Primeira detecção de Oxigênio fora da Via Láctea?
Universo

Primeira detecção de Oxigênio fora da Via Láctea? Sérgio Sacani explica

Galáxia Markarian 231 - Primeira detecção de Oxigênio fora da Via Láctea? Sérgio Sacani explica
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Pela primeira vez, os astrônomos encontraram oxigênio molecular, o mesmo gás que nós, seres humanos precisamos para respirar, numa outra galáxia que não é a Via Láctea. O oxigênio é o terceiro elemento mais comum no cosmos, só fica atrás do hidrogênio e do hélio. Então os astrônomos pensaram que o oxigênio molecular, o O2 poderia ser comum no espaço entre as estrelas. Mas apesar de repetidas buscas, eles nunca tinham encontrado o oxigênio molecular, em outras galáxias, mas isso era até agora.

Primeira detecção de Oxigênio fora da Via Láctea

Astrônomos do Observatório Astronômico de Shanghai na China, registraram a molécula na Galáxia Markarian 231 localizada a aproximadamente 560 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Ursa Maior. Essa galáxia tem no seu núcleo um buraco negro supermassivo, que está se alimentando violentamente e por isso ela recebe a denominação de quasar, na verdade esse é o quasar mais próximo da Terra. Usando radio-telescópios na Espanha e na França, os astrônomos observaram a radiação no comprimento de onda de 2.52 milímetros, uma assinatura da presença de O2.

sobre

O Markarian 231 ( UGC 8058 ) é uma galáxia Seyfert tipo 1 que foi descoberta em 1969 como parte de uma pesquisa de galáxias com forte radiação ultravioleta . Ele contém o quasar conhecido mais próximo e, em 2015, foi mostrado que o poderoso núcleo galáctico ativo presente no centro da galáxia pode de fato ser um buraco negro binário supermassivo . Está localizado a cerca de 581 milhões de anos-luz de distância da Terra .

 

FONTE: https://www.sciencenews.org/article/m…

LEIA TAMBÉM  Qual é a temperatura de Marte?
LEIA TAMBÉM  A procura por vida! NASA confirma missão à lua de Júpiter, Europa