Crescimento empresarial: Maiores empresas do mundo e seu inicio do zero
Curiosidades Marketing

Maiores empresas do mundo e seu inicio do zero

organizações empresas crescimento empresarial interessante - Maiores empresas do mundo e seu inicio do zero
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Crescimento empresarial: Todos nós temos que começar em algum lugar! Pode ser difícil imaginar algumas das marcas mais icônicas e onipresentes de hoje como uma empresa iniciante, mas todas as empresas têm sua própria história de origem.

Enquanto muitas pessoas gostam de romantizar e às vezes exageram a ‘ideologia de autoinstrução’ de bilionários que construíram os alicerces de impérios comerciais em suas garagens , algumas empresas têm um começo genuinamente humilde e surpreendente, e são realmente interessantes de se ver! Volte no tempo em que a Amazon era apenas uma livraria e a Samsung apenas um cara com um telefone. Testemunhe essas megaempresas dando seus primeiros passos em direção à fama!

crescimento empresarial

Livraria on-line (1994)

Livraria on-line (1994)

 

Fundadores – Jeff Bezos

Primeira localização – Bellevue, WA

A Amazon começou como uma livraria on-line em 1994. O fundador Jeff Bezos decidiu chamar a livraria de “Cadabra”. Mais tarde, mudou o nome para Amazon.com , Inc. alguns meses depois, depois que um advogado ouviu seu nome original. como “cadáver”.

Bezos selecionou o nome Amazon pesquisando no dicionário; ele se estabeleceu na “Amazon” porque era um lugar “exótico e diferente”, exatamente como ele imaginara para sua empresa na Internet. O rio Amazonas, observou ele, era o maior rio do mundo e planejava tornar sua loja a maior livraria do mundo. Além disso, um nome que começou com “A” era preferido, porque provavelmente estaria no topo de uma lista alfabética.

Fonte: Wikipedia

Relatório da Amazon

Panela de Arroz (1946)

 

Fundadores – Masaru Ibuka, Akio Morita

Primeira localização – Tóquio, Japão

Após a Segunda Guerra Mundial, o fundador da Sony, Masaru Ibuka, inventou um produto para tentar atender a milhões de residências que tinham eletricidade, mas não possuíam os aparelhos para usá-lo. O resultado foi essa panela elétrica de arroz.

Lançada sob o nome comercial Tokyo Telecommunications Research Institute, antes de a própria Sony se tornar uma empresa incorporada, a panela de arroz era pouco mais do que alguns eletrodos de alumínio no fundo de um balde de madeira. Dependendo da corrente elétrica não regulamentada da época, do tipo de arroz ou da quantidade de água utilizada, o arroz geralmente acabava servindo como mingau cozido demais ou grãos mal cozidos.

Por esse motivo, o produto nunca foi realmente lançado no mercado. Em vez disso, um protótipo agora está instalado em vidro nos arquivos da Sony em Shinagawa, uma relíquia de uma era distante antes dos aparelhos eletrônicos serem a norma.

Fonte: Gizmodo

RelatórioSony

Entrega Estacionária (1943)

 

Fundadores – Ingvar Kamprad

Primeira localização – Älmhult, Suécia

O fundador da IKEA, Ingvar Kamprad, mostrou uma promessa empreendedora desde tenra idade. Aos 5 anos, ele começou a comprar fósforos a granel de Estocolmo e vendê-los a vizinhos para obter lucro. Mais tarde, ele passou a vender sementes de flores, cartões comemorativos, enfeites de árvore de Natal e muito mais.

Em 1943, aos 17 anos, Kamprad fundou a IKEA da mesa da cozinha de seu tio. Começou como uma empresa de venda por correspondência, vendendo uma variedade de itens como meias, jóias, relógios, canetas e molduras. Kamprad adicionou a primeira peça de mobiliário às ofertas da empresa alguns anos depois. As vendas de móveis aumentaram ainda mais com a introdução do famoso catálogo IKEA em 1951 e do primeiro showroom em 1953. Os móveis da IKEA logo se tornaram o ponto focal da empresa, quando ela começou a eliminar todos os outros produtos nos próximos anos.

