Lado oculto da Lua: Sonda chinesa se depara com um gel estranho
Curiosidades Universo

Sonda chinesa se depara com um gel estranho no lado oculto da Lua

Chang’e 4 caminhando na lua - Sonda chinesa se depara com um gel estranho no lado oculto da Lua
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Lado oculto da Lua – A sonda chinesa Chang’e-4 encontrou uma substância incomum e colorida, semelhante a um gel, durante as suas explorações no lado oculto da Lua. rover da missão, Yutu-2, teve esta surpresa durante o 8º dia lunar. A descoberta levou os cientistas a adiar outros planos de direção do veículo espacial e, em vez disso, concentrou os seus instrumentos na tentativa de descobrir o que era aquele material estranho.

lua close perto aproximação - Sonda chinesa se depara com um gel estranho no lado oculto da Lua

lado oculto da Lua

O Yutu-2 começou a navegar por uma área repleta de várias pequenas crateras de impacto, com a ajuda e o planeamento de motoristas no Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, de acordo com um “diário de condução” do Yutu-2 publicado em 17 de agosto pelo governo na revista em língua chinesa Our Space, que se concentra no espaço e na comunicação científica, segundo conta o LiveScience.

Em 28 de julho, a equipa Chang’e-4 estava a preparar-se para desligar o Yutu-2 para a sua habitual sesta do meio-dia, para proteger o veículo espacial de altas temperaturas e radiação do sol alto no céu. Um membro da equipa que verificava as imagens da câmara principal do veículo espacial avistou uma pequena cratera que parecia conter um material com uma cor e brilho diferente do da superfície lunar circundante.

Chang’e 4 caminhando na lua - Sonda chinesa se depara com um gel estranho no lado oculto da Lua

Chang’e 4 - Sonda chinesa se depara com um gel estranho no lado oculto da Lua

A equipa da unidade chamou os cientistas lunares. Juntas, as equipas decidiram adiar os planos de Yutu-2 de continuar para oeste e, em vez disso, ordenaram que o rover verificasse o material estranho.

Com a ajuda de câmaras para evitar obstáculos, o Yutu-2 aproximou-se cuidadosamente da cratera e depois observou o material colorido e os arredores. O veículo espacial examinou as duas áreas com o seu espectrómetro visível e infravermelho próximo (VNIS), que deteta luz dispersa ou refletida em materiais para revelar a sua composição.

lua linda incrivel - Sonda chinesa se depara com um gel estranho no lado oculto da Lua

O VNIS é o mesmo instrumento que detetou evidências de material originário do manto lunar no regolito da cratera Von Kármán, descoberta que os cientistas chineses anunciaram em maio.

Até agora, os cientistas não deram nenhuma indicação sobre a natureza da substância colorida e disseram apenas que é “semelhante a gel” e tem uma “cor incomum”. Uma explicação possível é que a substância seja o vidro derretido criado a partir de meteoritos que atingem a superfície da lua.

Fonte original: Leia mais em ZAP Portugal

 

LEIA TAMBÉM  The Walking Dead não terá mais fim?
LEIA TAMBÉM  A procura por vida! NASA confirma missão à lua de Júpiter, Europa