Conheça o primeiro Youtuber do Brasil e do Mundo
ESPECIAL

Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil

felipe neto
felipe neto

Primeiro Youtuber do Brasil e do Mundo – Muitas pessoas tem curiosidade em saber quem é o primeiro youtuber, streamer, ou vlogger do mundo, o cara que começou esse grande movimento de falar sozinho de frente para um câmera. E são coisas que você não acha facilmente por aí. Vamos lá, o primeiro youtuber conhecido do Brasil foi o Felipe Neto, no qual abriu sua conta em 2005. Ele estava seguindo uma onda nos Estados Unidos chamada de “video logger”, ou em português vídeo crônica. Que é nada mais do que alguém falando pra uma câmera expressando suas ideias de vida por aí. Felipe Neto, que hoje ele é atacado por alguns em suas ideias, naquela época ele ousou em fazer algo que todos juravam que era coisa de louco.

O que era a vídeo crônica?

Imagine alguém fica falando pra uma câmera, e não estamos falando falar de frente para uma câmera de TV onde inúmeras pessoas vão te ver, e sim para uma filmadora na sua casa, não tendo a mínima ideia se alguém vai ver o seu vídeo. Um sem noção falando sozinho? Talvez sim, este era o contexto da época, “um bobo falando sozinho para uma câmera”. O que hoje é algo normal e muito bem quisto pois amplifica conhecimentos, antigamente era uma pessoa “sozinha forever” em seu quarto falando pra uma câmera algum assunto qualquer sem nada plausível.

Origem do nome VLOG

Um vlog é essencialmente exatamente o que o nome indica: uma forma de blog no qual o meio é vídeo. Mais e mais pessoas estão virando a câmera e “escrevendo” seus blogs falando sobre um tópico ou simplesmente recontando seu dia. Basicamente, se eu fosse ligar a câmera, falar o meu blog em voz alta e postar o vídeo on-line, acabei de criar um vlog … pronto!

Um videoblogue (em inglês videoblogvideolog ou abreviadamente vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos.

Com estrutura geralmente similar a weblogs e fotologs, possui atualização frequente e constitui-se como um site pessoal, mantido por uma ou mais pessoas. Os vídeos são exibidos diretamente em uma página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo.

 VLOG NO MUNDO

O primeiro VLOGER/STREAMER do Mundo!

A primeira pessoa a “falar sozinha de frente para um câmera foi um cinegrafista americano de Nova York chamado John Nelson Sullivan (15 de março de 1948 – 4 de julho de 1989). Foi sempre conhecido por ser o repercussor ao gravar vídeos na cidade de Nova York e na Carolina do Sul, em estilo vlog nos anos 70 e 80.  Ele era onipresente na cena de arte e clubes do centro de Nova York durante os anos 80. Seus vídeos agora estão armazenados em um canal do YouTube chamado 5ninthavenueproject.

NOTA – Janeiro de 2005 / Vloggercon, a primeira conferência vlogger, é realizada na cidade de Nova York

 

O primeiro VLOGER/STREAMER na INTERNET

É pois, é meu amigo, assim surgiu o primeiro vlog do mundo.

Você provavelmente nunca ouviu falar do nome Adam Kontras, mas ele é creditado com a criação do primeiro vlog do mundo na web. Kontras partiu em uma viagem de cross-country a Los Angeles para perseguir seu sonho de estar no show business, e escreveu entradas de blog ao longo do caminho para informar seus amigos e familiares de suas aventuras. Em 2 de janeiro de 2000, ele postou um vídeo com sua primeira entrada no blog e nasceu o primeiro vlog. Os vídeos “The Journey”, como ficaram conhecidos, sempre acompanhavam uma entrada de blog, que era uma conta mais profunda; os vídeos simplesmente começaram como suplementos às histórias escritas, mas, no entanto, ele ainda foi creditado como o primeiro vlogger.

Entry #510 – Coercive Diplomacy – 10 de Abril de 2006

 

LEIA TAMBÉM  As 50 fotos profissionais mais alegres de 2020!

 VLOG NO BRASIL

A extrema importância da ALL TV para o Brasil

alltv all tv logo canal all tv primeiro canal internet brasil - Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do BrasilA ALL TV foi a primeira emissora de TV com transmissão pela Internet. Isto para a época foi de uma abridor de mentes, até mesmo porque no Brasil ou você assinava TV a Cabo (muito caro por sinal), ou você puxava um “Gatonet”  (Só quem tinha dinheiro sobrando) ou você fingia que estava vendo TV a Cabo pela ALL TV. Se chegasse visita na sua casa e você estivesse assistindo ALL TV pela Internet, você era uma pessoa muito antenada.

