helicopter gets a name from JPLraw on Vimeo.
Mais sobre a missão
Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos.
As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Européia), enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.
A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão na preparação para a exploração humana do Planeta Vermelho. O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.

Para mais informações sobre Perseverança:
https://www.nasa.gov/perseverance
https://mars.nasa.gov/mars2020
Para obter mais informações sobre as missões da NASA em Marte, vá para:
Para ver mais imagens do comunicado de hoje, vá para:
https://www.nasa.gov/content/images-from-the-perseverance-mars-rover-feb-22-2021-press-briefing
Para ver as imagens conforme elas descem do rover e votar no favorito da semana, vá para:
MARS 2020 – Primeiras imagens, vídeos e gravações de áudio do Planeta Vermelho