Vídeo magnifico feito com fotos do Planeta Marte renderizadas em 4K

Planeta Marte em 4K – Em toda a história 7 (sete) rovers, foram enviados para Marte! Sim, você pensou que fosse somente os nossos 3 amigos não é mesmo? Mas as outras missões fracassaram. Rover no português são em pática um “Astromóvel planetário” designa-se um veículo de exploração espacial projetado para mover-se na superfície de um planeta ou de outro corpo celeste. Se ficar parado denomina-se um lander.

O primeiro astromóvel destinado a Marte bem-sucedido foi o Sojourner. Este foi lançado pela NASA em 4 de dezembro de 1996 e aterrou em 4 de julho de 1997. 26 anos depois da corrida pelo espaço na Guerra Fria. Abaixo segundo informações retiradas do Wikipédia é possível ver a cronologia destes carros espiões do espaço.

  • União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Marte 2Rover Prop-M, 1971, fracassado.

 

  • União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Marte 3Rover Prop-M, 1971, fracassado.

 

  • Estados Unidos Sojourner, Mars Pathfinder, aterrou com sucesso em 4 de julho de 1997. A comunicação foi perdida em 27 de setembro de 1997.

 

  • Estados Unidos Spirit (MER-A), Mars Exploration Rover, aterrou com sucesso em 4 de janeiro de 2004. Quase 6 anos após o limite da missão original, a Spirit cobriu uma distância total de 7,73 km, mas suas rodas ficaram presas na areia. Em 26 de janeiro de 2010, a NASA admitiu o fracasso em seus esforços para libertar o rover e declarou que este passaria, a partir de então, a funcionar como uma plataforma científica estacionária.[3] Desde 22 de março de 2010, não tem havido comunicação do rover, apesar de ainda haver esperanças de que este possa retomar a comunicação, pois a capacidade de geração de energia aumentará em sua localização atual até março de 2011.

 

  • Estados Unidos Opportunity (MER-B), o veículo explorador de Marte, aterrou com sucesso em 25 de janeiro de 2004. O rover ainda estava em operação em janeiro de 2011, superando o recorde anterior de longevidade de uma missão na superfície de Marte em 20 de maio.

 

  • Estados Unidos Curiosity, Mars Science Laboratory, da NASA. Lançamento a Marte realizado em 26 de novembro de 2011, onde aterrou com sucesso em 6 de agosto de 2012. Este rover apresenta instrumentos inéditos na exploração de Marte e, atualmente, executa sua missão.

 

  • Estados Unidos Perseverance, é um rover planetário baseado nas configurações do rover Curiosity do Mars Science Laboratory. Desenvolvido pela NASA, foi lançado em 30 de julho de 2020 com destino a Marte. Provavelmente investigará a astrobiologia, geologia e história de Marte, incluindo a possibilidade do planeta ter sido habitável no passado. Foi anunciado pela agência americana em 4 de dezembro de 2012 na União de Geofísica dos Estados Unidos em São Francisco. O rover é do tamanho de um carro, com cerca de 3 metros de comprimento (sem incluir o braço), 2,7 metros de largura, 2,2 metros de altura e 1.050kg. O veículo era conhecido pelo nome genérico do veículo Mars 2020, mas em 5 de março de 2020, a NASA revelou o nome escolhido para o veículo espacial. O veículo espacial foi renomeado como Perseverance (Perseverança). Fonte: Wikipédia.

 

Panorama de Marte visto pelo robô Opportunity.

 

Fotografia panorâmica da cratera Victoria feita pela Opportunity em 2006.

MARTE EM 4K

Informações retiradas da descrição do vídeo no Youtube:

Planeta Marte em 4K – Um mundo primeiro – Novas imagens de Marte renderizadas em impressionante resolução 4K. Também falamos sobre as câmeras a bordo dos veículos marcianos e como fizemos o vídeo. As câmeras a bordo dos veículos espaciais eram o auge da tecnologia quando as respectivas missões foram lançadas. Uma pergunta freqüente é: “Por que não temos vídeo ao vivo de Marte?” Embora as câmeras sejam de alta qualidade, a taxa na qual os rovers podem enviar dados de volta à Terra é o maior desafio.

A curiosidade só pode enviar dados diretamente de volta à Terra a 32 quilos de bits por segundo. Em vez disso, quando o rover pode se conectar ao Mars Reconnaissance Orbiter, obtemos velocidades mais favoráveis ​​de 2 Megabytes por segundo. No entanto, esse link está disponível apenas por cerca de 8 minutos a cada Sol ou dia marciano. Como seria de esperar, o envio de vídeo HD nessas velocidades levaria muito tempo. Como nada realmente se move em Marte, faz mais sentido capturar e enviar imagens.

Crédito: NASA Música de Epidemic Sound

Planeta Marte em 4K

LEIA TAMBÉM  Japoneses também são habilidosos com a bola

 

VÍDEO EXTRA: Veja como a Perseverance (perseverança) chegará a Marte em 2021

LEIA TAMBÉM  Água em estado liquido é detectada na sub-superfície de Marte
LEIA TAMBÉM  NY Times: Tribos que nunca tiveram contato com humanos antes foram mortos na Amazonia