Aqui está acostumado a ver Barbie envolto em vestidos cor de rosa, dirigindo seu carro cor de rosa enquanto todo o seu guarda-roupa chique é cuidadosamente embalado em uma bagagem rosa. Caso contrário, a imagem mental da famosa boneca de plástico que invocaríamos imediatamente seria ela como juíza, professora, presidente ou qualquer outra opção de carreira em que a Mattel colocasse a Barbie para vender mais brinquedos. E mesmo assim, tudo sobre a Barbie está profundamente imerso na cultura americana. Um artista decidiu dar uma guinada completamente diferente à figura icônica da infância.
Barbie e Ken russos
Lara Vychuzhanina é uma fotógrafa russa de bonecas de Yekaterinburg que decidiu colocar Barbie e seu parceiro Ken em um ambiente mais próximo do artista. Ela reinventou a dupla como um casal que vivia na Rússia soviética na década de 1980.
Fotógrafo capturou a vida de Barbie e Ken em sua casa eslava
Panda entediada entrou em contato com Lara para obter detalhes adicionais sobre seu projeto e sua vida. “Desde a infância, eu amo bonecas e fotografia. Alguns anos atrás, esses dois dos meus hobbies se tornaram um ”, disse o artista ao Bored Panda. “Fiz muitos cursos de fotografia e arte gráfica. Eu trabalhei por muito tempo como fotógrafo de natureza morta na empresa ”, explicou ela.
“Encontro inspiração na natureza, nas coisas antigas, nos livros interessantes, na música, nas pessoas”, elaborou a fotógrafa sobre o que a inspirou. “A fotografia para mim é uma maneira de mostrar meu mundo interior, de contar uma história que nasce na minha cabeça.”
Com um conjunto de 60 x 40 x 50 cm (23,6 x 15,7 x 19,6 polegadas), o fotógrafo captura perfeitamente o espírito da Europa Oriental, tudo com a roupa de baixo pendurada no arame, uma garrafa de vodka na batalha e um armário com refrigerante e sal pacotes que lembram a época.
Como Vychuzhanina é jovem demais para se lembrar da era soviética, ela usou recursos on-line e fotografias antigas como referências para recriar perfeitamente a estética única da vida na URSS. A camiseta do Ken foi confeccionada em estoque e rasgada para uma sensação autêntica, assim como as panelas e utensílios em miniatura que o artista comprou on-line estavam desgastados.
Quando questionada sobre como as pessoas respondem à sua arte, Lara revelou que todos que interagem com ela têm algum tipo de reação. “As pessoas sempre reagem com interesse a uma miniatura”, disse o artista, “alguém admira, alguém pergunta como isso é feito, alguém procura por erros históricos … mas essas fotos não deixam ninguém indiferente”.
Quanto ao futuro? A fotógrafa diz que está trabalhando em um grande projeto. “Pode levar um ano para implementá-lo, mas eu realmente quero fazê-lo”, revelou Lara, “eu quero fazer algumas bonecas para esse projeto.”
Em uma das imagens, o que parece ser a mãe de Barbie parece ajudar o casal com o trabalho na cozinha, um reflexo do estilo de vida comunitário que era predominante no passado.
O fotógrafo concluiu e filmou o projeto em 2 semanas como uma entrada para a competição intitulada “apartamento comum”. O trabalho de Lara foi reconhecido e um Doll Photography Award em 2017.