Por que o Brasil 6ª língua mais falada no Mundo domina a Internet?
Curiosidades Internet

Por que o Português 6ª língua mais falada no Mundo domina a Internet?

brasil na internet - Por que o Português 6ª língua mais falada no Mundo domina a Internet?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Como o Brasil junto com os países lusos falantes dominam a Internet, se somos apenas a 6ª língua mais falada no mundo? Essa pergunta pega de surpresa até mesmo pessoas de outros países. Se você entrar em Fóruns pela Internet, o português vai reinar, se você entrar em chats de bate papo, você vai encontrar o português fácil, fácil. Mas vamos voltar um pouco no tempo…

Tempos de Bate-Papos (ICQ, MirC)

Antes mesmo do serviço de mensagens do Windows Live Messenger, outros programas como o ICQ e mIRC marcaram a experiências dos brasileiros que ainda começavam a aprender a interagir com a internet após o início de sua comercialização no Brasil entre 1994 e 1995. Se popularizando entre os jovens de 2002. “Oi quer TC?” Uma “evolução” das salas de bate-papo, os usuários instalavam o mIRC, um software que permitia conversar com milhões de usuários por meio do protocolo IRC. As pessoas escolhiam seus nicknames e entravam em canais (ou salas) específicos, que também eram organizados por temas. Antes de tudo, era preciso baixar e instalar o programa no computador. Eram tantos brasileiros que a maioria das salas já baniam automaticamente os brasileiros que insistiam em conversar em português nestas salas. Muitas salas já colocavam em destaque – NOT ALLOWED PORTUGUESE, PLEASE.

Tempos de ORKUT

Essa “invasão brasileira” já vem de tempos, desde o ORKUT, os brasileiros já dominavam a Internet. Orkut foi uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 e desativada em 30 de setembro de 2014. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. Mas caracterizado por uma criação provenientes dos EUA. Tecnicamente o ORKUT falava 45 línguas. Mas qual você acha que dominava?

Quais eram maiores comunidades do Orkut?

Para você ter uma ideia, o Brasil foi o responsável por derrubar a plataforma no ar. Não sabia? Isto já aconteceu com o próprio Twitter, no começo. Mas o ORKUT era a diversão dos brasileiros. Sendo também o responsável pelo maior Bullying virtual do Mundo. Quando foi isso?

Foi no dia do show do U2 no Brasil. Eram 2 dias de concerto. O primeiro dia foi televisionado pela Rede Globo de Comunicação para todo o Brasil. No dia em questão BONO VOX chamou uma mulher ao palco, dançou com ela e a beijou na boca. Você pode conferir no post abaixo:

Depois de 6 anos “U2” voltou ao Brasil sem o ORKUT, sem beijo e sem Globo

Tempos de Youtube

Agora com o Youtube, as coisas não poderiam ser diferentes. Para você ter uma ideia gringos fazem vídeos exclusivos só para brasileiros. E não estamos falando do fenômeno Niekne, não. No qual até ajudamos ela na divulgação quando publicamos um post sobre ela. Estamos mencionado americanos que tem a língua inglesa como nativo e tem mais audiência brasileira do que americana.

Holandesa Nice Nienke consegue feito inédito no YouTube Brasil

Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro?

#Fato Curioso

Inclusive, uma fato curioso que muitos Youtubers portugueses começavam seus canais focados no inglês para conseguirem inscritos e ganharem mais dinheiro. O fato é que esses portugueses foram tecnicamente julgados por serem metidos e não patriotas ao fazerem vídeos focados ao publico lusitano. Por exemplo, maquilhagem. Se uma portuguesa queria ver algo sobre fazer um Make-up por que ela iria ver um vídeo de uma portuguesa fazendo um vídeo de maquilhagem em inglês??? Qual o sentido??? Se fosse para ver um vídeo em inglês, poderia ver de qualquer nacionalidade, não é mesmo?

