Táxi Drones-Daqui alguns anos você poderá voar pedindo no Smartphone
Curiosidades Internet

Daqui alguns anos você poderá voar de Táxi Drone pedindo pelo Smartphone

Táxi Drone carro voador do futuro - Daqui alguns anos você poderá voar de Táxi Drone pedindo pelo Smartphone
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Táxi Drones – Alguns anos atrás, o conceito “UBER” revolucionou o meio de transporte privado urbano. O UBER para quem não sabe é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante e concorrente direto ao tradicional táxi. É conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”. Muitos não sabem mas o UBER foi fundado em 2009 mas só popularizou anos atrás e hoje está em 63 países.

Este drone táxi, também conhecido como drone de passageirodrone táxitáxi voador, helicóptero elétrico simples, ou até mesmo carro voador. é um tipo de veículo aéreo pessoal (PAV). O primeiro drone de passageiro foi apresentado na Consumer Electronics Show (CES) 2016 por empresários chineses e é chamado de Ehang 184.

Hoje a tecnologia proporciona muitas inovações fantasísticas. Anos atrás quando o TESLA revolucionou o mercado com carro autônomos, muitas pessoas simplesmente não acreditaram:

Já é comum ver motoristas Tesla dormindo ao volante no piloto automático

Futuro do transporte aéreo privado

Agora se pararmos para pensar sobre o transporte aéreo, a primeiro coisa que vem a cabeça são os jatinhos de executivos e os helicópteros alugados. No qual, são conceitos muito caro para o padrão de um cidadão comum. Mas o que hoje é impensável, daqui alguns anos, um novo conceito de transporte aéreo pode surgir, e o mais incrível simples, fácil e tudo com um clique em aplicativo, assim tão fácil como pedir um carro no UBER. São os taxi aéreos.

Novo conceito de transporte aéreo (Drone Táxi ou Carro Voador)

Este novo conceito ainda esta em fase de testes em vários cantos do mundo com inúmeros projetos e milhas de empresas. Basta fazer uma rápida pesquisa na Internet e encontrará vários projetos. É nada mais nada menos que um DRONE, só que com capacidade de carga e muito maior do que o já conhecemos. Para muitos já os chamam de CARRO VOADOR, OU TÁXI VOADOR.

Estes projetos estão sendo tão desenvolvidos que muitos especialistas acreditam que este será em breve um novo “UBER AÉREO”. A ideia deste conceito é uma pessoa comum poder pedir um táxi aéreo rápido e fácil para ir ali na casa de seus país do outro lado da cidade. Ou para um trabalhador ir de sua casa até uma reunião importante no centro da cidade.

Custo beneficio

Muitas pessoas atribuem aos drones táxi voador, um custo futuro mais barato por eles serem elétrico e não precisarem de combustível, abaixando e muito o custo da viagem.

FUTURO(?): Os problemas a enfrentar

 

Muitas regras de segurança a serem testadas (regulamentações do espaço aéreo)

Hoje em dia tudo que voa, trás em sua bagagem uma grande gama de estudos e concordâncias internacionais. Todos sabemos que não é só colocar um veículo para voar e pronto. As questões de segurança tem que ser mais que comprovada. No Brasil, por exemplo tudo que voa tem que passar por rigorosos testes da ANAC e responder ao padrão Militar brasileiro FAB, a Força Aérea Brasileira. 

Além da segurança, os veículos que voam devem estar no radar, se for subir informar como, quando, qual altitude e velocidade. Serão tratados como helicópteros em um conceito inicial.

Muitas perguntas devem ser respondidas: Onde estes Taxis voariam? Sua altura? Sua velocidade? Mais alto do que um prédio? Onde poderiam aterrizar? Poderiam atrapalhar outras aeronaves? causar confusões na viação? Todas estas perguntas terão que ser respondidas no decorrer dos anos.

Não poderiam parar em qualquer lugar

Atualmente para você poder alugar um helicóptero, por exemplo, a pessoa ao alugar um helicóptero, tem que ir ao local em que a aeronave se encontra, ou em um aeroporto ou heliporto da cidade ou até mesmo em prédios de parceiros como hotéis ou hospitais que são capacitados com o H na cobertura.

Para os Drones Táxis não seria diferente, mas muitas pessoas dizem em espaços exclusivos para elas. Um estacionamento de Drones Táxis ali no centro da cidade.

