Os impressionantes edifícios do arquiteto Frank Gehry

Frank Owen Gehry é um arquiteto canadense com nacionalidade estadunidense. É o ganhador do Prémio Pritzker de 1989, com o projeto do Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, Estados Unidos da América.

Único

Nascido numa família judaica, Gehry emigrou aos dezessete anos para Los Angeles, onde se graduou na universidade do Sul da Califórnia em arquitetura. Posteriormente estudou planejamento urbano na universidade Harvard. Atualmente vive em Los Angeles. Em 2007 projectou para o Walt Disney Concert Hall um palco desmontável inspirado em taberna lisboeta, especialmente para a actuação da cantora portuguesa Mariza. Foi a primeira vez que Gehry trabalhou com artista musical.

Arquitetura Desconstrutivista de Frank Gehry

Quando se trata de arquitetura, como em todas as formas de arte, não há opinião unificada sobre como deve ser. Todo arquiteto segue seu próprio caminho – e é isso que os torna e os edifícios que projetam únicos. No entanto, às vezes surgem pessoas, cujo talento único é impossível de comparar com o de qualquer outra pessoa. E uma dessas pessoas é Frank Gehry.

Fred And Ginger, Praga, República Tcheca

Fonte da imagem:  el_ave

Talvez um dos edifícios mais emblemáticos e polêmicos projetados por esse artista seja o Dancing House, ou Fred and Ginger, em Praga, República Tcheca. Embora a princípio tenha sido criticada por não se encaixar nos edifícios clássicos ao seu redor, o Dancing House agora se tornou um ícone e até é destaque em uma moeda de ouro de 2.000 coroas checas.

Museu de cultura pop, Seattle, Washington

Fonte da imagem:  Kay Gaensler

Embora o prédio pareça um pouco com uma caneca do Moscow Mule  , ele foi realmente inspirado pelo enérgico rock e o arquiteto diz que ele até usou peças de guitarra para criar o formulário.

Stata Center, Cambridge, Massachusetts

Fonte da imagem:  Thomas Hawk

O Stata Center, ou The Ray e Maria Stata Center for Computer, Information and Intelligence Sciences, foi construído em 2004 para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, substituindo um edifício antigo chamado simplesmente “Edifício 20”.

Marqués De Riscal Hotel, Elciego, Espanha

Fonte da imagem:  LC_24

O Marqués De Riscal Hotel é um edifício extravagante e luxuoso localizado na pequena cidade espanhola de Elciego. É realmente uma visão inesperada ao visitar, especialmente porque é cercada por campos e pequenas casas.

Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, Califórnia

Fonte da imagem:  Christopher Chan

Esta impressionante sala de concertos (inspirada pelo vento, de acordo com Gehry) foi concluída em 2003, após 15 anos de construção e custou US $ 274 milhões. No entanto, tanto os moradores locais quanto os críticos concordam que valeu a pena – o prédio é um verdadeiro ícone da arquitetura moderna.

Lou Ruvo Center, Las Vegas, Nevada

Fonte da imagem:  vegasracer

O Centro Lou Ruvo de Saúde Cerebral foi concluído em 2010 e foi contratado por um empresário de mesmo nome, cujo pai morreu de doença de Alzheimer.

Vitra Design Museum, Weil Am Rhein, Alemanha

Fonte da imagem:  Wladyslaw

O Vitra Design Museum não foi apenas o primeiro projeto de Frank Gehry na Europa, mas também o primeiro em que ele usou formas curvas.

Guggenheim Bilbao, Bilbao, Espanha

Fonte da imagem:  Wojtek Gurak

Diz-se que este museu de arte moderna e contemporânea, construído em Bilbau, deu vida à cidade – no primeiro ano, atraiu muitos turistas à cidade, gerando um lucro de US $ 160 milhões. Esse fenômeno recebeu até um nome – o Efeito Bilbao.

Edifício da asa do Dr. Chau Chak, Sydney, Austrália

Fonte da imagem:  Summerdrought

Este edifício concluído em 2015 foi o primeiro projeto de Gehry na Austrália. Mais de 300.000 tijolos feitos sob medida foram usados ​​na construção do edifício.

Biomuseo, Cidade do Panamá, Panamá

Fonte da imagem:  Bob Zumwalt

O Biomuseo foi o primeiro projeto do arquiteto na América Latina. Foi encomendado por políticos panamenhos para criar outro Efeito Bilbau. Diz-se que as cores brilhantes representam a rica natureza do Panamá.

Fundação Louis Vuitton, Paris, França

Fonte da imagem:  mksfca

O museu, inaugurado em 2014, está localizado no parque Bois de Boulogne, em Paris. 19.000 painéis de concreto e 3.600 de vidro foram utilizados na criação do edifício.

Galeria de arte de Ontário, Toronto, Canadá

Fonte da imagem:  Luca Penati

Foi a primeira vez que Gehry terminou um projeto em sua cidade natal, Toronto. Ele tinha 79 anos na época.

Marta Herford, Herford, Alemanha

Fonte da imagem:  Wittekind

Gehry transformou esta antiga fábrica têxtil na Alemanha em uma obra de arte moderna.

The Fish, Barcelona, ​​Espanha

Fonte da imagem:  hkpuipui99

O Fish é um edifício verdadeiramente único, mesmo para os padrões de Gehry. Foi construído em 1992 para as Olimpíadas que aconteceram em Barcelona naquele ano.

Museu de Arte Weisman em Minneapolis, Minnesota

Fonte da imagem:  jpellgen (@ 1179_jp)

O edifício foi concluído em 1993 e contém mais de 25.000 peças de arte no interior.

O edifício Iac, Nova York

Fonte da imagem:  gigi_nyc

O prédio do IAC foi concluído em 2007 e parece bastante manso quando comparado aos outros trabalhos do arquiteto. Diz-se que se assemelham às velas de um navio.

Edifício de binóculos, Veneza, Los Angeles, Califórnia

Fonte da imagem:  Wally Gobetz

O edifício foi originalmente chamado de edifício Chiat / Day, mas você deve admitir que o edifício binocular é mais adequado.

Edifício Peter B. Lewis, Cleveland, Ohio

Fonte da imagem:  Ron Dauphin

O edifício, em homenagem a um filantropo e CEO de uma companhia de seguros, abriga a Weatherhead School of Management.

A residência de Frank Gehry em Santa Monica, Califórnia

Fonte da imagem:  IK’s World Trip

Como seria de esperar, Frank Gehry vive em uma casa bastante excêntrica – as muitas formas e formas intricadas nunca deixam de atrair a atenção dos transeuntes e dos futuros clientes.

Richard B. Fisher Center, Annandale-On-Hudson, Nova York

Fonte da imagem:  SCL Boston

O Richard B. Fisher Center foi inaugurado em 2003 e desde então tem sido descrito como “a melhor pequena sala de concertos dos Estados Unidos”. Apenas não se deixe enganar por fora – por dentro, o prédio contém dois teatros e vários estúdios de ensaio.

The Cinémathèque Française, Paris, França

Fonte da imagem:  grego1402

Este edifício, projetado por Frank Gehry, contém uma das maiores coleções de objetos relacionados a filmes do mundo.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Ser humanos com grandes habilidades #Parte 1

LEIA TAMBÉM  Austrália: Destino imperdível para turismo e intercâmbio

Categorias: CotidianoTurismo