Votar no espaço é possível desde 1997 - É possível votar no espaço?
Curiosidades Universo

É possível votar no espaço?

voto no espaço2 - É possível votar no espaço?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

É possível votar no espaço? Sim, é possível votar do Espaço! Legal, né? Essa é uma das perguntas que muitas pessoas se fazem. Se a pessoa está em órbita, ela tem o direito civil de votar? Votar no espaço é possível desde 1997. Todo astronauta tem o livre arbítrio de exercer seu poder se quiser. Para que um astronauta vote, cada país terá o direito de lhe permitir tal ato, ambos, o país e o astronauta tem que arrumar o jeito de captação para este voto. Se acontece no Brasil, e  o nosso Ministro estivesse por lá, o TSE teria que ver com o Marcos Pontes como seria recebido este voto.

Nos Estados Unidos, como os Estados cada um tem sua lei. A captação do voto, é possível, graças ao Estado do Texas que viabiliza o processo de recebimento. Mas, um americano pode votar como estivesse em sua cidade natal, sem problemas.  Um projeto de lei foi aprovado para permitir legalmente o voto do espaço no Texas. Desde então, vários astronautas da NASA exerceram esse dever cívico em órbita. Enquanto a NASA trabalha para enviar astronautas à Lua em 2024 e, eventualmente, a Marte 2030, a agência planeja continuar a garantir que os astronautas que desejam votar no espaço sejam capazes de fazê-lo, não importa onde eles estejam no sistema solar.

voto no espaço - É possível votar no espaço?

Astronautas votando

Astronautas nas Eleições Presidenciáveis de 2020

As informações abaixo encontramos no site Oficial da NASA e a reproduzimos, acompanhe:

Os americanos exercem seu direito de voto em todo o mundo e, para a eleição de novembro 2020, poucas cédulas terão viajado tão longe quanto as feitas pelos astronautas da NASA que vivem e trabalham a bordo da Estação Espacial Internacional. Durante os primeiros dias do vôo espacial humano, os astronautas só visitavam o espaço por dias, ou talvez semanas, de cada vez. Hoje, os astronautas normalmente ficam no espaço para missões de seis meses na estação espacial, aumentando as chances de um viajante espacial sair do planeta durante uma eleição. Então, como se vota do espaço?

Como funciona

Como outras formas de votação ausente, a votação do espaço começa com um aplicativo de cartão postal federal ou FPCA. É o mesmo formulário que os militares e suas famílias preenchem enquanto servem fora dos Estados Unidos. Ao preenchê-lo antes do lançamento, os membros da tripulação da estação espacial sinalizam sua intenção de participar de uma eleição do espaço.

Como os astronautas se mudam para Houston para o treinamento, a maioria opta por votar como residentes do Texas. Claro, os astronautas da NASA vêm de todos os lugares, então aqueles que desejam votar como residentes de seus estados de origem podem trabalhar com seus condados para fazer acordos especiais para votar do espaço.

Depois que seu FPCA é aprovado, o astronauta está quase pronto para votar. Como muitas coisas boas no espaço, a votação começa com uma experiência. O secretário do condado que gerencia as eleições no condado de origem do astronauta envia uma cédula de teste para uma equipe do Johnson Space Center da NASA em Houston. Em seguida, eles usam um computador de treinamento da estação espacial para testar se são capazes de preenchê-lo e enviá-lo de volta ao secretário do condado.

Após um teste bem-sucedido, uma cédula eletrônica segura gerada pelo cartório do Condado de Harris e condados vizinhos no Texas, é transmitida pelo Centro de Controle da Missão de Johnson ao membro da equipe eleitoral. Um e-mail com credenciais específicas do membro da tripulação é enviado do County Clerk para o astronauta. Essas credenciais permitem que o membro da tripulação acesse a cédula segura.

O astronauta então lançará seu voto, e a cédula preenchida e segura é baixada e entregue de volta ao Cartório do Condado por e-mail para ser registrada oficialmente. O escrivão tem sua própria senha para garantir que ele seja o único que pode abrir a cédula. É um processo rápido e o astronauta deve se certificar de enviá-lo até as 19h, horário local, no dia da eleição, se estiver votando como residente do Texas.

voto Untitled design 37 - É possível votar no espaço?

Os astronautas vão votar nesta eleição?

A tripulante da expedição 63/64 Kate Rubins foi designada para uma missão de seis meses com lançamento em 14 de outubro e votará do espaço. Não será a primeira vez – Rubins também votou na Estação Espacial Internacional durante a eleição de 2016.

Com um SpaceX Crew Dragon programado para transportar três membros adicionais da tripulação dos EUA para a estação espacial em 31 de outubro como parte da missão Crew-1, Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker chegarão à estação espacial a tempo de lançar o elenco suas cédulas lá também. Todos os três preencheram a papelada e estão prontos para fazê-lo. 

LEIA TAMBÉM  NASA LRO confirma camadas finas de gelo na Lua

LEIA TAMBÉM  A maior piscina do mundo é tão grande que você pode ver do espaço