água que não é do nosso sistema Solar
Universo

Cometa interestelar Borisov pode estar carregando água que não é do nosso sistema Solar

cometa - Cometa interestelar Borisov pode estar carregando água que não é do nosso sistema Solar
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

O senhor Gennady Borisov, na Criméia, viu o objeto pela primeira vez em 30 de agosto 2019, através de seu próprio telescópio. Era quase imediatamente óbvio que o objeto vinha do espaço interestelar, pois sua órbita peculiar significava que não estava gravitacionalmente ligado ao Sol. O cometa contém aguá. Até ai normal, pois a grande maioria dos cometas contém, com seus núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilômetros.Um cometa possui uma estrutura física dividida em três partes:núcleo, cabeleira e cauda. Seria uma grande oportunidade de estudar a única “água” que não é do Sistema Solar, vinda de fora. Ele passará além do sol em dezembro de 2019 e, à medida que se aproxima, o calor fará com que ele expulse ainda mais gás e poeira, permitindo que os cientistas aprendam ainda mais sobre seus segredos.

 O cometa Borisov que tem uma órbita ligada a outra estrela que não nosso Sol, e não é pego pelo nosso Sol. Veja no gráfico abaixo:

orbita del c 2013 n4 borisov mn2 - Cometa interestelar Borisov pode estar carregando água que não é do nosso sistema Solar

 

Por Mídia Interessante com informações do MIT Techology Review

LEIA TAMBÉM  Após "surpresas" a NASA investirá mais pesado em defesa à Asteróides
LEIA TAMBÉM  Stephen Hawking: "O homem deveria se espalhar pelo Universo"