Globos de Ouro para a Rainha do Xadrez

Fonte original Chess.com / Traduzido por Mídia Interessante

O Gambito da Rainha (BR) Gambito de Dama (PT)

 

A série da Netflix, The Queen’s Gambit , ganhou o Globo de Ouro de melhor minissérie ou filme para televisão. A argentina, Anya Taylor-Joy, que interpretou a personagem principal Beth Harmon, também ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para televisão.

Em 23 de novembro de 2020, um mês após o lançamento de The Queen’s Gambit , a Netflix anunciou que a série havia sido assistida por 62 milhões de famílias como a minissérie com roteiro mais assistida. Com uma audiência tão surpreendente, a série conquistou seus primeiros prêmios importantes com um Globo de Ouro para a série geral e um para Taylor-Joy.

Divulgação Netflix

Divulgação Netflix

O prêmio geral foi ganho na categoria Melhor Série Limitada de Televisão, Série de Antologia ou Filme Feito para Televisão. Os outros indicados foram Normal People , Small Axe , The Undoing e Unorthodox . Outro favorito dos fãs, The Crown , venceu em uma categoria diferente: a de melhor série de televisão (drama).

Rainha do Xadrez

Taylor-Joy ganhou o prêmio de Melhor Performance de Atriz em Série Limitada, Série Antologia ou Filme Feito para a Televisão. Ela competiu com Cate Blanchett ( Mrs. America ), Daisy Edgar-Jones ( Normal People ), Shira Haas ( Unorthodox ) e Nicole Kidman ( The Undoing ).

“Eu amo xadrez! Tive que aprender novas habilidades para os filmes que tenho feito, então estou ansiosa para ter um tempo de folga para poder voltar ao xadrez”, disse Taylor-Joy em um entrevista após ganhar o prêmio.

Apresentado pela Hollywood Foreign Press Association desde 1943, o Globo de Ouro está entre os prêmios de maior prestígio da indústria do entretenimento. Eles são considerados o segundo em importância apenas para o Oscar (para filme) e para o Emmy (para a televisão). 

FOTO DIVULGAÇÃO GOLDEN GLOBE AWARDS / Os Prémios Globo de Ouro de 2021 (no original em inglês, 78th Golden Globe Awards) honraram os melhores profissionais de cinema e televisão, filmes e programas televisivos de 2020. Os candidatos nas diversas categorias foram escolhidos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (AIEH) e os nomeados anunciados a 3 de fevereiro de 2021

 

Sobre a série

The Queen’s Gambit é uma série de sete episódios, estreando em 23 de outubro na Netflix. Passado na era da Guerra Fria, é uma história de amadurecimento que explora o verdadeiro custo do gênio: o de Beth Harmon, uma jogadora de xadrez altamente talentosa.

Divulgação Netflix

O show é especialmente atraente por sua cinematografia e design de produção. Uma razão importante para isso é a cooperação contínua entre Scott Frank e o diretor de fotografia Steven Meizler ( Armagedom ). O desenhista de produção alemão Uli Hanisch  ( Cloud Atlas ) desempenhou um grande papel lá também.

Os criadores queriam evitar que os espectadores com conhecimento de xadrez fossem retirados da história por causa de algumas imprecisões. Além disso, eles queriam que os jogos de xadrez fossem emocionantes. Para isso, tanto o GM+ Garry Kasparov quanto o famoso treinador de xadrez Bruce Pandolfini serviram como conselheiros. Este último, que também trabalhou em Searching for Bobby Fischer  , também ajudou os atores a movimentar as peças e acertar o relógio de forma natural.

The Queen's Gambit Production Still

Divulgação Netflix

Anya Taylor-Joy, que interpreta o personagem principal, disse: “Mesmo sendo um jogo tão mental, acho que o que fizemos com o show foi coreografar todas as sequências de xadrez com um entendimento diferente. Algumas delas são um pouco mais sexy, alguns deles são realmente intensos quando ela está profundamente chateada e, porque ela também luta contra o vício, isso pode adicionar um elemento totalmente diferente a eles. Eles são representados como sequências de ação. Na verdade, é minha parte favorita do show . “

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Anya Taylor-Joy (@anyataylorjoy)

Casaco xadrez Beth Harmon The Queen's Gambit

Divulgação Netflix

Beth Harmon vestindo um casaco xadrez no episódio seis. Imagem: Phil Bray / Netflix.

 

 

Beth Harmon jaleco branco Gambit da Rainha

Divulgação Netflix

O jaleco de Beth Harmon no episódio final. Foto cortesia da Netflix.

 

Fonte Original e Matéria Completa Chess.com

 

 

+CURIOSIDADES SOBRE XADREZ

O Gambito da Máquina: O que aconteceu na partida do século entre Kasparov e o computador?

LEIA TAMBÉM  Desde 2005 as novelas da Globo caem no IBOPE
LEIA TAMBÉM  O menor tabuleiro de xadrez do mundo