A ilha proibida – Você sabe que ainda existem algumas tribos no mundo que nunca tiveram contato com humanos. Na Amazônia por exemplo se sabe que existem inúmeros tribos perdidas no meio da floresta que nunca tiveram contato com seres humanos, mas infelizmente os poucos seres humanos que encontram estas tribos ou as matam ou são mortos.
Ativistas dizem que tais grupos sejam deixados isolados, respeitando-se o seu direito de autodeterminação, também argumentam que essas populações não possuem imunidade a doenças comuns, tornando o contato um risco de infectar os povos isolados, podendo causar pandêmias locais. A ONG Survival International estima que haja 107 a 128 tribos não contatadas no mundo. A maioria está em Papua Ocidental (parte da ilha de Nova Guiné, pertencente à Indonésia), na Índia e a Amazônia (incluindo Peru, Equador, Venezuela e Brasil). Veja aqui neste link o fotógrafo brasileiro que acidentalmente documentou tribo isolada da Amazônia
A Ilha Proibida
Deste mesmo modo, com tribos que nunca tiveram contato com humanos existe uma ilha chamada de a ilha proibida. Denominada Ilha Sentinela do Norte é uma das ilhas do arquipélago das Andamão, no golfo de Bengala (entre a India, Malasia, Myamar e Indonésia) quem é responsável na teoria seria o governo indiano, só na teoria.
Quem vive lá são um grupo de indígenas, chamados de Sentineleses vivem no norte da ilha. A sua população não se sabe ao certo, estima-se entre 40 e 500 indivíduos. Os Sentineleses são extremamente hostis, rejeitando qualquer contato com outras pessoas. Curiosamente, estão entre os últimos seres humanos a permanecer praticamente, ou melhor, completamente intocados pela civilização moderna.
Assistência? aqui não!
Quando ocorreu o Tsunami no Oceano Índico, em 2004, o governo indiano enviou ajuda para a Ilha mas os helicópteros foram recebidos com flechadas mortais e tiveram de se retirar rapidamente. Misteriosamente, há relatos de que nenhum habitante do arquipélago de Andaman (que inclui outras tribos) foram mortos pelo Tsunami. Eles conseguiram prever o episódio catastrófico, por meio do contato íntimo e respeitoso com a natureza, observando até mesmo o comportamento dos peixes e de outros animais. Esse episódio mostra o imenso distanciamento que os povos “civilizados” tem hoje com a natureza. Distanciamento e desrespeito que nós mesmos, filhos da Terra, haveremos de pagar.
As Tentativas
O governo indiano tentou contatar a tribo várias vezes, mas acabou decidindo deixá-la em paz. Como a tribo quase não teve contato com o mundo exterior, não está imune a muitas das doenças às quais estamos acostumados. Desde as grandes navegações, muitos marítimos não conseguiram nem chegar perto da ilha. Em 1967 um indiano conseguiu contata-los por pouco tempo. Houve casos de pescadores dormirem no barco e pararem na ilha sem querer e serem mortos. Outra tentativa de aproximação foi feita por um grupo em 1974, para a gravação de um documentário. O diretor do filme foi atacado e teve a perna perfurada por uma flecha. Em novembro de 2018, um caso muito, mas muito famoso, foi o caso de John Allen Chau, um missionário cristão que morreu enquanto tentava converter o nativo Sentinelese , uma remota tribo indiana, ao cristianismo. A trágica história de John Chau chocou as pessoas recentemente, provando mais uma vez que o perigo que os sentinelenses representam não é compensado.

O americano John Allen Chau, tentou visitar o grupo pela segunda vez e foi morto pelos nativos.
A PAZ
Os sentinelenses pertencem ao povo andamanês, que também inclui as tribos Onge, Jarawa e Shompen. Existem grandes diferenças entre eles e, embora a tribo Jarawa pareça ser a mais civilizada, os Sentinelese são os mais perigosos. Por ser um povo com risco de extinção, os governos decidiram deixa-los em paz. Qualquer contato com a civilização representaria a extinção em massa da tribo, já que seus corpos não estão preparados para as doenças dos habitantes do mundo moderno. Hoje, os sentineleses são considerados o povo mais hostil da Terra.
O Caso do americano Chau
O Canal do Youtube Você Sabia? explicou em detalhes o caso de John Chau.
FOTOS EXCLUSIVAS DA TRIBO
O Caso da mulher que teve contato – Madhumala
Em 1991, uma mulher conseguiu entrar em contato com a notória tribo sentinela. O nome dessa mulher era Madhumala Chattopadhyay. Ela conhecia a reputação da tribo e compreendia completamente o perigo, mas estava determinada a contatá-los. E a experiência dela era muito diferente do que você esperaria. “Nunca, nos meus seis anos de pesquisa junto às tribos de Andamans, alguém jamais se comportou mal comigo. As tribos podem ser primitivas em suas realizações tecnológicas, mas socialmente estão muito à nossa frente ”, afirmou o antropólogo.
No começo, Madhumala ficou no barco para não assustar as pessoas da tribo, mas quando as mulheres Jarawa a notaram, começaram a gritar “Milale chera”, traduzindo para “amigo venha aqui” e até fizeram uma dança para mostrar sua alegria. As mulheres começaram a analisar a pele e os cabelos do antropólogo, mas Madhumala fez algo inesperado – ela abraçou uma das mulheres e resultou em uma reação feliz.
A tribo vive nas Ilhas Andaman, localizadas no Oceano Índico
É ilegal visitar a ilha Sentinelese, pois representa um perigo para os visitantes e para o povo da tribo.
Créditos da imagem: Probashionline
E o segredo do sucesso dela era o coco – sua equipe começou a jogar coco no arival para mostrar à tribo que eles não significam nenhum dano. E funcionou! A tribo finalmente se aproximou e começou a pegar os cocos na água. Madhumala então começou a jogar mais cocos e conseguiu entrar na água com a tribo. As pessoas dizem que a chave do sucesso era a presença de uma mulher. Eventualmente, a tribo ficou confortável o suficiente para subir no barco e pegar os cocos.
Créditos da imagem: Probashionline
Créditos da imagem: Probashionline
Confira o vídeo abaixo se você quiser saber mais sobre os Sentinelese!
Por Mídia Interessante com informações, textos e fotos retiradas do Wikpédia, BBC.com, Demilcked, Probashionline, ONG Survival International, Natioal Geographic, Canais do Youtube Você Sabia, e Mundo Curioso e Arquivo do Mídia Interessante