Aí entrou o Brasil na história. Muitos Youtubers portugueses começaram a perceber o poderio do português, mais do que eles mesmo pensavam. Portugueses não tiveram outra alternativa do que assistir a videos brasileiros, por falta de conteúdo lusitano.

Após um período muitos portugueses não imaginavam que brasileiros poderiam gostar de assistir ao um vídeo lusitano. E atualmente hoje, há inúmeros casos de Youtubers portugueses que trocaram o inglês pelo português.

Respondendo a pergunta do Título

 

  • Português é a quinta língua mais presente na Internet: Só o Brasil tem mais de 82 milhões e 500 mil de internautas. O Brasil junto aos países lusitanos para você ter uma ideia formam a segunda língua que passam mais tempo na internet. Isso já responde a pergunta do título em questão.

Inglês, Chines, Espanhol, Árabe, Português e Japonês.

  • No entanto, no Mundo com escrita derivada do Latim, a ROMANA. O Português é fica em segundo. Pois China, o Árabe, alguns lugares da Índia e o próprio Japonês tem grafias diferentes, por isso eles muitas vezes não se misturam na Rede com a grafia ROMANA.

 

  • Sem mencionar que A China, por exemplo tem suas próprias redes sociais e fóruns, fica até mesmo afastada da nossa Rede Ocidental.

 

  • Mas…por país a Internet no Mundo, fica assim:
1 22px Flag of the People%27s Republic of China.svg - Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro? China 721,434,547 52.2%
2 22px Flag of India.svg - Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro? Índia 462,124,989 34.8%
3 22px Flag of the United States.svg - Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro? Estados Unidos 286,942,362 88.2%
4 22px Flag of Brazil.svg - Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro? Brasil 139,111,185 67.5%
5 22px Flag of Japan.svg - Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro? Japão 100,684,474 79.1%
6 22px Flag of Russia.svg - Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro? Rússia 75,926,004 53.3%
7 22px Flag of Germany.svg - Por que muitos youtubers gringos estão fazendo canais com foco no publico brasileiro? Alemanha 68,296,919

Se contarmos a União Europeia fica assim:

1 CHINA 730,723,960
2 EUROPEAN UNION 398,100,000 JULY 2016 EST.
3 INDIA 374,328,160 JULY 2016 EST.
4 UNITED STATES 246,809,221 JULY 2016 EST.
5 BRAZIL 122,841,218 JULY 2016 EST.
6 JAPAN 116,565,962 JULY 2016 EST.
7 RUSSIA 108,772,470 JULY 2016 EST.
  • Outro fator é que o brasileiro não se importa em escrever o português em uma área onde outra língua habita. O brasileiro é do tipo não me entende? O problema é seu. 

 

  • Outro fator é que 62% da População Brasileira está Ativa nas Redes Sociais constantemente e o Brasil é um dos países que mais usam Redes Sociais no Mundo, ficando na frente de países da América Latina, olha só os espanhóis perdendo. Já no Youtube, o Brasil é o segundo país que mais acessa a plataforma depois dos Estados Unidos, ora é primeiro, eles intercalam. Também não podemos esquecer que o luso-brasileiro é uma das línguas que mais comentam na rede.

 

  • Segundo informações do TechMundo a rede social favorita entre os brasileiros é o YouTube (95%), seguido pelo Facebook (90%) e WhatsApp (89%). Já a liderança no cenário global é ocupada pelo Facebook, com 2,27 bilhões de usuários ativos. Em segundo e terceiro lugar estão, respectivamente, o YouTube (1,900 milhões) e o WhatsApp (1.500 milhões).

 

Fontes: CIA GO, Wikipédia, TechMundo, Canal Tech, POrtal5, Arquivo Mídia Interessante

 

LEIA TAMBÉM  Streaming: Looke fecha parceria com Saraiva
LEIA TAMBÉM  "Let it go" Frozen em 25 línguas (Seleção Disney)