Fotógrafa Oceanógrafa de Baleias ganhou o prêmio principal do Concurso de fotografia Hamdan International Photography Award, realizado em 7 de junho de 2020, no qual, foram anunciadas as fotos vencedoras do Concurso de Fotografia Hamdan International Photography Award 2020 (HIPA), e o Grande Prêmio de US $120 mil foi para uma fotógrafa australiana chamada, Jasmine Carey por sua foto de tirar o fôlego de uma mãe baleia-jubarte dormindo ao lado dela 2 bebê de uma semana.
Em uma entrevista recente ao site Bored Panda, Jasmine disse que quando as nuvens começaram a rolar enquanto ela estava na água, parecia quase uma experiência fora do corpo, flutuando na superfície e observando a baleia-mãe calmamente dormindo junto com o bezerro. “Eles obviamente estavam cientes de nós, mas não deixaram isso inibir seu vínculo. Observando o desenrolar, eu sabia que era mágico e só esperava poder fazer justiça ”, disse a fotógrafa. “Definitivamente dificulta todos os ingredientes de uma imagem bonita.”
Jasmine diz que estar perto das baleias é “a melhor experiência da vida selvagem”. “Ter um animal do tamanho de um ônibus reconhece sua existência e ter curiosidade de você e realmente interessado é como nada mais. Todas as suas emoções causam uma erupção de uma só vez e, no entanto, você se sente limpo de todos os ‘problemas da vida’, todo o peso de nossa alma simplesmente desaparece ”, explicou o fotógrafo. “Eles realmente colocam as coisas em perspectiva e dão muita alegria a você.”
Fonte: HIPA.ae
Grande Prêmio, Jasmine Carey

Fotógrafa Oceanógrafa de Baleias – Fonte da imagem: Jasmine Carey
Sobre a fotógrafa
A Fotógrafa Oceanógrafa de Baleias – Jasmine Carey tem uma paixão pelo oceano. Suas belas e íntimas fotografias da vida marinha que ela encontra confirmam sua profunda conexão com o mar. A maior parte de cada ano é gasta compartilhando seu mundo subaquático – tanto através de suas fotografias quanto como guia e fotógrafa de Whales Underwater e Foto Frenzy .
O trabalho de Jasmine é elegante e espaçoso, e seu estilo de assinatura leva o espectador com ela em viagens ao seu amado mundo azul.
Mergulhadora desde 2005, ela mergulhou no Indo-Pacífico, procurando encontros e interações com toda a gama da vida marinha. Sua paixão por baleias a vê passar o inverno do sul com corcundas reprodutoras nas águas tropicais de Tonga e o inverno do norte com orcas e corcundas alimentando-se dos fiordes noruegueses.
Fotógrafa Oceanógrafa de Baleias
Ela trabalha em estreita colaboração com o fotógrafo subaquático aclamado mundialmente, Darren Jew , e esse trabalho em equipe traz óbvia paixão e experiência ao seu trabalho. Como embaixadora do Rainforest Rescue , ela apoia uma organização que fornece resultados reais e tangíveis de conservação.
O trabalho de Jasmine foi destaque na Oztek Photo Exhibition 2017 em Sydney, Austrália; ela foi produtora do projeto de lapso de tempo do Dia da Vida da Grande Barreira de Corais da Australian Geographic em 2017; e ela foi a oradora principal do Underwater Tour de 2018 , uma excursão por toda a Austrália que promove aventura e descoberta de inspiração oceânica. O trabalho de Jasmine apareceu em publicações comerciais, livros e revistas e; em exposições, incluindo o projeto Loud and Luminous de 2019 e 2020 , uma grande mostra comemorando o trabalho de 100 das melhores fotógrafas da Austrália e; na fotoAID, uma exposição que arrecada fundos necessários para ajudar a comunidade e a vida selvagem a se recuperarem após o trágico verão de incêndios na Austrália 2019/20; eVencedor do Grande Prêmio 2019-2020 da Nona Temporada do Prêmio Internacional de Fotografia Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum (HIPA) – WATER.
Seu entusiasmo pelo oceano é contagioso. Ela inspira os outros, é uma excelente professora e está ansiosa para compartilhar sua experiência com colegas aventureiros, amantes da natureza e fotógrafos: “É um prazer contínuo ver meus convidados alcançarem novos níveis de entendimento – sobre o mundo natural e sobre si mesmos”.
Saiba mais sobre a artista: JasmineCarey.com | Facebook | Instagram |
Outros ganhadores…
Categoria Geral (preto e branco): 3º lugar, Sujan Sarkar

