A notícia já saiu na Sicence Alert, retirado no Biorxiv e esta sendo replicada por vário sites de notícias internacionais.
Cientistas descobrem vírus misteriosos no Brasil sem genes conhecidos que possam identificar
Os cientistas identificaram um vírus enigmático cujo genoma parece ser quase inteiramente novo para a ciência, povoado por genes desconhecidos que nunca foram documentados em pesquisas virais. O chamado Yaravirus, em homenagem a Yara – ou Iara, uma figura rainha das águas na mitologia brasileira – foi recuperado do Lago Pampulha, um lago artificial na cidade brasileira de Belo Horizonte.
Embora o Yaravírus ( Yaravirus brasiliensis ) possa não ser uma sirene sobrenatural, o vírus pode ser tão misterioso quanto a ninfa da água da lenda.
Isso ocorre porque o vírus constitui “uma nova linhagem de vírus amebal com origem e filogenia intrigantes”, explica a equipe de pesquisa em um novo artigo pré-impresso sobre a descoberta.
Dois dos membros seniores dessa equipe – os virologistas Bernard La Scola, da Universidade Aix-Marselha, na França, e Jônatas S. Abrahão, da Universidade Federal de Minas Gerais – devem saber do que estão falando.
Dois anos atrás, o casal ajudou a descobrir outra novidade viral que habita a água: o Tupanvírus , um vírus gigante encontrado em habitats aquáticos extremos.
Os vírus gigantes , em oposição à variedade comum, são chamados por causa de seus enormes capsídeos (invólucros de proteínas que encapsulam virions – partículas de vírus).
Essas formas virais muito maiores só foram descobertas neste século , mas não são apenas notáveis por seu tamanho. Eles também possuem genomas mais complexos, dando a eles a capacidade de sintetizar proteínas e, portanto, executar coisas como reparo do DNA, além de replicação, transcrição e tradução do DNA.
Leia matéria completa no site da Science Alert