O menor xadres do mundo
Curiosidades

O menor tabuleiro de xadres do mundo

menor xadrez do mundo - O menor tabuleiro de xadres do mundo
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

O menor xadres do mundo – O artista Ara Ghazaryan tem um olhar excepcional para detalhes, particularmente neste último trabalho realizado por ele: o menor jogo de xadrez artesanal. Feito em uma incrível escala mínima, o tabuleiro completo com as peças mede um total de 15,3 mm x 15,3 mm, um tamanho que é menor do que uma moeda de 25 centavos de dólares americanos. De todas as peças o rei é o mais alto com 4,8 mm, enquanto as menores peças são os peões com 2,3 mm de altura. O jogo de xadrez completo pesa 6,63 g. 

História do Xadres

Não se sabe realmente a origem do Xadrez, e várias teoria aparecem para seu surgimento. Uma das lendas é que a criação do xadrez deve-se ao grego Palamedes, que teria inventado o jogo de xadrez como um passatempo para distrair os príncipes e seus soldados durante o longo período que durou o cerco imposto pelos gregos a cidade-estado de Troia. Os gregos foram os primeiros a documentar a existência do jogo. O poeta Homero descreve no primeiro livro da Odisseia uma partida de xadrez entre os pretendentes da rainha Penélope, às portas da casa do esposo Ulisses, em Ítaca. Já o dramaturgo Eurípedes, em sua tragédia Ifigênia em Áulis, apresenta Ajax e Protesilau disputando uma partida de xadrez.

O menor xadres do mundo

Smallest handmade chess set

As regras do Guinness World Records para esta categoria de recorde estabelecem que o jogo deve exatamente uma réplica em escala menor de um jogo de xadrez de tamanho regular e deve funcionar da mesma forma que o original. 

Felizmente o artista, que vive em Los Angeles, na Califórnia, desenhou o tabuleiro de forma que pudesse ser utilizado para jogar. No entanto, os materiais utilizados neste jogo de xadrez são os elementos mais impressionantes dessa obra de arte, tendo em vista que os quadradinhos do tabuleiro foram feitos com madeira de luxo brasileira – madeira de cerejeira – e ouro amarelo e branco 18 Kt., enquanto o fundo do tabuleiro possui diamantes localizados em cada uma das pontas. 

A incrível obra de arte de Ara conquistou um recorde que não era quebrado desde 2008, com o antigo jogo de xadrez recordista medindo 18mm x 18 mm  e com a menor peça medindo 4 mm.

Fonte: Guiness Book World Record

 

LEIA TAMBÉM  Vingadores: Ultimato já é a maior bilheteria da história
LEIA TAMBÉM  Compania Aérea cria trecho Internacional menor do mundo