Lugar mais frio do mundo – A temperatura mais baixa já registada na Terra diretamente por termômetros posicionados em solo, aconteceu no dia 21 de Julho de 1983. A temperatura registrada foi de incríveis −89,2 °C na Antártida. Precisamente na base científica da Estação Vostok. Foi −54,0 °C mais frio que os registros comuns da média na região.
−89,2 °C

Estação de pesquisas russa localizada no meio da Antártida (quase no meio do Globo), fundada em 16 de dezembro de 1957.

Russian Vostok Station Antarctica
Lugar mais frio do mundo
A Antártida ou Antártica, lá onde os terra-planistas falam que tem o muro de gelo. Lá mesmo. É continente mais frio e o mais seco de todos, e ainda tem o maior índice de ventos fortes do planeta. Durante o verão normalmente varia entre -10 °C a -40 °C. Lá também é muito alto, altitude média da Antártida é de aproximadamente 2 mil metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área da costa.

Lugar mais frio do mundo / Mapa da Antártida na Terra Globo.
Mesmo assim, durante anos satélites registraram temperaturas altíssimas, no qual, já variaram entre -93,2 °C, até…pasme você, −98,0 °C no Planalto da Antártica em 2008. No entanto, a Orgânica Mundial Meteorológica atribui que medidas devem ser feitas em estações climáticas abrigadas. Ou seja, deste modo, ainda não há já confirmação de testes em solo para tais parâmetros.
−98,0 °C (satélite)

Imagem de David Mark por Pixabay – Grande parede de gelo – Final da Terra Plana?
Menor temperatura de região habitada
Em Fevereiro de 1892, a cidade russa de Verkhoyansk (a 800 km a leste da capital Yakutsk, uma das mais importantes cidades da Sibéria), que fica na região de Yakútia (ou Sakha), não confunda com Yakult. Registrava -69,9º C.

Imagem de Анатолий Стафичук por Pixabay

Imagem de Jacqueline Macou por Pixabay
Verkhoyansk é conhecida principalmente por suas temperaturas excepcionalmente baixas no inverno, com uma média de janeiro de −50°C. Encontra-se na área mais fria do hemisfério do norte e, junto com Oymyakon, é um dos lugares considerado o pólo norte do frio.

Esse é a bebida Yakult. O pessoal confunde e brinca com a similaridade do nome Yakútia
−69,9 °C (lugar habitado)

Estado da Yakútia maior região da Sibéria russa
Já a cidade vizinha, Oymiakon, no mesmo estado Yakútia, em 1926, atingiu a temperatura recorde de -71,2 º C. Mas essa medida nunca foi oficialmente reconhecida, pois não ouve dado em terra como já explicamos acima. Mas nenhum outro lugar permanentemente habitado pelo ser humano jamais registou frio tão espantoso deste jeito.
−71,2 °C (nunca confirmado)

Oymiakon cidade mais fria do mundo (71,2ºC, não confirmados pela OMM)
O serviço meteorológico de Yakútia, onde estão localizadas as duas “capitais do frio”, lembrou que nessa parte da Sibéria as temperaturas podem subir até 30 graus no verão, mas afirmou que essa situação normalmente ocorre em julho, e não em junho.

Yakútia (Sibéria) Imagem de Alexander Lesnitsky por Pixabay

Imagem de Jacqueline Macou por Pixabay
Fora a região do Yakult, digo, Yakútia. Na história recente, no dia 22 de Dezembro de 1991, a Groenlândia obteve o registro de -69,6º C. Era a leitura da temperatura mais fria já registrada no Hemisfério Oeste do Planeta (Ocidental).

Imagem de Aline Dassel na Groenlândia por Pixabay
Maior diferença de temperatura
A amplitude térmica dessa região da Sibéria é muito interessante, pois pode variar 105°C acredite. Desde −68°C (Inverno) a +38.0°C (verão). Isto faz de Verkhoyansk, juntamente as cidades russas de Oymyakon e Yakutsk, capital da Yakútia), as únicas cidades no mundo onde a Amplitude térmica pode variar mais que 100 °C.

russia cold weather termometro na russia abaixo de zero
Termômetros marcaram -62ºC
Oymyakon: el lugar donde se vive a -62 grados.
Aquí el frío no detiene la vida de los lugareños. https://t.co/bAtyuSllJg pic.twitter.com/DCFvtPvHpw— Newsweek México (@NewsweekEspanol) January 17, 2018
Turismo na Sibéria
Não vá pensando que lá por ser frio não exista vida não, viu. Muito pelo contrário lá na região da Sibéria tem muitas coisas legais para se fazer. O Mídia Interessante já fez um post sobre a campanha de turismo na região da Sibéria, por mais que por lá seja frio o turismo lá é aquecido. Você pode conhecer lugares inimagináveis, além de se divertir desde skateboard, esqui, até um chalé com romântico desfrutando uma temperatura nada elevada.
Até mesmo, projetos de turismo incentivam você a visita-los. Além disso, a Sibéria é conhecida pelas mulheres lindas de várias culturas e ancestralidade. Dúvida? O urso polar nessas fotos abaixo pode te responder.
Beleza na Sibéria
A beleza da mulher russa já é um caso a parte. Mas a beleza do povo da Sibéria, também chama muito atenção pelos seus traço totalmente misturados com diversos grupos étnicos como: os nativos ancestrais, indígenas, iacutos, ucranianos, evenques, evens, tártaros ,buriates, bielorrussos, armênios, basquires, azeris russos, alemães étnicos, moldavos, mordovianos, coreanos, chineses, chuvaches, quirguizes, dolganes, usbeques, tajiques, yukaghires, inguches, americanos, europeus, latinos, africanos e etc.

