Primeira foto de celular (tele móvel) – Já publicamos aqui no Mídia Interessante as fotos mais importantes e impactantes do mundo em várias ocasiões, desde fotos que marcaram época a fotos que revolucionaram décadas. A importância da fotografia para humanidade é o alinhamento do grande cronograma da História.
Primeira foto de celular (tele móvel)
A história diz que…
O ano era 1997, Philippe Kahn é é um engenheiro de software e empresário do ramo de tecnologias inovadoras, Em um certo dia, estava preso em uma maternidade no norte da Califórnia, sem nada para fazer. Motivo? O empresário de software foi enxotado pela esposa enquanto ela dava à luz sua filha, Sophie. Então Kahn, que estava trabalhando com tecnologias que compartilham imagens instantaneamente por e-mail.

Philippe Kahn divulgação
Como qualquer invenção, a configuração era tosca: um computador, uma câmera digital conectada ao seu celular flip-top, sincronizada por algumas linhas de código que ele havia escrito em seu laptop no hospital. Mas o efeito transformou o mundo: o dispositivo de Kahn capturou os primeiros momentos de sua filha e os transmitiu instantaneamente para mais de 2.000 pessoas.
Ele conectou sua câmera digital, seu telefone Motorola (o modelo mais popular na época) e um laptop e iniciou o software que havia desenvolvido, o que lhe permitiu compartilhar instantaneamente a foto com o mundo.
Entenda melhor nesta foto…

Primeira foto de celular – Aqui nesta foto (acima) você tem uma luz de como ele conseguiu fazer para compartilhar a foto digital pela web
Ele disse: “Isso foi em 1997. A web tinha quatro anos. O que fiz foi criar o retrato do século 21, a primeira câmera, o primeiro telefone que pode apontar, disparar e compartilhar instantaneamente. Pensávamos que haveria aplicações em todos os tipos de coisas, o jornalismo cidadão é o primeiro, mas depois a telemedicina, a digitalização, o código de barras. O que estamos fazendo é tentar usar isso para realmente melhorar um pouco a vida de todos e tornar todos mais felizes e saudáveis ”.

Sua filha 9 anos depois tirando uma foto dele com o que ele inventou
Kahn logo refinou seu protótipo ad hoc e, em 2000, a Sharp usou sua tecnologia para lançar no Japão o primeiro telefone com câmera integrado disponível comercialmente. Os telefones foram introduzidos no mercado norte-americano alguns anos depois e logo se tornaram onipresentes. A invenção de Kahn alterou para sempre a forma como nos comunicamos, percebemos e experimentamos o mundo e lançou as bases para smartphones e aplicativos de compartilhamento de fotos como Instagram e Snapchat. Os telefones agora são usados para enviar centenas de milhões de imagens ao redor do mundo todos os dias – incluindo um bom número de fotos de bebês.
Kahn funda a LightSurf em 1998, pouco depois de ter criado a primeira câmera do telefone com solução para compartilhar fotos instantaneamente nas redes públicas em 1997. O ímpeto para esta invenção foi o nascimento da filha de Kahn; ele estava equipado com um telemóvel com uma câmera digital que enviou fotos em tempo real. A LightSurf foi formada para tirar proveito da convergência explosiva de tecnologia sem fio de mensagens, Internet e mídia digital.
11 de junho de 1997
Primeira Foto de Telefone Móvel, 1997

A primeira imagem capturada por um dispositivo móvel e posteriormente compartilhada em meios sociais na internet.
(Crédito da foto: Philippe Kahn).
Por Mídia Interessante com informações de Connexion France, 100 Photos Time, Wikipédia, Spectrum e Arquivo Mídia Interessante
Fotos subjetivas – Como os meios de comunicação podem manipular a verdade?
Vencedoras do Concurso de Fotografia de Viagem da National Geographic 2019
O dia em que a China parou! 32 fotos das ruas vazias de Xangai durante o surto de Coronavírus
Centro Universitário FAG lança curso de graduação em Fotografia