Uma das primeiras Web TVs do Brasil, a AllTV começou a ser transmitida em 26 de abril de 2002. Em 6 de maio do mesmo ano, a emissora começou a ser transmitida 24 horas por dia. Hoje a AllTV transmite seus programas ao vivo em horários pré-determinados, mas não se mantém mais 24 horas no ar.

O primeiro VLOGER/STREAMER do Brasil

Erico Coronato foi o primeiro Vloger do Brasil, pois foi com ele que o termo Vlog se desenrolou na Internet brasileira. Em 2001 Elcio Coronato começou a produzir pílulas de vídeo na faculdade, o projeto se chamava “Mundo Real” e depois foi rebatizado de “Percepção”.

Em 2002 e nos anos seguintes, esta série de vídeos foi premiada inúmeras vezes na faculdade e se tornou sensação entre os alunos, eles  faziam cópias em VHS e as fitas circulavam de sala em sala. Até que alguém converteu os vídeos das fitas para arquivos de computador em uma resolução bem baixa pra que eles pudessem mandar uns para os outros por e-mail, assim, os vídeos começaram a se espalhar pela web, por e-mail.

Em 2003 Elcio fez um site disponibilizando os vídeos na rede, onde todos pudessem acessá-los. Neste momento o projeto Percepção passou a se chamar TVCaos. Como em 2003, a internet era muito lenta, não existia YouTube, mal existiam vídeos na rede e muito menos de produtores independentes, os vídeos eram de baixíssima resolução, tinham no máximo 3 MB para que fosse possível assisti-los pela internet. O site da TVCaos era simples, uma página com 22 vídeos para serem baixados, nesse primeiro momento o site chegou a ter por volta de 10 mil visitas por dia.

Em 2007, o TVCaos passou a ser um programa ao vivo exibido pela AllTV, a primeira emissora de TV transmitida 24 horas ao vivo pela Internet. Na AllTV o programa era diferente, de debates pesados e com ações inusitadas ao vivo, para se ter uma idéia eles foram os primeiros no Brasil a experimentar o I-Doser, uma espécie de droga virtual.

Como se chamavam os vídeos no inicio?

Vídeos Crônicas ou Vlogs

 

REVOLUÇÃO / YOUTUBE – NASCE UMA ESTRELA

CRIAÇÃO DO YOUTUBE

Esta era uma realidade que em um mundo de Youtube recém nascido surgira. O domínio “YouTube.com” foi ativado em 15 de fevereiro de 2005. YouTube vem do inglês youvocê e tube – tubo, ou, no caso, gíria utilizada para designar a televisão. No caso, You television ficaria algo como “Você televisiona”, “Você transmite”, “Você na telinha”, “Você na tela”, etc., lembrando que, assim como o português, a língua inglesa permite a criação de verbos com base em substantivos.

Primeiro Canal / Primeiro Vídeo do Youtube – 24 Abril de 2005

A primeira apresentação do Youtube é de Jawed Karim – 21 Agosto de 2006

YouTube é denominado uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede em San Bruno, Califórnia. O serviço foi criado por três ex-funcionários do PayPal – Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, no dia 14 em Fevereiro de 2005.

Nesta época a Google queria expandir e não estava satisfeita com um negócio que eles inventaram o tal do “Google Vídeos”, e também não queriam mais sofrer com direitos autorais no futuro, como aconteceu com eles no começo do Google (papo pra outra história) e conforme a apresentação de Kawed Karim, A Google se interessou e comprou o site 2 meses depois desta palestra em 9 de Outubro de 2006, com fechamento do negócio em Novembro de 2006 por um número gigante de US$ 1,65 bilhão; desde então o YouTube funciona como uma das subsidiárias da Google.

Mas porque o GOOGLE pagou tanto dinheiro no YOUTUBE?

Menos de 2 anos após o lançamento, o YouTube se tornou um dos destinos mais visitados na web. Com mais de 100 milhões de vídeos exibidos diariamente na época, pode ser o site de entretenimento que mais cresce na história da World Wide Web. O YouTube havia se tornado o quinto destino da web mais popular, com 100  milhões de vídeos visualizados diariamente e 65.000 novos envios de vídeos por dia, não era um sonho, já era uma realidade.

giphy - Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil

Se a Google não comprasse outros interessados estavam na espreita como o Yahoo, a Microsoft e até mesmo os Estúdios Universal que tinham um site com a url: utube.com, pessoas não sabiam qual era qual, deste modo a universal entravou na justiça para comprar os direitos da url. youtube.com. Perderam claro, e resolveram trocaram por utubeonline.com, e hoje em dia a url: utube.com ganha dinheiro “de boas” sem fazer nada, só por ter enchido de propaganda a url utube.com.

