significado da música – Raul Santos Seixas é soteropolitano, nasceu no dia 28 de junho de 1945 e faleceu em São Paulo, 21 de agosto de 1989. Ele foi cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro e uma das mais importantes vozes do cenário nacional. Recentemente uma clipe de Raul Seixas ressurgiu e ganhou notoriedade na Internet, quando a música O dia em que a Terra parou! Adivinhando assim as ruas vazias e as pessoas não saindo de suas casas devido a previsão da pandemia.
Após Pandemia cresce o número de visualizações da música “O dia em que a Terra parou” de Raul Seixas

Toca Raul! Significado da música o Carimbador Maluco
“Plunct, Plact, Zum” foi um especial musical infantil exibido pela Rede Globo em 3 de junho de 1983. No enredo, crianças são proibidas de fazer as coisas que amavam, e planejam fugir para outro Planeta. Com ajuda de uma nave espacial achada na rua. Deste modo, começam a aventura da turma. Mas no caminho, as crianças conhecem um burocrata (interpretado por Raul Seixas) que exige os documentos da nave para poder levantar voo. A letra deste trecho foi feito por Raul Seixas e ganhou as rádios de todo o país depois da exibição. Raul Seixas compôs e cantou o sucesso “Carimbador Maluco”. Vamos deixar o vídeo abaixo. E tente ouvir mais atenciosamente prestando atenção, tirando suas próprias conclusões de interpretação.
VIDEO – Plunct, Plact, Zum!
Afinal, o que significa Plunct, Plact, Zum?
Bem, também não tínhamos a mínima ideia do que seria essa onomatopéia. Pesquisamos em vários sites. Achamos realmente somente um comentário na Internet no dia 20/01/2012 no site Analise de Letras, do leitor Marcelo, ele comenta:
Plunct Plact Zum… lembra uma onomatopéia… é como se fosse o som do carimbo da censura nos papéis da letra da musica… Plunct (Carimbo tocando o papel) Plact (Carimbo saindo do papel) Zum (Liberação da letra e entrega do papel).
Mas o que realmente Raul queria dizer na letra da música?
Se você prestou atenção na letra de uma forma sucinta já sabe que ela se refere a burocracia. A dificuldade em conseguir a coisas. Até aí é fácil tudo bem. A necessidade de tudo se passar por uma folha carimbada. Mas alguns blog dizem que a música pode ir além disso…
Significado da música
Segundo o blog Interpretação Pessoal, Aos olhos dos leigos, pode parecer que O Carimbador Maluco é uma simples música infantil. Inclusive, o grande Raul Seixas foi muito criticado na época na qual lançou a canção, por colocar o termos alusivos e burocráticos a um programa infantil. Entretanto, esta música retrata mais uma vez a genialidade de Raul Seixas. Mas o que ele estava querendo dizer realmente?
O Carimbador Maluco é, ao contrário do que muitos pensam, segundo o blog, uma música absolutamente crítica, uma crítica ao regime militar, lembrando que ela foi feita ainda em 1983. Mas não ao regime militar em si, mas à opressão realizada pelo governo brasileiro da época.
Além de tudo depender do governo (É preciso o meu carimbo dando sim, sim, sim…), os brasileiros deveriam se virar como podiam “(…) pro sol, identidade. Mas já pro seu foguete viajar pelo universo.”.
É sobre isso que fala a música O Carimbador Maluco. Fala-se sobre o Brasil nos anos da ditadura militar.
Já o blog Memória Raul Seixas. Tem outra vertente. No especial infantil, o burocrata carimbador Maluco a letra da música vai muito além disso. Segundo o blog a canção foi inspirada em um dos célebres textos do filósofo Pierre-Joseph Proundhon, considerado um dos mais influentes pensadores anarquistas e autor da frase: “Aquele que botar as mão sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo”.
Carimbador Maluco faz referências claras ao texto Ser Governado, de Proundhon. Ou seja, Raul Seixas simplesmente levou uma mensagem anarquista.
Confira um trecho do pensamento de Proundhon:
Ser governado é ser guardado à vista, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulamentado, parqueado, doutrinado, predicado, controlado, calculado, apreciado, censurado, comandado, por seres que não têm o título, nem a ciência, nem a virtude (…).
Ser governado é ser, a cada operação, a cada transação, a cada movimento, notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, licenciado, autorizado, rotulado, admoestado, impedido, reformado, reenviado, corrigido. (…)
Nós do Mídia Interessante também descobrimos algo por trás da música, em um tom, muito sutil. Além claro da burocracia, como tema primário da música. E de todas as percepções dos colegas dos blogs. Ela também retrata um pagamento de propina, o famoso “jeitinho” em uma das passagens importantes da música.
Sabe onde esta o trecho?

Significado da música Plunct, Plact, Zum…ouça com atenção!


Essa música é ótima! Cheia de críticas. Dá pra perceber também na parte que ele fala:
“Pra Lua: a taxa é alta, Pro Sol: identidade”
Nessa parte ele fala das altas taxas de impostos que haviam na época e que a ficha de todos era verificada antes, para ver se não estavam tentando fugir ou coisa parecida.
Nessa parte: “O que eu queria mesmo era ir com vocês”
Ele fala das famílias que eram separadas durante a ditadura militar, como o que aconteceu naquele filme “O dia em que meus pais saíram de casa”
Ele realmente foi um excelente crítico!
LETRA
O Carimbador Maluco

Significado da música