Fonte: Fio Dental

RelatórioIkea

Jogo de Cartas (1889)

 

Fundadores – Fusajiro Yamauchi

Primeira localização – Kyoto, Japão

A Nintendo, a marca de videogame que lançou franquias das décadas de 80 e 90, como  Mario ,  The Legend of Zelda e  Pokemon , é na verdade uma das empresas mais antigas da lista. Foi fundada em 1889 como uma empresa de baralho com sede em  Kyoto, Japão . Os cartões (chamados  hanafuda , ou “cartões de flores” por suas imagens florais ornamentadas) eram populares entre as gangues do crime organizado que habitavam as salas de jogo do Japão. As origens da empresa estão refletidas em seu nome: quando separadas em três caracteres, “Nin-dez-do” se traduz aproximadamente em “Deixe a sorte para o céu” ou “Trabalhe duro, mas no final está nas mãos do céu”.

Fonte: Fio Dental

Relatório dawikipedia

 

Motor de busca (1998)

Motor de busca (1998)

 

Fundadores – Larry Page, Sergey Brin

Primeira localização – Menlo Park, CA

O Google tem sua origem no “BackRub”, um projeto de pesquisa iniciado em 1996 por  Larry Page  e  Sergey Brin  quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade de Stanford, em Stanford, Califórnia. O projeto também envolveu inicialmente um “terceiro fundador” não oficial, Scott Hassan, o programador principal que escreveu grande parte do código do mecanismo de pesquisa original do Google, mas saiu antes que o Google fosse oficialmente fundado como empresa.

O ‘rastreador da web’ de Page começou a explorar a web em março de 1996, com a própria página inicial de Stanford servindo como o único ponto de partida.

A primeira versão do Google foi lançada em agosto de 1996 no site de Stanford. Ele usou quase metade da largura de banda de rede inteira de Stanford.

Fonte: Wikipedia

Relatório doGoogle

Brinquedos de madeira (1923)

 

Fundadores – Ole Kirk Christiansen

Primeira localização – Billund, Dinamarca

A marca de brinquedos mais conhecida por seus tijolos de plástico entrelaçados foi fundada por um carpinteiro.

Lutando para encontrar madeira suficiente para construir móveis durante a recessão da Dinamarca nos anos 30, Ole Kirk Kristiansen começou a transformar pedaços de madeira em brinquedos infantis. Alguns dos primeiros produtos da LEGO incluíam trens de brinquedo, automóveis e um pato de madeira sobre rodas que grasnavam quando puxados.

Quando ele começou a experimentar brinquedos de plástico em 1947, a maioria das lojas de departamento não estava interessada. Felizmente para as gerações futuras de construtores de LEGO, isso não o desencorajou, e os tijolos de plástico acabaram se tornando o foco da empresa.

Fonte: Fio Dental

RelatórioLego

Computador Apple I (1976)

 

Fundadores – S.Jobs, S.Wozniak, R.Wayne

Primeira localização – Cupertino, CA

Steve Wozniak originalmente montou o microcomputador Apple I em 1975 para uma reunião do Homebrew Computer Club no Vale do Silício. Wozniak disse que a máquina básica foi “a primeira vez na história que alguém digitou um caractere em um teclado e o viu aparecer na tela do computador em frente a eles”.

Outro membro do clube, Steve Jobs, ajudou a vender 50 pedidos da máquina por US $ 500 cada para uma loja de computadores local. O sucesso das vendas fez com que o par superasse os US $ 50.000 e os encorajou a começar a trabalhar no Apple II.

O resto é história.

Fonte: Fio Dental

Wikipedia,www.macworld.co.ukRelatório

Mercearia (1938)

 

Fundadores – Lee Byung-chul

Primeira localização – Seul, Coréia do Sul

A Samsung foi fundada como uma mercearia em 1 de março de 1938, por Lee Byung-Chull. Ele iniciou seus negócios em Taegu, Coréia, comercializando macarrão e outros produtos produzidos na cidade e nos arredores e exportando-os para a China e suas províncias.

Após a guerra da Coréia e durante o impulso do país à industrialização, a empresa expandiu com sucesso a manufatura têxtil.

Em breve, novas subsidiárias, como Samsung Heavy Industries, Samsung Shipbuilding e Samsung Precision Company.

A Samsung entrou no setor de eletrônicos pela primeira vez em 1969 com várias divisões focadas em eletrônicos – seus primeiros produtos foram televisores em preto e branco. Nos anos 70, a empresa começou a exportar produtos eletrônicos para o exterior.

