Fotógrafo minimalista – Samy Al Olabi é um fotógrafo de Dubai, Emirados Árabes Unidos, que tira fotos incríveis de dioramas, miniaturas e natureza morta sob o céu noturno. O fotógrafo diz que o que mais gosta em fotografia é que é uma linguagem que pode ser entendida por todos. “Através da fotografia, você pode congelar um ótimo momento ou uma cena de tirar o fôlego e compartilhá-la com o observador. Você pode fornecer alguns significados profundos expressando suas idéias e conceitos e transmiti-los silenciosamente com um impacto dramático ”, escreve Samy. “E de uma perspectiva mais simples, a fotografia representa um tempo limite da agitação e do ritmo rápido da vida. É uma fuga perfeita das intermináveis tensões da vida.”
Mais informações: samyolabi.com | Instagram |
Fotógrafo minimalista
Samy começou a fotografar anos atrás e, inicialmente, filmava tudo o que achava interessante, pulando de gênero em gênero. Eventualmente, o fotógrafo encontrou o mundo mágico da Astrofotografia.
“Eu era apaixonado por Astronomia desde criança e a Astrofotografia era para mim uma combinação perfeita: combinava meu amor pela astronomia, meu amor pela natureza e pelas paisagens com aventuras, viagens e camping. Esta linda receita é perfeita para mim ”, escreve Samy.
“Essa estranha mistura de medo, emoção, serenidade, admiração, senso de beleza e meditação é algo que merece as longas horas de dirigir e viajar. Esse sentimento que você sente quando sai do carro, desliga o motor e os faróis, olha para o céu e fica impressionado com essa infinita quantidade de estrelas … beleza que nunca poderia ser expressa em palavras ”, escreve o fotógrafo.
Samy diz que nesses lugares você pode realmente experimentar e apreciar o som do silêncio. “Ele o liberta de todas as restrições da vida moderna e você finalmente volta à sua verdadeira humanidade, misturando-se com a natureza e sua beleza”, diz o fotógrafo. “Você finalmente se sente em casa.”
Samy foi a quase todos os lugares dos Emirados Árabes Unidos procurando locais para capturar suas lindas fotos. “ Os Emirados Árabes Unidos são uma mistura de duas belas contradições: paisagens urbanas glamourosas e natureza pura”, explica o fotógrafo. “Basicamente, existem dois tipos de paisagens: desertos amarelo-avermelhados com dunas de areia e algumas árvores de ghaf, ou montanhas de ofiolita rochosa acastanhada (fatias do fundo do oceano que foram jogadas na crosta continental) com poucos arbustos verdes e acácias.”
“E como cidades como Dubai e Abu Dhabi são muito ocupadas e ativas, elas emitem quantidades tremendas de luz artificial, e isso limita as áreas sem poluição luminosa”.
“Mas como qualquer outro fotógrafo apaixonado, eu não me canso disso. Eu basicamente consumi todas as paisagens diferentes com todas as possibilidades em primeiro plano; montanhas, desertos, árvores, lagos, estradas, carros etc. Eu só queria mais do que isso, queria fazer algo diferente ”, escreve Samy. “E minha paixão pela arte conceitual estava sempre lá, esperando para se misturar com o que eu faço.”
Samy começou a experimentar algumas idéias abstratas, misturando natureza morta com astrofotografia. “Todo ano (durante a estação da Via Láctea), eu pensava em tentar uma nova idéia / plano para iniciar um novo projeto. Misturar um primeiro plano daqui em um segundo plano poderia ser uma solução, mas não era o meu estilo e nunca será ”, escreve o fotógrafo. “E acima de tudo, onde está a diversão nisso? Um ano, consegui uma coleção de espelhos com diferentes formas e tamanhos e comecei a capturar estrelas e seus reflexos. Eu chamei o projeto de Universos Paralelos. ”
No próximo ano, o fotógrafo trabalhou em um projeto chamado “The Land of Nowhere”. Ele usou miniaturas para criar cenas realistas que poderiam induzir os espectadores a acreditar que são reais.
Samy é um colecionador de antiguidades e miniaturas e tem uma pequena coleção delas. Ele diz que selecionar a miniatura ou o objeto certo com a paisagem certa era algo divertido por si só. “Um velho barco de pesca abandonado se adequaria à cor amarela avermelhada dos desertos dos Emirados Árabes Unidos, e uma casa de campo se encaixaria perfeitamente nas montanhas Al-Hajar, na região leste dos Emirados Árabes Unidos”, escreve o fotógrafo. “Então coloquei tudo o que podia carregar no meu SUV e peguei a estrada.”
“A terra do nada, é a terra onde você pode construir seus sonhos e torná-lo realidade.”
“Mesmo a natureza-morta direta e a arte abstrata podem se misturar muito bem com as estrelas. Enquanto isso, a luz é um elemento essencial da fotografia, e quanto mais escuro o ambiente em que você estiver fotografando, mais valioso e mais dramático será o impacto que sua luz causará ”, escreve Samy.
O fotógrafo diz que, para ele, misturar luzes e sombras é alucinante e é uma ótima maneira de expressar arte.
“Quebrar as regras e pensar fora da caixa é algo que um fotógrafo sempre deve considerar”, diz Samy.
“Sair da sua zona de conforto, fazer algo diferente e quebrar a tendência, adicionar alguns pensamentos abstratos e conceituais à sua fotografia é o que o diferencia das outras. Você não quer ser aquele fotógrafo cujo único objetivo é acumular equipamentos e destacar configurações ”, escreve o fotógrafo. “Afinal, a fotografia é uma forma de arte. E sou muito grato a Deus por estar fazendo isso. ”