Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?
Curiosidades Turismo

Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

Vendo todas estas informações podemos dizer que sim Honk Kong é uma região da China5 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Bem, Hong Kong, a linda Hong Kong, então…é assim,tipo. Hã… como vamos dizer? Com uma área de 1.104 km² e uma população de 7 milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo e o lugar com mais prédio no mundo mais que São Paulo e Nova  Iorque. Mas não é isso que você quer  saber, não é mesmo?

no - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

Na opinião do Mídia Interessante “teria” que ser um país, mas não é, porque faz parte da China, mesmo sendo independente, estranho não?

no surprised amazed shocked 11 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

Honk Kong é  considerada uma das duas regiões administrativas especiais da República Popular da China, sendo a outra Macau. Pra os outros ele é uma “cidade chinesa” mas na prática nada tem a ver com o governo chinês. Pelo contrário é muito diferente. O brasileiro, por exemplo, é isento de visto para Honk Kong, porém necessita de visto para entrar em território chinês. Então vemos aí, uma autonomia. A  Capital de Honk Kong é o Distrito Central Ocidental, pra complicar ainda mais.

no giphy - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

O Canal do Youtube China Link Trading, listou alguns fatos (abaixo) que recompravam que comprovam que Honk Kong é não sendo da China, se você não entendeu nada. Então é ao contrário que você pensou.Vamos lá:

  1. Antes dos  chineses irem para Honk  Kong ele necessita usar um passaporte especial e um visto especifico;
  2. A moeda é diferente;
  3. Internet é livre para todos (Facebook, Instagram, etc.);
  4. Existe eleições em Hon Kong;
  5. Turistas com seus respectivos passaportes precisam dar saída (carimbo) em Honk Kong para entrar (carimbo) na China (e vice-versa).

Vendo todas estas informações podemos dizer que sim Honk Kong é uma região da China2 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

Lendo estes tópicos acima, aí fica simples dar um palpite, não é mesmo?

Você deve ter pensado que Hong Kong é um país independente. Mas não, Hong Kong é faz parte mesmo da China, mesmo com uma total autonomia.

no gifti engraçado panda chines - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

no gif la casa de papel - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

 

O  território

Hong Kong pertenceu à China até 1842, quando o Império Qing perdeu a Guerra do Ópio para os ingleses e Hong Kong tornou-se uma colônia britânica. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupada pelos japoneses, e só foi devolvida para o governo chinês em 1997, há apenas 20 anos. Desde então, tornou-se Hong Kong Special Administrative Regionuma Região Administrativa Especial da China, assim como Macau.

Vendo todas estas informações podemos dizer que sim Honk Kong é uma região da China4 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

Em 1997, foi adotada a política conhecida como “um governo, dois sistemas”: embora continue sob o controle direto do governo comunista chinês, Hong Kong conquistou a liberdade de manter várias características capitalistas. A “Lei Básica” (Basic Law), a Constituição de Hong Kong, atesta que a região deve coexistir com a China dentro desses padrões por 50 anos após a devolução para a China em 1997. Ou seja, até o ano de 2047 nenhuma alteração poderá ser feita neste sistema de governo e seu estilo de vida, e a cidade deve “salvaguardar os direitos e liberdades de seus residentes”.

no acegif funny baby - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

 

Curiosidades sobre Hong Kong

bandeira honk kong - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

O site Hot Courses, elaborou uma lista com os 25 fatos e curiosidades sobre este lugar exótico e incrível na costa sul da China!

 

1. Hong Kong é formado por mais de 200 ilhas.

2. Ele é uma das duas regiões administrativas especiais da China (a outra é Macau). Isto significa que é semi-autônomo, funcionando com o princípio de “um país, dois sistemas”. A China concordou por lei em dar um alto nível de autonomia à região e preservar a sua economia e sistema social, no entanto, Pequim tem o poder de vetar mudanças no sistema político.

no gif funny fight 108 1 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

3. Hong Kong tem moeda, idioma e passaporte diferentes em relação à China.

passaporte honk kong - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

4. É um dos países/regiões mais densamente povoados do mundo: 6,5 mil pessoas por quilômetro quadrado.

