Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?
Curiosidades Universo

Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

ponto nemo - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Você já se perguntou qual seria o lugar no Planeta mais afastado de tudo e de todos? Um lugar só, onde você não poderia ver absolutamente ninguém, mas ninguém mesmo. Pois bem, não estamos falando do Monte Everest, até mesmo porque lá é cheio de pessoas a todo momento atingi-lo. Também não é o Deserto do Saara, até mesmo porque há muitas pessoas nessas região; e também não é na Groenlândia ou na Antártica, no fim da Terra Plana.

nemo longe de tudp - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

Lugar totalmente isolado

O nome do lugar se chama Ponto Nemo. Ponto Nemo? Como assim o nome de um peixe da Disney? Sim, exatamente, foi neste sentido que os idealizadores do projeto da Pixar, pensaram neste nome.

ponto nemo procurando nemo - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

Também chamado de “Polo da Inacessibilidade do Pacífico“, é o local mais distante de qualquer continente ou ilha no planeta Terra, seja ela habitada ou não. Trata-se de um ponto no meio do Oceano Pacífico, nas seguintes coordenadas: 48°52’6″S 123°23’6” W.

Nemo Octopus - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?Nomeado originalmente como “Polo Oceânico de Inacessibilidade”, o Ponto Nemo ganhou este nome, mais usual, graças ao Capitão Nemo, anti-herói do romance Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. Além disso, “Nemo”, em latim, significa “ninguém”.

Conforme o Wikipédia, o capitão é também conhecido como Príncipe Dakkar — é um personagem fictício que aparece em duas aventuras de ficção escritas por Júlio Verne: Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874). Nemo era o comandante do submarino Náutilus. Descontente com a destruição que a sociedade do século XIX provoca no mundo com suas guerras e opressão, ele utiliza seu vasto conhecimento científico para construir um submarino elétrico e passa a viver no fundo do mar com alguns homens de sua confiança, como sendo um pirata.

Capitão Nemo tenta o tempo todo fugir da suas ligações com o mundo exterior, alegando viver agora em um outro mundo, diferente da civilização. Por esse motivo, Nemo é evasivo quanto a perguntas sobre o seu passado, parecendo um homem excêntrico e que demonstra pouco sentimentos, embora também possa ser considerado um exímio engenheiro e um homem preocupado com aqueles que ele considera oprimidos.

capitão nemo - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

Nemo significa “ninguém” em latim (um nome apropriado, já que pouco se sabe a seu respeito), e o nome do seu submarino vem de um pequeno molusco. Sabe-se que ele é indiano e que provavelmente perdeu sua mulher e filhos, isso teria dado origem à sua frustração com a sociedade. Apesar de sua alegação, em Vinte Mil Léguas Submarinas, de que os problemas do mundo não lhe interessam, ele às vezes interfere nestes assuntos, sempre a favor dos oprimidos. O mundo toma conhecimento de sua existência quando ele destrói alguns navios de guerra e o Náutilus é confundido com um monstro. Capitão Nemo tenta o tempo todo esconder suas ligações com a civilização, dizendo sempre que agora vive em um mundo à parte, embora às vezes deixe escapar.

praia isolada turismo inusitado praia sem ninguem - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

Localização, acessibilidade e características

O Ponto Nemo está perto do fim do Pacífico Oriental, uma linha subaquática de atividade vulcânica, que se estende até o golfo da Califórnia e marca os limites das placas tectônicas do Pacífico e de Nazca.

O Ponto Nemo está localizado a mais de 1.600 quilômetros equidistantes de um grupo de 3 ilhas remotas. Ao norte, ele é ladeado pela Ilha Ducie (pertencente às Ilhas Pitcairn). A nordeste, sua vizinha mais próxima é a Motu Nui (um ilhéu junto à Ilha de Páscoa). Ao sul, há a Ilha Maher (Antárctica).

ponto nemo oceanic pole of inaccessibility - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

Cemitério de Satélites

Para se ter uma ideia, o Ponto Nemo é tão distante da terra firme que os seres humanos mais próximos dali são, em geral, os astronautas presentes na Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a um máximo de 416 quilômetros. Sim, este local é o local optado por agencias espaciais como a NASA, COSMOS. Lá é direcionado o fim dos satélites, que depois dos seus 15 anos de uso.  “Área Desabitada do Pacífico Sul”. Como praticamente não há vida no local, seja humana, animal ou vegetal, as agências espaciais russas, europeias e japonesas costumam usar o Ponto Nemo como “cemitério espacial”. Mais de uma centena de objetos espaciais desmontados jazem no local. Entre eles, há fragmentos de satélites e até mesmo pedaços da estação espacial Mir.

ponto nemo lugar mais isolado do mundo - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

Do ponto Nemo á algum lugar…

Em 2016, os barcos da Volvo Ocean Race, que navegaram de Auckland, Nova Zelândia, à cidade de Itajaí, no Brasil, passaram pelo Ponto Nemo. O barco mais rápido levou 15 dias, 10 horas e 37 minutos para chegar lá.

ponto nemo longetura - Qual o lugar mais distante de tudo e de todos?

LEIA TAMBÉM  Curiosidades sobre Jornais impressos - Qual o menor e o maior jornal do mundo?
LEIA TAMBÉM  Brian Hull canta música "Hello" de Adelle com personagens da Disney e Pixar