“Oi Almir, aqui é Bethânia, tens alguma canção que eu possa gravar?” Um telefonema de uma cantora ao compositor Almir Sater, chamada Maria Bethânia, deu a origem de uma das músicas mais lindas do idioma português. A canção é amada e admirada desde o Brasil a Portugal, de Moçambique a Angola.
Segundo o compositor e cantor sertanejo Almir Sater ele não a conhecia Bethania na época do tal telefonema. Respondeu ao telefone ele disse que tinha acabado de fazer uma música mas que Renato Teixeira iria gravá-la. A seu pedido, ele cantou “Tocando em Frente” no telefone e Bethânia lhe disse que “Essa música é minha!”. Ela entrou em contato com Renato e este deu autorização para gravação dela.
“Tocando em Frente” é uma canção dos cantores e compositores brasileiros Almir Sater e Renato Teixeira, que foi gravada pela primeira vez por Maria Bethânia em 1990 em seu álbum 25 anos. A canção ganhou os prêmios de Canção do Ano na Categoria Especial e de Melhor Canção na Categoria MPB do Prêmio Sharp de 1991. “Tocando em Frente” é considerada um clássico da música sertaneja no Brasil.
Explicando a música
Uma das músicas mais lindas do Brasil – Em apresentação de 2012 no programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, Almir Sater, questionado por Inezita Barroso no que ele se inspirou para fazer a música, respondeu que tinha ido jantar na casa de Renato Teixeira, pegou um violão do filho de Renato que estava encostado e começou a dedilhá-lo.
Maria Bethânia a cantar Tocando em Frente em Lisboa!
Mais sobre Bethânia
Maria Bethânia e sua incrível interpretação em envolver música e poesia
Nando Reis responde qual o significado da música “O Segundo Sol”