Luas de Jupiter: Crianças participaram do concurso para dar nomes
Universo

Crianças participaram do concurso para dar nome a 5 Luas de Jupiter

Jupiter family - Crianças participaram do concurso para dar nome a 5 Luas de Jupiter
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Luas de Jupiter – A maioria das pessoas não se interessa por este tipo de notícia, mas se você chegou até aqui quer dizer que você é um amante das questões astronômicas e bem vindo ao time. Algum tempo atrás publicamos aqui no Mídia Interessante, que foram descobertos mais 12 luas em Júpiter, somando 79 no total. Recentemente um concurso foi criado para dar novos nomes para as 5 luas de Júpiter. As sugestões de nomes em um concurso – que decorreu de fevereiro a abril  de 2019 e foram escolhidos agora. Os nomes variaram ”do acadêmico ao bobo”, disseram esses cientistas. Achamos que você vai gostar dos vencedores. A Instituição Carnegie para a Ciência – sediada em Washington, DC – anunciou no final de agosto que os vencedores do concurso de nomeação de lua de Júpiter foram selecionados. De fevereiro a abril de 2019, essa instituição solicitou sugestões de nomes para cinco das 12 luas de Júpiter descobertas em 2018 por uma equipe liderada por Scott S. Sheppard, da Carnegie Science Institute.

Luas de Jupiter

novos nomes das luas de jupter - Crianças participaram do concurso para dar nome a 5 Luas de Jupiter

Quais eram as regras do Concurso?

Tweet seu nome da lua sugerido para  @JupiterLunacy  e diga-nos por que você o escolheu usando 280 caracteres ou menos ou um vídeo curto. Não se esqueça de incluir a hashtag #NameJupitersMoons. 

As regras gerais:

– As luas de Júpiter devem ter o nome de personagens da mitologia romana ou grega, que eram descendentes ou amantes do deus conhecido como Júpiter (romano) ou Zeus (gregos).
– As inscrições devem ter 16 caracteres ou menos, de preferência uma palavra.
– As inscrições não devem ser ofensivas em nenhum idioma ou cultura.
– As submissões não devem ser muito semelhantes aos nomes existentes de quaisquer luas ou asteróides.
– Nomes de natureza pura ou principalmente comercial são proibidos.
– Nomes de indivíduos, lugares ou eventos conhecidos principalmente por atividades políticas, militares ou religiosas não são adequados.
– Nomes que comemoram pessoas vivas não são permitidos.

As regras para cada lua individual: 

– S / 2003 J5 (Júpiter LVII) que é retrógrado e, portanto, o nome deve estar relacionado a Júpiter ou Zeus e terminar em um “e”.
– S / 2003 J15 (Júpiter LVIII) que é retrógrado e, portanto, o nome deve estar relacionado a Júpiter ou Zeus e termina em um “e”.
– S / 2003 J3 (Jupiter LX) que é retrógrado e, portanto, o nome deve estar relacionado a Júpiter ou Zeus e termina em um “e”.
– S / 2017 J4 (Jupiter LXV) que é prograde e, portanto, o nome deve estar relacionado a Júpiter ou Zeus e terminar em um “a”.
– S / 2018 J1 (Jupiter LXXI) que é prograde e, portanto, o nome deve estar relacionado a Júpiter ou Zeus e terminar em um “a”.

luas de jupter - Crianças participaram do concurso para dar nome a 5 Luas de Jupiter

Saber mais: 

Mais detalhes sobre como a União Astronômica Internacional nomeia objetos astronômicos podem ser encontrados aqui . 
Este vídeo detalha alguns dos possíveis nomes de lua de Júpiter e pode lhe dizer mais sobre como o processo de nomeação de lua de Júpiter funciona. 

OS NOMES ESCOLHIDOS

 

View image on Twitter

S / 2017 J4 agora é Pandia. A Carnegie Science disse:

”Ela é filha de Zeus e da deusa da lua Selene. Pandia é a deusa da lua cheia e a irmã de Ersa. O nome Pandia foi um dos nomes mais populares inscritos no concurso. Nossa submissão favorita foi representar o clube de astronomia da Lanivet School, na Cornualha, Inglaterra. Emma Hugo (@ emmabray182) twittou uma foto do clube astro com uma placa Pandia e o mascote Panda da escola, em homenagem ao antigo papel da vila como fornecedora de bambu no zoológico de Londres.”

 

S / 2018 J1 agora é Ersa. A Carnegie Science disse:

”Ela é irmã de Pandia e, como tal, também filha de Zeus e da deusa da lua Selene. Ersa é a deusa do orvalho. Havia mais de 20 tweets sugerindo o nome Ersa. Ser filha de uma deusa da lua parecia muito apropriada para uma lua joviana. A primeira submissão foi do agregador de notícias espaciais Aaron Quah (@ 8603103) e as submissões que mais chamaram a atenção sobre Ersa foram enviadas pelos alunos da 12ª série da Saint Sauveur High School em Redon, França (@StSauMoons), em nome da quinta na Escola Tradicional Hillside em Mission, Colúmbia Britânica (@mrgrouchypants) e em nome de um especialista lunar de 4 anos de idade, Walter, que nos cantou uma canção da lua (@Thoreson).”

S / 2003 J5 é agora Eirene. A Carnegie Science disse:

”Ela é a deusa da paz e filha de Zeus e Themis. Cerca de 16 tweets sugeriram nomear a lua de Júpiter Eirene . A primeira submissão foi do Quadrupoltensor (@Quadrupoltensor), e a inscrição para Eirene que chamou nossa atenção (@PJRYYC) foi enviada em nome de uma criança de 10 anos que ama a mitologia grega e romana.”

 

S / 2003 J15 agora é Philophrosyne . A Carnegie Science disse:

”Ela é o espírito de boas-vindas e bondade e é neta de Zeus e irmã de Eupheme . As inscrições vencedoras foram de uma aula de história da 11ª série com um interesse declarado na mitologia grega e romana, CHW3M Myth Experts (@ Chw3mmyths); Victoria (@CharmedScribe); e Lunartic (@iamalunartic), uma conta dedicada às luas, que postou vários vídeos sobre o concurso, incluindo um que avaliou essa sugestão.”

S / 2003 J3 agora é Eupheme. A Carnegie Science disse:

”Ela é o espírito de louvor e bom presságio, a neta de Zeus e a irmã de Philophrosyne . A finalização vencedora foi do mesmo vídeo da Lunartic (@iamalunartic).”

FONTE: Carnegie Institution of Science

LEIA TAMBÉM  Teoria do segundo SOL Nêmesis pode ser verdadeira

LEIA TAMBÉM  Conheça a possível menina astronauta da NASA que viajará a Marte em 2033