Abrigar Vida – O Planeta Vênus nunca gostou de visitas, sua atmosfera é completamente hostil, chuvas acidas caem a todo o momento. A primeira visita aconteceu no Programa russo Venera (Венера) foi uma série de sondas espaciais, sendo gradualmente aperfeiçoados para resistir às extremas condições da atmosfera e da superfície do Planeta. O Programa Venera se estendeu de 1961 até 1983. Venera-4 foi enviado a Vênus, mas provavelmente foi esmagado por sua atmosfera. O Venera-7 enviou informações à Terra apenas por 23 minutos antes de ser decomposta pelo calor e pela pressão do planeta. O radar da Venera-7 detectou ventos de mais de 100 quilômetros por hora. Foi o primeiro artefato humano a pousar suavemente em outro planeta e conseguir transmitir informações durante certo tempo. E conseguiu tirar algumas fotos, as primeiras fotos do Planeta Piscante.
Sem conversa
A superfície de Vênus definitivamente não é um lugar fácil para o qual enviar uma espaçonave. Pressões atmosféricas esmagadoras, fortes ventos de alta altitude em meio a nuvens cáusticas de ácido sulfúrico e temperaturas que podem subir acima de 875ºF (475ºC) formam o próximo planeta em uma terra de ninguém para espaçonaves robóticas. Mas esses desafios não impediram o programa espacial soviético de colocar com sucesso várias embarcações na superfície de Vênus nos anos 70 e início dos 80, dando-nos nossas primeiras visões de sua paisagem seca em estufa. Vênus deveria ser igual ao Planeta Terra, no entanto, algo em bilhões de anos o fez mudar de rumo e ficar como o conhecemos hoje.

Primeira foto de Vênus colorida em computação – A sonda durou alguns minutos e conseguiu mandar imagem para Terra antes de ser esmagada pela pressão atmosférica do Planeta. (Esta lá até hoje).
Um tempo para a Vida
Devido às suas condições extremamente hostis, uma colonização superficial de Vénus está fora de questão com a tecnologia atual. No entanto, surpreendentemente pesquisadores chegaram a conclusão que ele foi “bonzinho” por 3 bilhões de anos e que sim, tinha condições de abrigar vida durante esse tempo. Ele é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno. No entanto, em meio a auroras de amor, o Planeta não é nada anfitrião. A maior parte da superfície venusiana parece ter sido formada por atividade vulcânica.
abrigar vida

Vênus poderia abrigar vida
Vênus foi tecnicamente “habitável”?
Decifrar a aparência de Vênus primitivo não é fácil em parte porque a superfície do planeta é relativamente jovem , com apenas 300 a 700 milhões de anos -, mas as indicações da missão Pioneer Vênus sugerem que sua atmosfera já continha mais água do que hoje. Vênus também pode ter hospedado água líquida em sua superfície, bem como tectônica de placas e um clima estável e temperado; alguns estudos até indicam que o clima de Vênus pode ter sido mais estável do que o início da Terra, evitando os períodos de bolas de neve geladas da Terra .
Existem muitas teorias sobre o que levou à drástica transformação de Vênus: um Sol gradualmente aquecido pode ter deixado o planeta quente e ressecado após um curto período de habitabilidade, ou um oceano de magma muito antigo e uma atmosfera de dióxido de carbono e vapor poderiam ter dado lugar ao planeta. estado atual há quase 4 bilhões de anos atrás.
Sérgio Sacani conta detalhes…
Por Mídia Interessante com informações EOS AGU, Wikipédia, Astrobiology, Doc. O Planeta Terra, Lights in the Dark e SpaceToday no Youtube
Documentário sobre Vênus
https://www.youtube.com/watch?v=MEKfkN60AlI