Asteroides que podem colidir com a Terra e suas chances reais – Algum tempo atrás, publicamos aqui no Mídia Interessante, se realmente havia possiblidade de um asteroide colidir com a Terra? Qual eram as chances reais?
Muita gente tem medo de uma asteroide cair na Terra em alguns anos. Mas na ocasião reafirmamos que as chances reais de um a asteroide encontrar com a Terra são NULAS EM ANOS.
Asteroides que podem colidir com a Terra

asteroides que podem colidir com a Terra – Bennu e Da.1950 fazem parte desta lista de mega asteroides
O medo maior de um asteroide colidir com a Terra, aconteceu quando astrônomos foram pegos de surpresa por um asteroide que passou raspando a Terra. O 2012TC4, ficou conhecido por ser um dos poucos asteroides descobertos em um tempo muito curto. Esse asteroide passa de “raspão” em Outubro de 2017, como já publicamos aqui no Mídia Interessante, no qual, alertado pelo site Apollo 11 o asteroide 2012 TC4 vai passar de raspão na Terra. Já a NASA vai utiliza-lo para estudar desvios de asteroides, como você pode ler em: NASA vai estudar seu primeiro desvio de asteróide já em Outubro 2017.
Sem piscar o olho e sem preocupações
Atualmente a NASA e as demais agencias espaciais do mundo todo, além de, junto com absolutamente todos astrônomos sejam profissionais ou amadores, TODOS, de todas as partes do mundo, escaneiam, o espaço a todo o momento.

asteroides que podem colidir com a Terra
Pessoas são pagas só para isso
Alguns departamentos de dentro das Agencias Espaciais principalmente da NASA e da ESA trabalham para arrumar um jeito de desviar uma futuro asteroide que possa vir colidir com a Terra.
São somente 2 grandes alternativas reais que se pode fazer neste caso:
- DESVIAR A ROTA DO ASTERÓIDE
Para não haver qualquer tipo de pedaços que possam cair na Terra e gerar até mesmo Tsunamis gigantes, ou qualquer outro fator, como aconteceu com os Dinossauros. A alternativa numero 1 é desviar o asteroides, neste sentido há vários estudos como mandar um sonda, desviar por laser e assim por diante.
Após “surpresas” a NASA investirá mais pesado em defesa à Asteróides
- EXPLOSÃO NUCLEAR OU ALGO SIMILAR
Este fator, só poderia ser levado em consideração pelos astrônomos, se realmente o fator anterior e principal, fosse incapaz. Este fator explodiria o Asteroide em pedacinhos que poderiam ou não ser queimados pela atmosfera da Terra.
- AÇÃO / REÇÃO (Rebater)
Este feito na verdade não existe. Não há possibilidade de rebater algo que vem do Espaço. Ele surgiu como uma forma de brincadeira de Matt Groening e David X. Cohen no desenho animado FUTURAMA em rebater um bola de lixo que estava vindo em direção a Terra. E foi dos episódios épicos mais comentados do Futurama. Episódio: O mal do Século. Se caso você não assistiu, indicamos este episódio, disponível no Youtube.
https://youtu.be/-DSHYKmwwA0
Apophis – Recalculando rota…
Observações adicionais mais recentes da trajetória do Apophis revelaram que a fenda provavelmente não será atingida, assim, em agosto de 2006 o Apophis foi rebaixado para nível 0 na escala de Turim. Até 16 de abril de 2008, a probabilidade de impacto em 13 de abril de 2036 era calculada como sendo de 1 em 45.000. Agora um novo estudo que acompanha o asteroide há 16 anos, recalculou Apophis, e o resultado:
2029: NULA (Calculo 2004 = 1 em 145 mil: 2,7% / Novo Calculo 2020= 0,0%)
2036: NULA (Calculo 2004= 12,5 milhões / Novo Calculo 2020= 0,0%)
2068: 1/145 mil (0,00067% de chance).
Em 2004 quando foi descoberto a chance era de 2,4% para 2029, agora é de 0,00067% para 2068. Os astrônomos usaram o efeito Yarkowski e o monitoramentos que fizeram do asteroide Apophis e com isso recalcularam as chances dele colidir com a Terra, 0.00067% em 12 de abril de 2068.
- Esta possibilidade mantém o asteroide no Nível 1 da escala de perigo de impacto de Turim desde agosto de 2006.
A escala de Turim é um método de classificação dos objetos próximos da Terra, como asteroides e cometas, baseado no risco de colisão e no potencial destrutivo destes corpos. Esta escala foi criada durante uma convenção astronômica na cidade de Turim e é considerada uma ferramenta para astrônomos e o público em geral. A escala baseia-se nas dimensões do corpo celeste e na probabilidade de colisão atribuindo-lhe um nível, que vai do nível 0 (Branco) – nenhum risco iminente, pouquíssimo risco (verde), algum cuidado (Amarelo), ao nível 10 (Vermelho) – colisão capaz de alterar todo o clima do planeta causando uma catástrofe global.
CHANCES
PROBABILIDADE 2029: NULA (Verde)- Chance de colisão extremamente improvável.
PROBABILIDADE 2026: NULA (Verde) – Chance de colisão extremamente improvável.
PROBABILIDADE 2068: 1 em 145 mil (Amarelo) – Merece Atenção por parte dos Astrônomos.
PROBABILIDADE +2100: MUITO BAIXA (Amarelo) – Merece Atenção por parte dos Astrônomos.
ACOMPANHAMENTO: DA TERRA
OS MAIORES
Afinal, quais são os asteroides grandes mais prováveis na escala de Turim?
Tem somente 3 grandes asteroides até o momento que poderiam fazer algum dano global ao Planeta Terra, como Tsunamis e outros desastres. Porém eles por enquanto, não passam do Nível Amarelo. Sendo eles o Apophis para 2068, o 1950 D.A para 2880 e o 101955 Bennu para 2169. Então realmente você não se deve preocupar.
Tem mais publicações que fizemos a respeito de Asteroides e o Universo, acompanhe:
htttp//:www.midiainteressante.com/universo
Stephen Hawking: “O homem deveria se espalhar pelo Universo”
NASA vai estudar seu primeiro desvio de asteróide já em Outubro 2017
asteroides que podem colidir com a Terra
asteroides que podem colidir com a Terra
asteroides que podem colidir com a Terra