O futuro dos drones de passageiros permanece incerto, uma vez que essa tecnologia é muito nova. A inovação na tecnologia de drones aéreos e na coordenação, controle e prevenção de colisões do tráfego aéreo pode resultar na rápida proliferação de drones de passageiros para viagens civis. Várias empresas estão explorando o uso de drones de passageiros como táxis aéreos e para serviços de ambulância aérea (interessante). Os desenvolvedores de drones de passageiros estão trabalhando para superar muitos desafios, incluindo ruído, pequena carga útil, tempos de voo curtos, regulamentações do espaço aéreo e dados escassos sobre segurança e operações gerais.

Leia a matéria abaixo um trecho da matéria que saiu no site Passageiro de Primeira, um dos melhores sites para quem quer viajar e ficar por dentro das promoções das companhias aéreas.

Empresa revela design de táxi voador elétrico que será lançado em 2024

Vertical Aerospace, uma fabricante aeroespacial britânica com sede em Bristol, revelou o design para o modelo VA-1X, a primeira aeronave elétrica com asas certificada para decolagem e pouso vertical (eVTOL). A aeronave foi projetada para funcionar como um táxi voador, similar a um helicóptero e deve ser lançada em 2024.

Táxi Drones

Táxi Drones


A aeronave

O VA-1X foi projetada para ser uma aeronave de alto desempenho, capaz de conectar regiões inteiras, bem como realizar voos mais curtos em cidades, como um taxi aéreo.

Sustainable Vertical Sketch Page4 Opt2 - Daqui alguns anos você poderá voar de Táxi Drone pedindo pelo Smartphone

Capaz de transportar até cinco pessoas, um piloto e quatro passageiros, o modelo VA-1X é a primeira aeronave de decolagem e pouso vertical totalmente elétrica com asas (eVTOL) e está a caminho de iniciar voos comerciais em 2024. A construção começará em breve, com a fabricação ocorrendo no Reino Unido.


Segurança

O VA-1X será pilotado por pilotos experientes e certificados pela EASA (European Union Aviation Safety Agency), apresentando exatamente nos mesmos níveis de segurança das companhias aéreas comerciais. A empresa ainda afirma que o VA-1X terá níveis de segurança excepcionais, redundância inerente e será uma ótima maneira de viajar com segurança.

Safe Vertical Int4 OPT - Daqui alguns anos você poderá voar de Táxi Drone pedindo pelo Smartphone


Experiência

O interior do VA-1X foi projetado para criar uma experiência única para o passageiro. As portas laterais permitem que você entre e saia da aeronave com facilidade. Há muito espaço para bagagem em um compartimento separado e ao lado do assento.

Táxi Drones

Táxi Drones

Janelas amplas fornecem uma clara visão para o exterior. Há ainda tomadas que permitem que os passageiros trabalhem durante a viagem e as telas de informações o manterão atualizado sobre o progresso da sua viagem.


Sustentabilidade

O VA-1X é uma aeronave elétrica e, por isso, não apenas atinge um voo livre de emissões, sem fumaça ou contaminantes de produtos de combustão, mas também será alimentado por energia renovável sempre que possível.

Táxi Drones

Táxi Drones

Além disso, a Vertical Aerospace se esforça para definir os mais altos padrões éticos e ambientais, trabalhando com fornecedores para garantir que o VA-1X tenha uma cadeia de suprimentos verdadeiramente sustentável.


Redução de ruído

O VA-1X foi projetado com a redução de ruído em mente. Usando propulsão distribuída e grandes rotores abertos, que têm velocidades de ponta significativamente mais baixas do que em um helicóptero, o VA-1X pode atingir níveis de ruído 30 vezes mais silenciosos do que um helicóptero equivalente, permitindo que se misture à vida no centro da cidade.


Alcance

A aeronave será aerodinamicamente eficiente, capaz de voar com muito menos energia e potência do que um helicóptero precisaria. Com velocidades de cruzeiro de 150 mph, cerca de 240 km/h e um alcance de até 160 km, será possível viajar de Londres a Brighton em aproximadamente meia hora, em comparação com duas horas de carro ou uma hora de trem.

E na sua opinião. Usar o Smartphone para dar uma voada em um futuro próximo, será comum?

Os carros voadores chegaram

Quase 4 bilhões de pessoas já viajaram de avião no mundo

País mais populoso do mundo lançará Taxis sem motoristas

LEIA TAMBÉM  Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

LEIA TAMBÉM  50 imagens de tirar o fôlego utilizando Drones