História do ASMR - como surgiu o ASMR
ESPECIAL

História do ASMR – Afinal, como surgiu o ASMR?

asmr sweetcarol - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

História do ASMR – como surgiu o ASMR – O ASMR, quando surgiu sua concepção de existência, por volta de 2009, não tinha nem nome para falar a verdade, quando ele surgiu nem estudado pela Ciência tinha sido. No entanto, sempre soube-se de uma existência de gatilhos auditáveis e formigamento no cérebro que ajudava a pessoas a relaxar e dormir, o famoso dormir com barulhos de chuvas, no qual, muita gente faz. Ou seja, existia algo a ser estudado, porém anteriormente nunca havia sido estudado cientificamente.

asmr historia free image - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Estudos Científicos do ASMR

Após 4 anos, somente após a ascensão de popularidade no Youtube e do Youtube em 2012, o ASMR começou a ser mais inclinado a analises e testes. Segundo informações que retiramos do Wikipédia, vários cientistas publicaram ou tornaram públicas suas reações e opiniões da ASMR. O artigo mais conhecido foi publicado em 12 de março de 2012, Steven Novella, diretor de Neurologia Geral da Faculdade de Medicina de Yale, publicou um post sobre ASMR em seu blog Neurologica (link original).

Steve Novella - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Steven P. Novella (29 de julho de 1964) é um neurologista e professor assistente na Escola de Medicina da Universidade de Yale.Ele é mais conhecido pelo seu envolvimento no movimento cético.

Quanto à questão de saber se o ASMR é um fenômeno real, Steven Novella disse

“…neste caso, não acho que exista uma resposta definitiva, mas estou inclinado a acreditar que sim. Há várias pessoas que parecem ter independentemente experienciado e descrito o fenômeno com detalhes bastante específicos. Dessa forma, é semelhante às dores de cabeça da enxaqueca – sabemos que elas existem como uma síndrome principalmente porque muitas pessoas diferentes relatam a mesma constelação de sintomas e história natural”. Novella postulou provisoriamente as possibilidades de que o ASMR pudesse ser um tipo de ataque prazeroso ou outra maneira de ativar a “resposta ao prazer”.

 giphy - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Como surgiu o ASMR?

Pois bem, nós do Mídia Interessante montamos um cronograma ano a ano, aqui abaixo, para você entender melhor a evolução.

giphy - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

2007 – A história é o seguinte…a concepção ASMR surgiu na Internet no dia 29/10/2007 (Aniversário ASMR) com um Tópico de fórum ‘Sensação estranha é bom’ iniciado por um membro de codinome okaywhatever no site de fórum sobre saúde, chamado stablehealth.com. 

Primeiro nome Sensação estranha

Em 2008, abriram-se outros tópicos e denominaram a palavra Orgasmo Cerebral Induzido por Atenção (AIHO).

Segundo nome Orgasmo Cerebral

Em 2009 surge o primeiro canal de sussurro no YouTube pela WhisperingLife

Terceiro nome Susurros – Whispers

giphy - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?Em 2010, uma mulher chamada Jennifer Allen, participante de um fórum, comentou que também sofria de dificuldades para dormir e ansiedade. E que utilizava-se desta técnica de relaxamento, ouvindo sons de chuva, sons de trovão, som de lareira, para ajuda-la a dormir. No entanto, percebeu-se que muitos da comunidade também se utilizava deste método, mas não somente estes e sim inúmeros gatilhos. Ela com apoio do grupo de fórum chegaram a um senso comum que o nome seria ASMR.