5. Hong Kong tem duas línguas oficiais: o chinês (cantonês falado) e o inglês.

6. A região foi colônia britânica por um século e meio, sendo devolvida à China apenas em 1997.

7. Hong Kong tem mais Rolls-Royces por habitante do que qualquer outra cidade do mundo.

8. O Facebook e o Whatsapp são permitidos no país, diferente da China.

9. Hong Kong tem mais arranha-céus do que qualquer outra cidade do mundo – duas vezes mais do que em Nova York, o segundo maior número mundial.

Vendo todas estas informações podemos dizer que sim Honk Kong é uma região da China3 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

10. Graças ao seu território montanhoso, o distrito central da ilha de Hong Kong tem uma mistura incrível de paisagens urbanas e naturais.

myhc 22784 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

11. O dólar de Hong Kong é oitava moeda mais negociada do mundo.

12. Dai Pai Dong é uma famosa rede de fast food de macarrão instantâneo (noodles) de Hong Kong, com tigelas de macarrão bem baratas.

13. O macarrão instantâneo é um prato muito popular em Hong Kong. De fato, os seus habitantes acreditam que comer noodles no aniversário de alguém proporciona ao aniversariante uma vida longa e abençoada.

no funny sport - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

14. A Ponte de Tsing Ma é a ponte mais longa do mundo com um duplo sistema: uma plataforma para tráfico de automóveis e uma para o circuito ferroviário.

15. O Peak Tram foi o primeiro sistema de funiculares da Ásia, instalado em 1888 – transporte por cabos para subir colinas e montanhas. Em funcionamento até hoje, os “bondinhos” levam mais de 11.000 habitantes e turistas por dia até a parte mais alta da ilha. É uma ótima maneira de observar as belas paisagens da região!

16. Aproximadamente três quartos de Hong Kong são de regiões rurais e parques naturais.

17. O inventor da comunicação por fibra óptica – e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2009 – é de Hong Kong: professor Charles Kao.

18. O feng shui é muito respeitado e valorizado em Hong Kong – ele influencia a arquitetura, negócios e estilo de vida de seus habitantes.

19. Quem nasce em Hong Kong é honconguês ou honconguesa.

20. A Disneyland de Hong Kong, fundada em 2005, é o terceiro parque temática da Disney fora dos Estados Unidos – e o primeiro da China.

21. A Região tem uma das maiores concentrações per capita de cafés e restaurantes do mundo, com um restaurante para cada 600 pessoas.

22. O número de visitantes em seu território continental subiu de 4,5 milhões em 2001 para 28 milhões em 2011, superando o número de visitas de todos os outros países combinados.

23. Turismo em Alta: Hong Kong é bastante famoso pelas suas “comidas de ruas”. A street food é vendida em barraquinhas nas calçadas de ruas movimentadas e tem inúmeras opções de carnes, peixes e outras iguarias.

Vendo todas estas informações podemos dizer que sim Honk Kong é uma região da China6 - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

24. Foi eleita a “Melhor Cidade para Negócios do Mundo” e a “Melhor Cidade para Negócios do Nordeste da Ásia”, respectivamente, por quatro e cinco vezes consecutivas pela revista Business Traveller Asia Pacific.

Vendo todas estas informações podemos dizer que sim Honk Kong é uma região da China - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

25. Devido a sua superlotação, Honk Kong tem um dos mercados imobiliários mais caros do mundo: 1,5 milhões de dólares de Hong Kong conseguem comprar apenas 500 metros quadrados.

 

Vendo todas estas informações podemos dizer que sim, Honk  Kong é uma região da China.  

no gif nodding - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

no gif shaking head - Hong Kong é um país, uma cidade ou faz parte da China?

Fontes: Brasileiros pelo Mundo, Wikipédia, Hot Courses, Click Trending Honk Kong

45 fatos e curiosidades sobre a China

42 fatos e curiosidades sobre a Coreia do Sul

40 fatos e curiosidades sobre o Japão

 

LEIA TAMBÉM  Saiba qual documentação levar para viajar de carro para Argentina e Chile
LEIA TAMBÉM  17 Modelos da Victoria's Secret que faltaram ao evento na China