Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)
Universo

Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)

Ingenuity 1
Ingenuity 1

Voo do ingenuity – O Mars Helicopter Ingenuity da NASA foi a primeira aeronave a voar de forma controlada em outro planeta. Ele voou por cerca de 30 segundos em uma altura de 3 metros em Marte. O projeto que faz parte da missão #Mars2020. O helicóptero de Marte recebeu o nome de Ingenuity, em tradução para o português: “Engenhosidade”.

O helicóptero Ingenuity é considerado uma demonstração de tecnologia de alto risco e alta recompensa. Se a pequena nave encontrar dificuldades, a reunião científica da missão Marte 2020 não será afetada. Se o helicóptero decolar conforme projetado, as futuras missões a Marte podem recrutar helicópteros de segunda geração para adicionar uma dimensão aérea às suas explorações. O rover Perseverance, com o helicóptero Ingenuity a bordo, pousou em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021.

 

ATUALIZAÇÃO 17/04/2021

NASA fez o primeiro vôo controlado em Marte 19/04/2021

A NASA teve como alvo, segunda-feira, 19 de abril 2021, para o primeiro vôo de seu helicóptero Ingenuity Mars, aproximadamente às 7h30da manhã de segunda-feira horário de Brasília.

Os dados do primeiro vôo retornaram à Terra algumas horas após o vôo autônomo. Uma transmissão ao vivo começará às 7h15 da manhã, enquanto a equipe do helicóptero se prepara para receber o downlink de dados nas Instalações de Operações de Voo Espacial no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL). 

ingenuity gif - Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)
As lâminas do Ingenuity Mars Helicopter são feitas de um núcleo de espuma de fibra de carbono leve para fornecer sustentação na fina atmosfera de Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Ingenuity Mars Helicopter da NASA é bem-sucedido em seu primeiro vôo histórico

ncam flight10000000.pbin  - Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)
O Ingenuity Mars Helicopter da NASA capturou esta foto enquanto ela pairava sobre a superfície marciana em 19 de abril de 2021, durante a primeira instância de vôo controlado e motorizado em outro planeta. Ele usou sua câmera de navegação, que rastreia o solo de forma autônoma durante o vôo.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Na segunda-feira, o Ingenuity Mars Helicopter da NASA se tornou a primeira aeronave na história a fazer um vôo motorizado e controlado em outro planeta. A equipe Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da agência no sul da Califórnia confirmou que o vôo foi bem-sucedido após receber dados do helicóptero via Perseverance Mars rover da NASA às 6h46 EDT (3h46 PDT).

“Ingenuity é o mais recente em uma longa e histórica tradição de projetos da NASA atingindo uma meta de exploração espacial antes considerada impossível”, disse o administrador interino da NASA Steve Jurczyk. “O X-15 foi um pioneiro do ônibus espacial. Mars Pathfinder e seu rover Sojourner fizeram o mesmo por três gerações de rovers Marte. Não sabemos exatamente aonde a Ingenuidade nos levará, mas os resultados de hoje indicam que o céu – pelo menos em Marte – pode não ser o limite. ”

O helicóptero movido a energia solar começou a decolar às 3h34 EDT (12h34 PDT) – 12h33 Hora Solar Média Local (hora de Marte) – um horário que a equipe Ingenuity determinou que teria energia e condições de vôo ideais. Os dados do altímetro indicam que o Ingenuity subiu até sua altitude máxima prescrita de 10 pés (3 metros) e manteve um pairar estável por 30 segundos. Em seguida, desceu, tocando a superfície de Marte após registrar um total de 39,1 segundos de vôo. Detalhes adicionais sobre o teste são esperados nos próximos downlinks.

 

Neste vídeo capturado pelo rover Perseverance da NASA, o Ingenuity Mars Helicopter da agência fez o primeiro vôo controlado com motor em outro planeta em 19 de abril de 2021.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / ASU / MSSS

——————————————————————

NOTICIAS ANTIGAS E O PASSO A PASSO DO VOO

———————————————————————————————————————————–

voo inaugural do Ingenuity em Marte

NASA / JPL  atualizado em 11 de Abril de 2021
Traduzido por Mídia Interessante

Com base nos dados do helicóptero Ingenuity Mars, que chegou na noite de sexta-feira, a NASA optou por reagendar o primeiro voo experimental do Ingenuity Mars Helicopter para não antes de 19 de abril.