No mesmo ano fundou-se o Facebook ASMR Group, e logo em seguida a criação do primeiro site sobre o assunto, o http://www.asmr-research.org lançado por Jennifer Allen site já desativado atualmente.

giphy - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Se propôs que o fenômeno fosse denominado Autonomous Sensory Meridian Response” (em português: Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano). Jeniffer Allen escolheu as palavras com a intenção ou considerando que elas tivessem os seguintes significados específicos:

  • Resposta (Response) – refere-se a uma experiência desencadeada por algo externo ou interno
  • Sensorial (Sensory) – referente aos sentidos ou sensação
  • Autônoma (Autonomous) – espontâneo, autônomo, com ou sem controle
  • Meridiano (Meridian) – significando um pico, clímax ou ponto de maior desenvolvimento

Allen declarou em uma entrevista de 2016 que ela propositadamente selecionou esses termos porque eram mais objetivos, confortáveis ​​e clínicos do que termos alternativos para a sensação. Na entrevista, Allen explicou que selecionou a palavra meridiano para substituir a palavra orgasmo e disse que havia encontrado um dicionário que definia meridiano como “um ponto ou período de maior desenvolvimento, maior prosperidade ou algo parecido”.

2010 – Nome final aceito pela comunidade – ASMR “Autonomous Sensory Meridian Response”

Em 2011, o Wikipedia estava excluindo todas as tentativas de verbetes explicando nome ASMR, dai então com ajuda de grupos do Facebook fizeram um pedido formal para aceitarem o verbete. 

 asmr 2 - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Como se tornou esta febre mundial?

A primeira youtuber que propôs fazer um canal só de ASMR foi a WhisperingLife. (26/03/2009). Não se sabe exatamente o motivo real da ideia dela fazer um canal de sussurros. Ela já disse em entrevista que nem sabe o motivo.

Primeiro vídeo ASMR de todos – 26 de março de 2009

    • Descrição do primeiro vídeo, “Eu sei que isso pode soar muito estranho para alguns, mas adoro ouvir as pessoas sussurrarem! Então eu pensei que faria um canal de sussurros. Não haters, por favor. Se você não gosta, saia do meu canal … simples como 🙂 Para aqueles de vocês que adoram ouvir as pessoas sussurrarem também … espero que gostem dos meus sussurros !! xx ”
    • Postagem do primeiro visualizador: gabe quihuis, “você é incrível, vou verificar se há novidades suas com a maior frequência possível, continue assim, você obterá seguidores”
    • Segunda postagem do visualizador: KevL75, “Eu não sei sobre ‘fetiche’. Eu não acho nada sexual! Eu acho que é uma coisa maternal. Tenho uma lista de reprodução enorme que coloco à noite e nunca fiquei acordado para ouvi-la o tempo todo. ”
  • Na seção Sobre , WhisperingLife, “Ainda me surpreende quantas pessoas amam sussurrar. Olhando para trás, para 2009, quando fiz o primeiro canal dedicado ao sussurro, eu nunca pensei que se tornaria tão grande! É fantástico.”

girls make asmr cartoon character 73842 434 - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

História do ASMR – como surgiu o ASMR

Lista dos primeiros artistas ASMR desde 2009

2010:

2011:

giphy - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Gatilhos mais agradáveis

Em uma das pesquisas, feita por neurocientistas da Universidade Swansea, no Reino Unido, foram identificados vários gatilhos responsáveis por despertar sensações de prazer e relaxamento em quem assiste aos vídeos. Os pesquisadores identificaram os estímulos preferidos pelas pessoas e fizeram um ranking.

  1. Sussurros (75%)
  2. Atenção pessoal (69%)
  3. Sons nítidos, como bater as unhas em objetos, arranhar e outros (64%)
  4. Sons vagarosos (53%)
  5. Sons repetitivos (36%)
  6. Sorriso (13%)
  7. Barulho de avião (3%)
  8. Barulho de aspirador de pó (2%)
  9. Risada (2%)

ASMR NO MUNDO

A ASMR artista mais famosa até hoje no Mundo

Maria Viktorovna primeira asmr - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Maria Viktorovna é a primeira youtuber com 1 milhão de Inscritos com ASMR

Mesmo depois de todos estas pessoas postarem seus vídeo como mencionamos acima. A Maria Viktorovna de origem russa, é que conseguiu triunfar e ganhar dinheiro com o Youtube neste segmento. Hoje ela esta bem rica morando na Califórnia. Foi a primeira ASMR artista a  ganhar 1 milhão de inscritos.

