Marte já teve lagos de sal semelhantes aos da Terra
Universo

Marte já teve lagos de sal semelhantes aos da Terra

sal em marte perto closer - Marte já teve lagos de sal semelhantes aos da Terra
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Marte já teve lagos de sal semelhantes aos da Terra e passou por períodos de seca e seca, de acordo com uma equipe internacional de cientistas que inclui um pesquisador da Texas A&M University College of Geosciences.

Segundo divulgação do site Science Daily, Marion Nachon, pesquisadora associada de pós-doutorado no Departamento de Geologia e Geofísica da Texas A&M, e colegas tiveram seu trabalho publicado na edição atual da Nature Geoscience .

A equipe examinou os terrenos geológicos de Marte na Gale Crater, uma imensa bacia rochosa de 95 milhas de largura que está sendo explorada com o rover Curiosity da NASA desde 2012, como parte da missão MSL (Mars Science Laboratory).

Os resultados mostram que o lago que estava presente na Cratera Gale há mais de 3 bilhões de anos passou por um episódio de secagem, potencialmente ligado à secagem global de Marte.

A Cratera Gale se formou cerca de 3,6 bilhões de anos atrás, quando um meteoro atingiu Marte e criou sua grande cratera de impacto.

“Desde então, seus terrenos geológicos registraram a história de Marte e estudos mostraram que a Gale Crater revela sinais de que a água líquida estava presente ao longo de sua história, que é um ingrediente-chave da vida microbiana como a conhecemos”, disse Nachon. “Durante esses períodos de secagem, as lagoas de sal acabaram se formando. É difícil dizer exatamente o tamanho dessas lagoas, mas o lago na Cratera Gale esteve presente por longos períodos de tempo – de pelo menos centenas de anos a talvez dezenas de milhares de anos “, disse Nachon.

Matéria original completa (Clique aqui)

LEIA TAMBÉM  Fotos de tirar o fôlego do Concurso Fotografia Astronômica 2019

LEIA TAMBÉM  Água em estado liquido é detectada na sub-superfície de Marte