Imagem de Victoria_Borodinova por Pixbay

Imagem de Елизавета Кардасева por Pixabay

Fotografo Alexander Khimushin

Fotografo Alexander Khimushin

Foto de Alexander Khimushin

Fotografo Alexander Khimushin

Fotografo Alexander Khimushin

Fotografo Alexander Khimushin

Fotografo Alexander Khimushin

Fotografo Alexander Khimushin

Fotografo Alexander Khimushin
Fotógrafo faz cliques de pessoas comuns na Sibéria e o resultado é maravilhoso
Siberianas falando português
Para provar a beleza da mulheres de Yakútia a youtuber Lisa, russa da Rússia mesmo, do canal “Sonhei que estava na Rússia” que trata o canal para os brasileiros que têm interesse em aprender mais sobre o russo e a cultura russa.
A Siberiana, artista plástica , professora de Arte, Julia Ioulia Minenkova, falou sobre: Historia, geografia da Sibéria. “Quem mora na Sibéria? Minha cidade OMSK, Sibéria, Rússia. Eu nasci, cresci e estudei em Omsk. Oque tem minha cidade, quem mora e porque mora lá?”
Reportagem do Fantástico 2018 (Rede Globo)
Uma moradora da Sibéria postou uma foto com os cílios congelados que viralizou. A menina da foto se chama Anastásia e ela mostrou como é onde ela mora. Moradora da Sibéria postou uma foto nas redes sociais. Anastásia estava com os cílios branquinhos por causa do frio. A imagem viralizou, porque lá perto de onde ela mora estava fazendo -67,0°C. Apenas quatro graus acima da temperatura mais baixa já registrada na Rússia.

Anastácia menina linda russa de Yakútia / Rússia posando para a foto com os cílios congelados

Anastácia menina linda russa de Yakútia / Rússia posando para a foto com os cílios congelados. Foto viralizou nas Redes Sociais.
Para mostrar ao Fantástico como o frio por lá é intenso, a Anastásia jogou um copo de água fervendo no ar: gelo instantâneo! As autoridades russas (os yakutianos) confirmaram que duas pessoas morreram de frio naquela dia. O carro delas quebrou e os casacos não foram suficientes.
COTIDIANO DE QUEM MORA NO FRIO INTENSO
Um fotógrafo “Yakutiano” chamado Aleksey Vasiliev decidiu capturar a vida diária e as lutas do povo Yakutiano, mostrando como é viver em uma região tão fria e o que as pessoas fazem para passar o tempo. Será que passam frio?
“Em Yakutia, é muito frio e invernos longos. As geadas de inverno chegam a -50 ou até -60 graus (-58 Farenheit a -76 Farenheit). Este inverno foi muito frio, então tivemos que viver em -60 graus Celsius por um tempo. Se não fosse pela necessidade diária de sair, as pessoas prefeririam ficar em casa o tempo todo, tomar chá quente e esperar a primavera. No inverno, a vida praticamente para , uma névoa densa durante geadas severas obscurece a luz do sol por várias semanas ou meses. ” disse Aleksey Vasiliev.
“Nos fins de semana, há muito pouca gente na rua. Mas são os invernos longos e frios que se tornaram uma espécie de marca de Yakutia, que os visitantes de países estrangeiros estão ansiosos para conhecer. Para a maioria dos residentes, este é um realidade que você tem que suportar. Apesar disso, nem todo mundo quer sair de Yakutia, porque temos internet, um cinema, um museu e até uma biblioteca infantil. Não somos exigentes em busca dos melhores benefícios das grandes cidades , procuramos contentar-nos com as pequenas coisas e com a natureza que nos rodeia em todo o lado. A natureza é de grande importância na vida do meu povo.” conlcuiu Aleksey Vasiliev.
Apesar de o inverno ser a marca da Yakútia, sem trocadilho, o verão é a época mais favorita do ano porque é curto e quente. Só dura cerca de 1 mês, a partir de meados de De junho a meados de julho, e pode chegar a 40 graus Celsius (104 Fahrenheit). Os moradores adoram relaxar na natureza, acordar de manhã.
Mais sobre o fotógrafo: Instagram | alexey-vasilyev.com |
CURIOSIDADE – A cidade de Verkhoyansk está localizada a 67,5 graus de latitude norte. Já o Círculo Polar Ártico começa em 66,5 graus.
Estado da Yakútia região da Sibéria russa é 2x maior que o Estado do Amazonas no Brasil. É o maior Estado do mundo.
Fotógrafo faz cliques de pessoas comuns na Sibéria e o resultado é maravilhoso
Fotógrafo Indiano cria cenários impressionantes realista para fotografias
50 fotos brutalmente honestas da Rússia mostram que não há outro país como ele
The Voice Kids Russia 2016: 4 crianças cantam Hallelujah em versão russa e o resultado impressiona
“Pedaço da borda” da Terra Plana pode se desprender e ir para o mar
Fotos impressionantes de meninas com vestidos em cenários deslumbrantes
Fotógrafo capturou como seria se Barbie e Ken vivessem na Rússia Soviética
A maior piscina do mundo é tão grande que você pode ver do espaço
TV Ю Rússia – 11 fatos interessantes sobre a novela “O Clone”