Mônica e Mafalda juntas – O argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, nasceu em Mendoza, 17 de julho de 1932 e faleceu em Mendoza, 30 de setembro de 2020, foi historiador gráfico e criador de história em quadrinhos argentinos. Ficou famoso por desenhar, Mafalda. Foi uma tira de jornal (tirinhas eram famosas antigamente), apresentando uma menina (Mafalda) preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.
Uma menina questionando o mundo
A obra mais famosa de Quino é a tira cômica Mafalda, publicada entre os anos 1964 e 1973. Conhecida em tirinhas de jornais, Mafalda questionava todos os problemas políticos, de gênero, e até científicos que afligiam sua alma infantil e, ao mesmo tempo, refletia o conflito que as pessoas da época enfrentavam, sobretudo com a progressiva mudança dos costumes e a já incipiente introdução da tecnologia no cotidiano.
Um bom exemplo é a tira onde Mafalda ouve no rádio:
-
- “O Papa fez um chamado à paz”
E, com sua ingenuidade infantil, responde ao aparelho:
-
- “E deu ocupado como sempre, não é?”
Apesar de ter sido interrompida ainda no começo dos anos 1970, Mafalda possui uma legião de fãs, e o trabalho de Quino ainda tem reconhecimento internacional, como um dos maiores cartunistas do mundo. Quino criou vários personagens, mas a personagem mais famosa é Mafalda, uma menina de quase 8 anos que odeia sopa.
2014 – O encontro
Mônica e Mafalda se conhecem:
Em comemoração aos 50 anos de Mafalda, Mauricio de Souza visita Quino na cidade de Mendonça e o faz uma homenagem. Ele desenha Mônica e Mafalda juntas. Fãs brasileiro e argentinos ficaram muito felizes.
DESENHO OFICIAL – MAURICIO DE SOUSA
2020 – O reencontro
Após a morte de Quino, Mauricio de Sousa faz uma homenagem ao artista:
“O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”, salientou Mauricio de Sousa.
DESENHOS DE FÃS – DESENHOS NÃO OFICIAIS
Após a morte de Quino, muitos fãs pensaram que este desenho abaixo era oficial de Mauricio de Sousa e fazia referencia, no qual, Mônica consolava Mafalda pela morte de seu criador Quino. Mas na verdade não. Ele é de 2019. Foi desenhado por uma fã, chamado Nando Motta. O Artista retratou as duas personagens mais icônicas dos quadrinhos da América Latina, mas era uma mensagem de uma visão positiva do desenhista Nando Motta, sobre a situação econômica da Argentina.
“Intenção era passar mensagem de carinho”, diz autor de charge em que Mafalda abraça Mônica


Outros fãs

Caricatura por fã Tonidagostinho
Você já viu os vídeos gibi da Turma da Mônica em inglês? “Monica’s Gang”
Seu Madruga nunca pagava mesmo o aluguel para o Senhor Barriga?
