Chegou a hora!! MARTE já teve vida? E água liquida? Vamos acompanhar esse momento histórico da exploração espacial, o pouso de um rover em Marte, dessa vez é o Perseverance da NASA.
Perseverança , apelidado de Percy , é um carro de tamanho grande. Projetado para explorar a cratera Jezero em Marte como parte da missão NASA ‘s Mars 2020. Foi fabricado pelo Jet Propulsion Laboratory e foi lançado em 30 de julho de 2020, e está programado para pousar em Marte em 18 de fevereiro de 2021, às 17 horas de Brasilia.
Perseverance carrega sete instrumentos científicos e possui um total de 19 câmeras e dois microfones. O rover está carregando o helicóptero Ingenuity , uma aeronave experimental que fará o primeiro vôo motorizado em outro planeta.
Alguns canais do Youtube vão transmitir ao vivo a chegada do Rover. No caso, a NASA e para o publico falante português, teremos Canal SPACE ToDAY do Sérgio Sacani e o canal Dobra Espacial. E o mais incrível, a pedido do Ministro brasileiro e ex astronauta Marcos Pontes, o Brasil também ira mostrar a chegada do Rover de forma oficial do Governo, no Canal do Youtube do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Brasil reconhecendo a importância da Astronomia para o desenvolvimento tecnológico.
EM DIRECTO – AO VIVO
SIMULAÇÃO DA NASA
DESCRIÇÃO DO VIDEO YOUTUBE – Animações para mídia e uso público. Este carretel retrata eventos importantes durante a entrada, descida e pouso que ocorrerão quando o rover Perseverance da NASA pousar em Marte em 18 de fevereiro de 2021. No intervalo de cerca de sete minutos, a espaçonave diminui a velocidade de cerca de 19.500 km / h no topo da atmosfera marciana a cerca de 2 mph (3 km / h) no toque em uma área chamada Cratera de Jezero. O Perseverance buscará sinais de vida microbiana ancestral em Marte, coletará e armazenará rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira), caracterizará a geologia e o clima do planeta e abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho. Para mais animações e vídeos do rover Perseverance Mars 2020 da NASA,