primeiro motorista do Brasil – Muitas pessoas tem curiosidade de saber quem foi o primeiro motorista do Brasil, já que tudo aqui no lado sul do mundo as coisas demoravam pra chegar, até que não tanto, haviam muitos fazendeiros fortes aqui no Brasil. O Início do século passado marcou a chegada dos primeiros carros, motoristas. Para sabermos sobre o primeiro motorista do Brasil precisamos saber quando o carro começou a ser comercializado para os mais ricos.
1886 – O primeiro carro como conhecemos
O ano de 1886 é considerado o ano de nascimento do automóvel moderno – com o Benz Patent-Motorwagen, pelo inventor alemão Karl Benz.

Conhecido na época como Charrete sem cavalo ou charrete elétrica
1891 – O primeiro carro do Brasil
A primeiro carro emplacado do Brasil talvez nem existe mais, e veio de fora. Foi um Peugeot, que ancorou no porto de Santos em 1891 era conhecido pelos franceses como Voiturette por ser muito parecido com uma charrete. Quem trouxa ao Brasil foi, o inventor do avião, Santos Dumont para dar de presente para uma pessoa. Mas quem foi o privilegiado?

Na foto, todo pomposo, o pioneiro: Claudio Bonadei e família no primeiro carro realmente construído no Brasil
1891 – O primeiro motorista do Brasil

primeiro motorista do Brasil – Henrique Santos Dumont dirigindo seu Peugeot. O primeiro motorista e o primeiro carro a desembarcar de Portugal rumo ao Brasil
Saiba mais em: O diário Imperial

O primeiro motorista do Brasil

primeiro motorista do Brasil – Carros ja começam o transito de Sao Paulo
1869 – A história do primeiro acidente fatal de carro, ocorrido há 150 anos
A cientista e pioneira Mary Ward foi morta, aos 42 anos, após cair de um veículo e ser atropelada por ele. Mary Ward era uma mulher à frente do seu tempo: cientista, criava filhos sozinha, além de publicar pesquisas inovadoras. Era astrônoma, microscopista e artista. Mas, infelizmente, entrou para a história como a primeira vítima fatal de um veículo automotor, em 31 de agosto de 1869.
Foto: Reprodução/Age of Steam / FONTE: Pequena nota do: R7.com
1901 – Primeiro sistema de emplacamento
Segundo o site Arte Placas, o primeiro sistema de emplacamento foi utilizado no Brasil em 1901. Logo após, foi lançado o PGU que é uma sigla que corresponde a Prontuário Geral Único, que é o número de registro da Carteira Nacional de Habilitação, ou carteira de motorista, que era emitida entre os anos de 1891 e 1994. À época, era obrigatório apresentar a carteira de identidade junto à PGU.
Atualmente, além de ser válida em todo o território nacional, a CNH é válida ainda como documento oficial de identificação em todo o Brasil, uma vez que possui número de identidade, CPF e fotografia do condutor. A emissão da mesma é de responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito (Detran).
A primeira pessoa a bater o carro no Brasil
O primeiro barbeiro, digo, o condutor a se chocar em uma árvore em terra tupiniquin, foi Olav Bilac, sim aquele famoso escritor foi, ao que tudo indica, o causador do primeiro acidente envolvendo automóvel no Brasil. O fato aconteceu entre os anos de 1897 a 1903, época em que automóvel era novidade não apenas por aqui, mas no mundo todo.
Quando o abolicionista José do Patrocínio comprou um carro, entre 1897 a 1903, o automóvel estava longe de ser produto de massa no País. Poucos veículos circulavam pelas ruas brasileiras.
Em entrevista para o Estadão, de acordo com Carlos Castilho, professor e estudioso da história da mobilidade, na década de 20 já havia registros de trânsito complicado na região da Avenida Paulista, onde moravam os barões do café. O curioso é que, nessa época, carros puxados por animais disputavam espaço com veículos motorizados, de acordo com a revista “Boas Estradas”, de março de 1926 (confira no gráfico abaixo).
Pelo que consta, o carro que Olavo Bilac bateu pertencia ao também poeta e jornalista José do Patrocínio, que teria se oferecido para ensinar o amigo a guiar seu modelo francês movido a vapor chamado Serpollet. Segundo relatos, o veículo bateu em uma árvore em uma curva da Estrada da Tijuca, na capital do Rio de Janeiro.
Primeira mulher a dirigir no Brasil
Era uma Argentina, isso mesmo, a primeira mulher a dirigir um carro foi uma hermana. Uma das primeiras mulheres habilitadas de que se tem notícia no País foi a argentina Juana Elena Grieve Desaunay de Evans, que obteve a licença para guiar em 1925. Ela veio da Argentina com o marido, o inglês Edward Affleck Evans.
Primeira mulher como profissão motorista de ônibus
Mary Wallace foi a primeira mulher motorista de ônibus com autorização da Companhia de Trânsito de Chicago em 1974. 🚍

Motorista mais velho do mundo
Fontes: Por Mídia Interessante com informações retiradas do G1, Estadão (Jornal do Carro), Folha Especial (Augusto Gazir), O Diário Imperial, Prefeitura de São Paulo e Aquivo próprio Mídia Interessante.com