Durante um teste de rotação de alta velocidade dos rotores na sexta-feira, a sequência de comando que controla o teste terminou mais cedo devido a uma expiração do temporizador de “cão de guarda”. Isso ocorreu quando ele estava tentando fazer a transição do computador de vôo do modo ‘Pre-Flight’ para o ‘Flight’. O helicóptero está seguro e saudável e comunicou sua telemetria completa à Terra.

O cronômetro de watchdog supervisiona a sequência de comandos e alerta o sistema sobre quaisquer problemas potenciais. Isso ajuda o sistema a ficar seguro ao não prosseguir se um problema for observado e trabalhado conforme planejado.

A equipe do helicóptero está revisando a telemetria para diagnosticar e entender o problema. Depois disso, eles reprogramarão o teste de velocidade total

Quando ele deve voar?

mars helicopter pre flight web - Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)

Crédito: NASA / JPL-Caltech / ASU


O helicóptero Ingenuity Mars da NASA é visto aqui em um close-up tirado por Mastcam-Z, um par de câmeras com zoom a bordo do rover Perseverance. Esta imagem foi tirada em 5 de abril, o 45º dia marciano, ou sol, da missão. ‘ 

Enquanto a equipe Ingenuity tem se concentrado em se preparar para seu primeiro voo em Marte, a equipe também está ocupada selecionando um horário para esse voo. Vários fatores influenciam esta importante decisão.

Primeiro, a Ingenuidade não pode voar à noite. Depende de sua câmera para observar o solo durante a navegação, o que não seria possível à noite. Se não fosse por isso, a noite seria uma boa hora para um helicóptero voar sobre Marte. A densidade do ar seria maior, o que tornaria o vôo mais fácil.

Em seguida, o Ingenuity precisa ser um bom hóspede. Ele precisa coordenar todas as suas atividades com o rover Perseverance. Por exemplo, Perseverance está mantendo um olhar atento sobre Ingenuity com as câmeras do rover e precisa saber quando estamos planejando fazer certas atividades. Também há momentos em que o Perseverance está ocupado transmitindo no rádio para retransmitir os satélites no alto, ou gerenciando os muitos instrumentos científicos no rover, ou executando outras operações da espaçonave. Com tudo isso, a equipe de operações da Perseverance tem sido fantástica no atendimento às necessidades da Ingenuity. Um grande obrigado a eles!

Consumo excessivo de energia

Quando o Ingenuity está voando, ele consome muita energia – muitas centenas de watts. A bateria de íon de lítio que alimenta os dois motores principais de propulsão e seis pás do Ingenuity precisa para lidar com os picos de energia enquanto o Ingenuity voa e luta contra quaisquer ventos e rajadas que possa encontrar. A tensão do helicóptero precisa ser mantida para que os motores não parem ou os dispositivos eletrônicos tenham problemas. A engenhosidade surge da noite fria de Marte sem muita energia na bateria, então ele precisa se aquecer ao sol para se aquecer e deixar o painel solar carregar a bateria o suficiente para lidar com as demandas de energia do dia. Tudo isso significa que o Ingenuity não pode voar muito cedo pela manhã. O meio-dia e a tarde são muito melhores.

Voo deverá acontecer de dia

O voo também não pode acontecer tarde demais no dia marciano. Um longo voo no final da tarde pode esgotar a bateria sem dar ao Sol a chance de recarregá-la. Você não quer entrar naquela noite fria de Marte sem um bom bocado de energia na bateria!

Ventos fortes

Outra consideração são os ventos esperados em tempo de vôo. O engenho foi testado em ventos simulados, usando modelos de computador e também uma grande “parede de vento” que a equipe construiu em uma de nossas câmaras de teste no JPL. No entanto, não podemos testar em toda a gama de condições de vento que alguém pode experimentar em Marte. O maior risco está na decolagem e na aterrissagem, quando uma rajada prematura pode apresentar desafios. Para ajudar com isso, temos uma equipe de “previsão do tempo” que nos fornece a melhor estimativa dos ventos marcianos usando modelos de computador e dados iniciais de sensores meteorológicos no rover Perseverance. Eu nunca soube que as previsões do tempo para Marte poderiam ser tão interessantes!

