Músicas românticas brasileiras baseadas em um dos 4 elementos

elementos da natureza na música – Muitas músicas românticas são compostas em um universo dos 4 elementos da natureza: o fogo, o ar (vento), terra e água. Dependendo da crença os elementos podem mudar ou acrescentar dependendo do seu grau de objetividade como o vento diferenciando-se do ar, o vácuo, a matéria escura, o éter, a luz, o cosmos, o caos e assim por diante. Mas os elementos clássicos fundados por Platão por exemplo na filosofia grega, são estes como vitais para vida.

elementos da natureza

música, é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo, e nela elementos sonoros são aliados ao ritmo.

4 elementos 1502718831 960x640 1

ELEMENTO FOGO

O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. O fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. Depois, o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal.

O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos períodos da história, o fogo foi usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.

Na música é sinônimo de proteção, carinho e amor

 

ELEMENTO AR ou VENTO

Essencial para a vida, o ar. Ao longo da civilização humana, o vento inspirou a mitologia, influenciou eventos históricos e guerras, impulsionou meios de transporte e proporcionou uma fonte de energia para o trabalho mecânico, eletricidade e recreação. O vento impulsionou a era das Descobertas e as grandes viagens marítimas pelos oceanos. Os balões de ar quente utilizam o vento para deslocações curtas, enquanto as aeronaves tiram dele partido para reduzir o consumo de combustível. Em muitas regiões, os ventos dominantes têm vários nomes locais devido aos seu impacto significativo no quotidiano.

Na música é sinônimo de esperança, saudades e nostalgia 

ELEMENTO TERRA

Elemento Terra, junto com a Água, o Fogo e o Ar, é um dos quatro elementos das cosmologias tradicionais no Ocidente. A Terra como casa, vida e trabalho.

Na música é sinônimo de trabalho, esforço e agradecimento

+ Almir Sater fala sobre a composição de uma das músicas mais lindas do Brasil

ELEMENTO ÁGUA

A água é vital para o ser humano, e o tema mais exaltado nas melodias. Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos.

Na música é sinônimo de imensidão, beleza, tristeza, mágoa e volta por cima.

Planeta Água de Guilherme Arantes (Ela é proibida de ser traduzida em álbum/single para outro idioma) 

LEIA TAMBÉM  Google Doodles faz homenagem ao cantor havaiano de “Over The Rainbow”
LEIA TAMBÉM  A banda Alphaville e a inesquecível música "Forever Young" de 1984

 

Categorias: Música