ASMR NO BRASIL

Como foi no Brasil?

Nós pesquisamos muitos para saber qual foi realmente a primeira youtuber brasileira a postar um Canal de ASMR. Achamos um canal que talvez tenha sido realmente a primeira, mas infelizmente não temos certeza. O canal atual LuvASMR

luv asmr - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Canal LuvASMR –  15 de abril de 2014

luv asmr - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

eu girassol primeiro video asmr - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?O segundo vídeo atual Eu-Girassol, talvez tenha sido o segundo vídeo ASMR totalmente em português do Youtube.

 

 

 

Canal Eu, Girassol –  6 de out. de 2014

Logo em seguida, a Youtuber que realmente popularizou o ASMR no Brasil foi a Mari Santarém do canal SoftSpokenFox. Logo em seguida veio Sweet Carol, Monique Colin, Bella e Tenshi que foram as protagonistas pela audiência do ASMR brasileiro. 

softspoken mari santaren - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Mari Santaren (SoftSpokenFox) ajudou a popularizar os ASMR no Brasil

Canal Softspoken Fox 21 de março de 2015.

 

Canal Softspoken Fox 28 de março de 2015

Youtuber mais popular do Brasil e primeira a chegar a 1 milhão de inscritos!

asmr - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Sweet Carol é hoje a youtuber mais reconhecida no ASMR Brasil

Mariane Carolina Rossi é de ITAPIRA – SP mais conhecida como Sweet Carol. Pelo que sabemos ela era seguidora do canal da Mari Santarém, no qual ela se inspirou para fazer seu primeiro vídeo ASMR. (abaixo).

Canal Sweet Carol 29 de mai. de 2015

O Canal da Monique, influenciada pela Sweet Carol, também foi uma das pioneiras a popularizar o ASMR no Brasil, juntamente com a Mari Santaren (Softspoken Fox).

Logo em seguida vieram outros vários canais em português como

DIANALITTLE CATJHENIFERANGELICA,  TENSHIBLUE ANGELSABRINAGAROTA QUE SONHANATUREZAAMANARIALUAPMONICA LAIRASINTARELAXA e MARIA PAULA.

monique bantoneto colina asmr - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Monique Antoneto Colin decidiu abrir um canal exclusivo para ASMR

 

Canal Monique Colin Always – 07 Setembro de 2015

Outros primeiros vídeos ASMR em Português ano de 2015

Canal Eu,Girassol 28 de abr. de 2015

 

Canal Mônica Lara 23 de jun. de 2015

Canal Tenshi ASMR 16 de jul. de 2015

 

Hoje são mais de 13 milhões de  publicações de asmr artistas no Youtube

giphy - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

ASMR EM PORTUGAL

Em Portugal o ASMR “exclusivamente em português de Portugal”, demorou-se um pouco para começar, foi por volta de 2017. Como no começo os youtubers portugueses em geral preferiam gravar seus vídeos em inglês, pois Portugal não tem muitos habitantes. Eles pensavam que em inglês teriam mais inscritos e visualizações, o que não é bem o que acontece. Clique neste link explicamos este fenômeno.

A primeira pessoa popularizar de fato o ASMR na versão PT/PT é a Madame Butterfly em seguido a Maya ASMR

pt asmr amdame butterfly - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Madama Butterfly ASMR

 

 

pt maya asmr 1 - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Maya ASMR

 

Entrevista com Sweet Carol | The Noite (18/05/18)

sweet carol asmr - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

Sweet Carol

 

 

Fontes – Arquivo, notas antigas e e pesquisa de vídeos Mídia Interessante, Wikipédia e site oficial Universidade ASMR.

giphy - História do ASMR - Afinal, como surgiu o ASMR?

 

LEIA TAMBÉM  Quem inventou o Vlog? Conheça o primeiro Youtuber do Brasil
LEIA TAMBÉM  Descobertos mais 12 luas em Júpiter, no total somam 79

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.