Fonte da imagem: Sujan Sarkar
“Estou muito honrado por ser reconhecido, por ser a primeira mulher e o primeiro australiano a receber o Grande Prêmio”, disse Jasmine. “Estou impressionado e agradecido pela resposta positiva de todos, seus parabéns e mensagens. Eu realmente tentei agradecer a cada pessoa individualmente. ” A fotógrafa diz que adora capturar imagens e nunca achou possível fazer o que está fazendo agora – usando suas imagens para compartilhar as maravilhas que vê. “Acredito que uma foto fale todas as línguas. Pode evocar tanta emoção, força, conexão e união ”, acrescentou Jasmine.
Categoria Fotografia Móvel: 2º lugar, Budi Gunawan

Fonte da imagem: Budi Gunawan
Categira Geral (colorido): 1º lugar, Fahad Al Enezi

Fonte da imagem: Fahad Al Enezi
“No mundo de hoje, às vezes pode haver uma desconexão quando há muita linguagem e conversas sem muita ação. A fotografia pode ser o veículo visual para mostrar as histórias de ações, resultados, soluções e suporte necessários ”, continuou o fotógrafo. “Espero que, ao visualizar as imagens, elas sintam que estão comigo e entendam por que é tão incrível, por que os animais significam alguma coisa, que eles também tenham uma vida em que podemos espiar por um breve momento. Espero que minhas imagens tragam os personagens e a magia do oceano para seus corações. ”
Categoria Geral (colorido): 3º lugar, Rashed Al Sumaiti

Fonte da imagem: Rashed Al Sumaiti
Categoria Geral (preto e branco): 1º lugar, Talal Al Rabah

Fonte da imagem: Talal Al Rabah
O tema especial da competição deste ano foi “Água” e o primeiro lugar nesta categoria foi para o fotógrafo belga François Bogaerts. A HIPA explicou que eles escolheram a água como tema especial porque é um dos companheiros mais antigos da humanidade. “Da natureza para nutrir, para ciência e descoberta; a água é central para o nosso universo. A fotografia não apenas fotografa o presente, mas com o tempo cria um rico arquivo do passado e até inspira a imaginação para o futuro ”, disseram os organizadores. “A água como tema fornece um assunto interminável e provocativo que captura a imaginação do fotógrafo e inspira uma oportunidade de brilho fotográfico e narrativa.”
# 7 Água: 1º Vencedor, François Bogaerts

Fonte da imagem: François Bogaerts
# 8 Fotografia móvel: 1º vencedor, Apratim Pal

Fonte da imagem: Apratim Pal
# 9 Água: 5º Vencedor, Yousef Shakar Al Zaabi

Fonte da imagem: Yousef Shakar Al Zaabi
Categoria Geral (Preto e Branco): 2º lugar, Anna Niemiec

Fonte da imagem: Anna Niemiec
Categoria Fotografia Móvel: 5º lugar, Navin Kumar

Fonte da imagem: Navin Kumar
Categoria Água: 3º lugar, Buchari Muslim Diken

Fonte da imagem: Buchari Muslim Diken
Categoria Água: 2º lugar, Shanth Kumar Samba Shivam Laila

Fonte da imagem: Shanth Kumar Samba Shivam Laila
Categoria Fotografia Móvel: 4º lugar, Fahad Faraj Abdualhameid

Fonte da imagem: Fahad Faraj Abdualhameid
Categoria Fotografia Móvel: 3º lugar, Abdullah Alshathri

Fonte da imagem: Abdullah Alshathri
Categoria Geral (colorido): 2º lugar, Yose Mirza

Fonte da imagem: Yose Mirza
Categoria Água: 4º lugar, Sourav Das

Fonte da imagem: Sourav Das
+ CURIOSIDADE
A origem etimológica do nome “oceanografia” é derivada do grego Ωκεανογραφία (oceano + grafia), caracterizando assim a oceanografia como a ciência que descreve os oceanos, e acredita-se que tenha sido usada pela primeira vez na língua francesa, em 1584. Atualmente, a palavra “oceanologia” (λογος – logos – estudo) vem sendo usada na área, já que a oceanografia não apenas descreve o oceano, mas o estuda.
A Oceanografia (do grego ὠκεανός e γράφω significando oceano e grafia, respectivamente), também conhecida como Oceanologia ou Ciências do Mar, é uma ciência do ramo das geociências que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômeno que neles se verificam e de sua interação com os continentes e com a atmosfera, bem como também no que diz respeito aos processos que atuam nestes ambientes.
A oceanografia se divide em cinco áreas, sendo elas: oceanografia física, oceanografia química, oceanografia biológica, oceanografia geológica e oceanografia social. Nas subáreas destacam-se a paleoceanografia, a biogeoquímica marinha, a ecotoxicologia marinha, entre outros que eu vi.
Fonte: Wikipédia