Voltando a palestra dde apresentação da venda do Youtube:

Jawed Karim explicará o processo de pensamento e os eventos que levaram ao desenvolvimento do YouTube. Jawed Karim é o co-fundador do popular site de compartilhamento de vídeos do YouTube. Karim estudou na Universidade de Illinois de 1997 a 2000, quando ingressou no PayPal para se tornar um de seus primeiros desenvolvedores. Ele completou seus créditos restantes no UofI por correspondência e recebeu um bacharelado em CS em 2004.

Aqui nesta ocasião, Jawed Karim diz que o “Blowd Mind” da invenção do Youtube surgiu após não acharem lugares bons na Internet para poderem ver os vídeos do grande Tsunami na Indonésia em 2004.

 

LEIA TAMBÉM  Cenas raras dos locais de gravação do filme De Volta para o Futuro

YOUTUBE NO BRASIL

youtube brasil primeiro youtuber - Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil

E os tempos voam, como não parece, já se passaram alguns anos, e atualmente o Brasil é o segundo maior mercado do Youtube, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Deste modo temos inúmeros Youtubers entre os maiores do mundo como o Whinderson Nunes e o Felipe Neto. Agora responda para você quem foi o primeiro Youtuber do Brasil?

 giphy - Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil

Felipe Neto fez sua conta na plataforma em 15 de Junho de 2006, mas postou somente seu primeiro vídeo em 22 de Abril de 2010, quase 4 anos depois, com um vídeo estilo Felipe Neto. PS. Não é o Paulinho Mixaria com sua risada não, é o Felipe Neto mesmo. O legal que ele fez questão de deixar o vídeo, e não fez questão de tirar.

Felipe Neto – 22 de Abril de 2010

 

O primeiro YOUTUBER do Brasil

Primeiro Youtuber do Brasil – Se você chutou Felipe Neto, ou Elcio Coronato (o primeiro vlogueiro do Brasil). Você errou! Errou feio, errou rude. O primeiro Youtuber do Brasil interpretava alguns teasers, dentre eles, o primeiro foi um personagem chamado Pastor Cerafim. O nome dele é Guilherme Zaiden (@gzaiden), atualmente ele é humorista e voltou depois de muitos anos a fazer vídeos novamente para a plataforma.

PRIMEIRO VÍDEO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO YOUTUBE

Jesus te ama!! (Pastor Cerafim)

O primeiro vídeo do Youtube, foi um Pastor chamado Cerafim. Pastor? Cerafim? Como assim? Isso mesmo, na verdade é um vídeo crônica de um rapaz que criou o canal chamado TEASER (ATUAL GZAIDEN), ele postou e parou, voltou agora recentemente, o canal reformulado conta agora com cerca de 55 mil inscritos de pessoas que souberam que ele foi o primeiro. Se ele tivesse continuado com certeza ele seria um dos maiores Youtubers do Brasil, quem sabe do mundo. Mas infelizmente na vida há coisas que não temos como prever, nem ter bola de cristal, não é mesmo? Ele fez sua inscrição no Youtube no dia 4 Março de 2006 e publicou um vídeo 10 dias depois.

guilherme zaiden primeiro youtuber do Brasil - Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil

De emo a modelo. Guilherme Zaiden hoje, o primeiro youtuber do Brasil com pouco mais de 55 mil inscritos.

O vídeo abaixo é uma vídeo-crônica que estava em alta na época entre os vlogueiros. Assim nascia o Pastor Cerafim.

TEASER (ATUAL GZAIDE) – 14 de Março de 2006

 

O auge do futuro invisível aos olhos do presente desprezado

Depois do surgimento do Youtube, ninguém acreditava que uma pessoa falando pro nada, poderia agregar alguma coisa na vidas das pessoas.  (o que foi o erro de todos na época) “Youtube! Aquele site de vídeo legal que só tem memes e besteira?” E hoje é sinônimo de conhecimento.

NOTA – É importante ressaltar que os Youtubers que abriram seus canais antes do ano de 2012, não fizeram por dinheiro. Agora canais a partir de 2013 sim, já fizeram o canal buscando interesse totalmente no dinheiro.

 NOTA 2 – Em 2008, com o eminente real evolução da plataforma. A Rede Globo declarava que estaria mais com medo do Youtube do que com a concorrência.

internt anos 90 - Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil

internet anos 90

Fontes Motion Source, 4 tvs e Youtube, e Arquivo Mídia Interessante.com

 

LEIA TAMBÉM  "Better Call Saul" e a importância de um "spin-off" para entender contextos da série original

Quais eram os apresentadores de maior influencia entre os jovens em 2010? Antes dos youtubers

giphy - Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil

Publicação primeiro Youtuber do Brasil e do Mundo

LEIA TAMBÉM  História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?
LEIA TAMBÉM  "Primeiro youtuber" do Brasil nos anos 80 lança seu canal na plataforma

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.