Teste da Nave SpaceX SN10 – A necessidade de uma nave espacial foi mencionado pela primeira vez em discussões públicas pelo CEO da SpaceX, Elon Musk, isso em 2012. Simplesmente 9 anos depois, após anos de varias tentativas e erros, muitos scrubs (cancelamento de lançamento). A nave numero 10. Chamada SN10 resultou em um lançamento bem-sucedido com subida digna de cinema com filmagens como jamais vistas em um lançamento antes.

Teste da Nave SpaceX
O projeto da nave estelar é destinado a ser totalmente reutilizável, mesmo quando usado como um segundo estágio para a ascensão orbital da Terra. A nave espacial está sendo projetada de modo a ser capaz de reentrar a atmosfera da Terra a partir de velocidades orbitais e aterrissar verticalmente, com uma meta de projeto de reutilização rápida.
Teste da Nave SpaceX
Teste da Nave espacial da SpaceX SN10
Starship SN10 explode 8 minutos após pouso perfeito
No dia 3 de Marco de 2021. A Starship SN10 foi lançada e tudo aconteceu como planejado com uma descida precisa, cortes de motor na hora certa, manobra flip perfeitas, controle de flap e queima certa no pouso. No entanto, SN10 falhou em implantar todas as suas pernas de pouso, enquanto durante a queima de pouso, causando um pouso plano com uma leve inclinação seguindo depois. Depois de seguir o mesmo perfil de voo do SN8 e SN9, o SN10 se tornou o primeiro protótipo de nave espacial a pousar após um teste de alta altitude. No entanto, o protótipo explodiu 8 minutos após o pouso devido a um vazamento de metano, provavelmente devido ao pouso.

Mesmo após explosão. Elon Musk fica feliz com bom desempenho no lançamento e no pouso.
ASSISTA AO TESTE DE LANÇAMENTO
Starship | SN10 | Teste de Voo em Alta Altitude
3 de março 2021, a equipe da SpaceX testou um vôo em alta altitude com o número de série 10 (SN10) – Foi o terceiro teste de vôo suborbital em alta altitude de um protótipo de nave estelar do site da SpaceX em Cameron County, Texas. Semelhante aos testes de voo de alta altitude da nave estelar SN8 e SN9, o SN10 será alimentado por meio de ascensão por três motores Raptor, cada um desligando em sequência antes de o veículo atingir o apogeu – aproximadamente 10 km de altitude e pousou 6 minutos e 20 segundos após a decolagem.
Esta capacidade permite um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga em voos interplanetários de longa duração e ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além. Dado o cronograma dinâmico de testes de desenvolvimento.
Starship | SN9 | Teste de Voo em Alta Altitude

Teste da Nave SpaceX
Protótipos futuros
A SpaceX começou 2021 com tudo. Já estão em construção os protótipos da nave estelar SN11 até SN19 e já se preparam para seus testes. Muitas expectativas para o teste final da sub-orbital, sem data. Elon Musk revelou alguns outros detalhes, como o lançamento do Starship, e o fato de que ele usará uma estrutura de lançamento, mesmo que isso ainda esteja em construção, assim como o Falcon 9 e o Falcon Heavy atualmente.
IMAGEM FICTÍCIA: Panorama looking towards the LC-39A Launch Pad from the LC-39 Observation Gantry.
Starship eventualmente será construído em pelo menos 3 versões operacionais:
- Nave espacial: uma nave espacial grande e de longa duração capaz de transportar passageiros ou carga para destinos interplanetários , para a LEO, ou entre destinos na Terra.
- Espaçonave de entrega de satélites: um veículo capaz de transportar e posicionar espaçonaves em órbita, ou lidar com a recuperação de espaçonaves e detritos espaciais no espaço para retornar à Terra ou mover-se para outra órbita. No conceito de design inicial de 2017, isso foi mostrado com uma porta grande de compartimento de carga que pode abrir no espaço para facilitar a entrega e a coleta de carga.
- Petroleiro: um navio-tanque propulsor apenas para carga para suportar o reabastecimento de propelentes na órbita da Terra . O petroleiro permitirá o lançamento de uma espaçonave pesada no espaço interplanetário, já que a espaçonave a ser reabastecida pode usar seus tanques duas vezes, primeiro para alcançar o LEO e depois sair da órbita da Terra. A variante do petroleiro, também necessária para vôos lunares de alta carga, deve vir apenas mais tarde; A transferência inicial de propelente no espaço será de uma nave padrão para outra.
Por Mídia Interessante com fontes SpaceX, Wikipédia
Mais sobre Starship
Protótipo da nave estelar de Elon Musk pode ficar pronta já em poucos meses
Teste da Nave SpaceX