A equipe de operações do Ingenuity está considerando todos esses fatores na seleção do melhor tempo de voo. A equipe de uplink prepara esses tempos nas sequências que são carregadas nos dias que antecedem o primeiro voo. E então, o Ingenuity tentará voar em Marte!

Os motores foram ligados no dia 9 de Abril de 2021 e tudo ocorreu perfeitamente bem:

Animações em CGI de como será o voo dele em Marte

O Mars Helicopter Ingenuity da NASA será a primeira aeronave a voar de forma controlada em outro planeta. Como sua própria missão separada, o helicóptero pegará uma carona para Marte preso à barriga do rover Perseverança da NASA (parte da missão Marte 2020).

Este carretel de animação simula como o Ingenuity operará na superfície de Marte. O helicóptero Ingenuity é considerado uma demonstração de tecnologia de alto risco e alta recompensa. Se a pequena nave encontrar dificuldades, a reunião científica da missão Marte 2020 não será afetada. Se o helicóptero decolar conforme projetado, as futuras missões a Marte podem recrutar helicópteros de segunda geração para adicionar uma dimensão aérea às suas explorações.

 

 

Canais do Youtube já esperam o voo em lives, mas ainda nada confirmado

 

Fatos rápidos

helicopter model - Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)
Visualize, baixe e interaja com o modelo 3D Ingenuity .
Nome Ingenuidade
Trabalho principal Uma demonstração de tecnologia para testar o primeiro vôo motorizado em Marte. O helicóptero foi até Marte preso à barriga do rover Perseverance .
Lançar 30 de julho de 2020, Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida
Pousado 18 de fevereiro de 2021, Cratera de Jezero, Marte
Duração da missão Um período de 30 dias, com um ou mais voos de teste
Folha de dados Kit de imprensa

Voando em outro mundo

helicopter landing composite crop web - Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)

O Mars Helicopter, Ingenuity, é uma demonstração de tecnologia para testar o vôo motorizado em outro mundo pela primeira vez. Ele pegou uma carona para Marte no rover Perseverance . Assim que o rover chegar a um “heliporto” adequado, ele liberará o Ingenuity para realizar uma série de voos de teste em uma janela experimental de 30 dias marcianos, começando no início de abril.

Para o primeiro vôo, o helicóptero decolará alguns metros do solo, pairará no ar por cerca de 20 a 30 segundos e pousará. Esse será um marco importante: o primeiro vôo com motor na atmosfera extremamente fina de Marte. Depois disso, a equipe tentará voos experimentais adicionais com distâncias cada vez maiores e maiores altitudes. Depois que o helicóptero concluir sua demonstração de tecnologia, o Perseverance continuará sua missão científica.

LEIA TAMBÉM  Na Austália Elon Musk apresenta suas ideias futurísticas - IAC 2017

 

 

Construção e especificações do Drone marciano

NASA Mars Helicopter Ingenuity Media Reel – helicopter gets a name from JPLraw on Vimeo.

 

 

 

logo da mars 2020 nasa - Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)

Mais sobre a missão

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos.

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Européia), enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão na preparação para a exploração humana do Planeta Vermelho. O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.

nasa logo web rgb - Voo de helicóptero em Marte foi um sucesso (19 de abril 2021)

Para mais informações sobre Perseverança:

https://www.nasa.gov/perseverance

https://mars.nasa.gov/mars2020

Para obter mais informações sobre as missões da NASA em Marte, vá para:

https://www.nasa.gov/mars

Para ver mais imagens do comunicado de hoje, vá para:

https://www.nasa.gov/content/images-from-the-perseverance-mars-rover-feb-22-2021-press-briefing

Para ver as imagens conforme elas descem do rover e votar no favorito da semana, vá para:

https://go.nasa.gov/perseverance-raw-images

LEIA TAMBÉM  ESA: Relatório Final da Schiaparelli que espatifou-se em Marte

LEIA TAMBÉM  Fotos raras da preparação de Neil Armstrong antes de ir a Lua
 

 

MARS 2020 – Primeiras imagens, vídeos e gravações de áudio do Planeta Vermelho

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.