carro voador – Acredite, carros voadores existiram em 1947, e ninguém nunca te contou sobre isso antes. O homem sempre sonhou em voar. Passear em carros voadores sempre foi uma premissa para o transporte desde o começo do século XIX. Mas alguns anos atrás qual realmente era o conceito para se fazer um carro voar? Na verdade, lá pela década de 40 e 50, todos acreditavam que agora nos anos de 2021 já estaríamos voando com nossos próprios carros por aí.
Carro Voador
A ideia de uma criação, surgiu de uma empresa americana, que durante o pós da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) buscava entrar no boom da aviação. O dono Theodore P. “Ted” Hall assim como o magnata americano Henry Ford (1863-1947), sempre sonhou em ter um carro voador e havia estudado um conceito simples de um carro voador, assim com ajuda, em 1946 projetou e desenvolveu o Convair Model 116 (1946/1947) Flying Car, inclusive, foi apresentado na revista Popular Mechanics em 1946. Em seguida dois carros do Convair Model 118 (1947/1948) voaram perfeitamente.
Convair Model 116 (1947) Project Flying Car
(66 voos rasantes perfeitos – único modelo)
Convair Model 118 (1947) ConvAirCar
(Evolução – Primeiro modelo a voar alto)
Em 1947 foram construídos 2 carros voadores com o modelo Convair Model 118 ConvAirCar ou também conhecido como Hall Flying Automobile 1947 era um protótipo de carro voador do qual dois foram construídos. Após um incidente de combustível. Só então em 1947, um segundo protótipo foi reconstruído a partir da aeronave danificada e originou-se o segundo Model 118. Mas nenhum dos nem 118 muito menos 116 alcançaram o status de produção. teoricamente, teria sido vendido aos consumidores se não fosse um desperdício de dinheiro. 1948 o entusiasmo pelo projeto diminuiu e a empresa Consolidated Vultee Aircraft, Convair cancelou todo o programa.

Fotografia da empresa tirada em San Diego, Califórnia, EUA, novembro de 1947
Piloto cai com Modelo 118 (errou o tanque)
O piloto de teste Reuben Snodgrass voou o protótipo, registro nº NX90850, pela primeira vez em 15 de novembro de 1947. Em 18 de novembro de 1947, durante um voo de demonstração de uma hora, fez um pouso forçado com baixo combustível perto de San Diego, Califórnia destruindo a carroceria do carro e danificando a asa. A parte trágica, porém ironicamente engraçada, foi que o piloto se confundiu os marcadores de combustível. Havia dois marcadores, no caso dois motores, um para voar e outro era do carro. Ele antes de voar naquele dia deixou o tanque cheio de gasolina. Só que ele encheu o tanque do carro, não do avião aclopado. O piloto escapou com ferimentos leves.
Convair Model 118 (1947) ConvAirCar Color Black
(Segundo modelo a voar alto)
Usando a mesma asa e outra carroceria, o segundo protótipo voou novamente em 29 de janeiro de 1948, pilotado por WG Griswold, mas o entusiasmo pelo projeto diminuiu e a empresa Convair cancelou o programa. Os direitos foram revertidos para outra empresa chamada, Hall, que formou a TR Hall Engineering Corp., Mas o Modelo 118 em sua nova encarnação nunca alcançou o status de produção e foi perdido em um incêndio no Museu Aéreo e Espacial de San Diego.

Fotografia da empresa tirada em San Diego, Califórnia, EUA, novembro de 1948

Fotografia da empresa tirada em San Diego, Califórnia, EUA, novembro de 1948
Mais tarde, a empresa foi parte adquirida logo em seguida pela Atlas Corporation é era uma empresa de investimentos potente americana formada em 1928. A Atlas investiu e administrou várias das principais empresas dos Estados Unidos durante o século 20 e possui diversos investimentos em recursos naturais. E também pela General Dynamics Corporation uma empresa aeroespacial e de defesa americana. Hoje ela não existe mais. Mas podemos dizer entre aspas que seu espolio foi se ramificando, hoje pela teoria ela é tem um dedo de contribuição de nada mais, nada menos que Lockheed Martin.
PROJETO IGUAL VOLTA EM 1973
A ideia de unir automóvel e avião retornaria em 1973. Desta vez, outra companhia californiana, a AVE, teve a ideia de soldar a parte traseira de um Cessna Skymaster em um Ford Pinto e o batizou de Mizar. Dessa vez a experiência terminou em tragédia. A estrutura de um lado da asa se soltou, num voo-teste, matando os dois sócios da empresa.

Combinação de um Ford Pinto com um Cessna, o AVE Mizar terminou em tragédia (Foto Reprodução)
A empresa foi fundada por Henry Smolinski e Harold Blake, ambos formados pela escola de engenharia aeronáutica. Segundo a família de Henry Smolinski em um registo no site Cracked em 2017. Ainda estariam tentando descobrir a verdade sobre o carro em 11 de setembro de 1973. O corpo de um dos sócios (Henry Smolinski) nunca foi identificado. Sem registros dentários. A família busca na justiça até hoje, exumar seu corpo para ter certeza de que ele realmente morreu naquele acidente.
Mas qual era ideia destes carros?
Os protótipos se baseavam em uma espécie de avião barato, onde qualquer pudesse voar. Feito para a família mesmo. Mas os custos de produção eram altos e totalmente inseguros. por isso não foi pra frente.
2021 em diante – Novo conceito de Carro Voador
Nos dias de hoje, sabemos que carro voador será sinônimo de um Drone super potente. Claro, que para a época voar era sinonimo de asas, o que não configura-se para nós do século XXI. Agora, basta uma rápida pesquisa na Internet e encontrará vários projetos de carros voadores que poderiam rapidamente estar nas lojas daqui algum tempo. Para muitos já os chamam de CARRO VOADOR, OU TÁXI VOADOR.

Estes projetos estão sendo tão desenvolvidos que muitos especialistas acreditam que este será em breve um novo “UBER AÉREO”. A ideia deste conceito é uma pessoa comum poder pedir um táxi aéreo rápido e fácil para ir ali na casa de seus país do outro lado da cidade. Ou para um trabalhador ir de sua casa até uma reunião importante no centro da cidade.
Veja abaixo alguns protótipos de carros voadores do futuro, digo, do presente
Fotos: CONVAIR PROJECT(1947)- Arquivos do Museu Aéreo e Espacial de San Diego,
Fotos AVE MIZAR PROJECT (1973) - Perfomance Ford Photos, Arquivos Galpin Motors
e Fotógrafo Doug Duncan, Jornais da época
Fontes Vintage News, Automotive Business, Wikipédia, History Daily, Fórum Cracked, Arquivo Mídia Interessante
Daqui alguns anos você poderá voar de Táxi Drone pedindo pelo Smartphone