A apresentadora de notícias da Nova Zelândia. A jornalista surpreendeu muitos telespectadores ao receber uma “Tã moko kauae”, uma tradicional tatuagem maori do queixo inferior usada por mulheres e se tornar a primeira apresentadora de TV a ter uma. Apenas alguns anos antes, a mulher havia feito um teste de DNA e descobriu que era 100% maori; portanto, sua decisão de fazer uma tatuagem tradicional no rosto não deveria ser tão surpreendente. Ainda assim, foi um choque para muitas pessoas, algumas das quais sentiram a necessidade de fazer alguns comentários sarcásticos sobre o assunto.
A Marca
“Tā moko kauae” é a marcação permanente ou “tatuagem”, como tradicionalmente praticada pelo povo Maori, o povo indígena da Nova Zelândia. As artes da tatuagem são comuns na pátria polinésia oriental do povo Maori , e os instrumentos e métodos tradicionais empregados eram semelhantes aos usados em outras partes da Polinésia. A chegada dos europeus à Nova Zelândia, a partir do século XVII, trouxe enormes mudanças ao modo de vida maori. O povo maori adotou gradualmente muitos aspectos da sociedade e cultura ocidentais.
O capitão James Cook escreveu em 1769:
As marcas em geral são espirais desenhadas com muita gentileza e até elegância. Um lado corresponde ao outro. As marcas no corpo assemelham-se à folhagem em ornamentos antigos perseguidos, confusões de trabalhos em filigrana, mas neles eles têm um luxo de formas que de cem que, a princípio, pareciam exatamente as mesmas, não foram formadas duas em exame minucioso.
Créditos da imagem: dopestbabiesmama
Créditos da imagem: dopestbabiesmama
https://www.youtube.com/watch?v=z4XP1swgjcU