Fonte: Britannica

Wikipedia,Relatório daWikipedia

Tear automático (1926)

Tear automático (1926)

 

Fundadores – Kiichiro Toyoda

Primeira localização – Nagoya, Japão

A Toyota foi fundada em 1926 como Toyoda Automatic Loom Works, Ltd. por Sakichi Toyoda, o inventor de uma série de teares manuais e acionados por máquinas. O mais impressionante deles foi o tear automático Toyoda, Tipo G, um tear de alta velocidade completamente automático, com a capacidade de mudar de ônibus sem parar e dezenas de outras inovações. Na época, era o tear mais avançado do mundo, oferecendo uma melhoria dramática na qualidade e um aumento de produtividade em vinte vezes.

Em 2007, esta máquina foi registrada como item nº 16 no Patrimônio de Engenharia Mecânica do Japão como “uma conquista histórica que avançou na indústria têxtil global e lançou as bases para o desenvolvimento do Grupo Toyota”.

Fonte: Wikipedia

Toyota,RelatórioToyota

Chip de memória (1969)

 

Fundadores – Gordon Moore, Robert Noyce

Primeira localização – Mountain View, CA

A Intel foi fundada em Mountain View, Califórnia, em 1968 por Gordon E. Moore (conhecido por “Lei de Moore”), químico, e Robert Noyce, físico e co-inventor do circuito integrado.

Quando a Intel começou, eles não criavam processadores, como são famosos por enquanto, criaram memória. Especificamente SRAM, DRAM e EPROMs. O primeiro produto lançado pela Intel, em abril de 1969, foi o 3101 SRAM de 64 bits. Foi feito no novo e rápido processo Schottky Bipolar. Isso tornou muito rápido (tempos de acesso de 60ns), mas com muita energia. Ele dissipou 525mW, mais de meio watt, para 64 bits de memória.

Fonte: O CPU Shack

Intel_africa,wikipediaRelatório

Image Computer (1986)

 

Fundadores – Edwin Catmull, Alvy Ray Smith, Steve Jobs

Primeira localização – Richmond, CA

A Pixar foi fundada como The Graphics Group, que é um terço da Divisão de Computadores da Lucasfilm, lançada em 1979 com a contratação do Dr. Ed Catmull do Instituto de Tecnologia de Nova York (NYIT), onde estava encarregado do Computador. Laboratório de gráficos (CGL). Na NYIT, os pesquisadores foram pioneiros em muitas das técnicas de fundação de CG – em particular a invenção do “canal alfa”.

Inicialmente, a Pixar era uma empresa de hardware de ponta, cujo principal produto era o Pixar Image Computer, um sistema vendido principalmente a agências governamentais e à comunidade médica. Um dos compradores da Pixar Image Computers era a Disney Studios, cujo pai corporativo acabaria se tornando seu parceiro mais importante.

Fonte: Fandom

wikipedia,RelatórioPixar

Serviço de pagamentos online (1998)

 

Fundadores – Ken Howery, Luke Nosek, Max Levchin, Peter Thiel, Yu Pan Russel Simmons e Elon Musk

Primeira localização – Palo Alto, CA

O PayPal foi fundado em dezembro de 1998 como Confinity, uma empresa que desenvolveu software de segurança para dispositivos portáteis. O Confinity foi fundado por Max Levchin, Peter Thiel, Luke Nosek, Ken Howery, Yu Pan e Russel Simmons.

O PayPal foi desenvolvido e lançado como um serviço de transferência de dinheiro no Confinity em 1999.

Em março de 2000, o Confinity se fundiu com a X.com, uma empresa de banco on-line fundada por Elon Musk. Musk estava otimista com o sucesso futuro do negócio de transferência de dinheiro que o Confinity estava desenvolvendo.

Em outubro daquele ano, Musk decidiu que o X.com encerraria suas outras operações bancárias na Internet e se concentraria no serviço de dinheiro do PayPal. A empresa X.com foi renomeada para PayPal em 2001 e expandiu-se rapidamente ao longo do ano até que os executivos da empresa decidiram divulgar o PayPal em 2002.

Fonte: Wikipedia

RelatórioPaypal

Serviço de Microblogging (2006)

 

Fundadores – Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone, Evan Williams

Primeira localização – San Francisco, CA

O Twitter começou em 2006, quando a empresa de podcast Odeo percebeu que precisava se reinventar e começou a debater novas idéias criativas. Jack Dorsey introduziu a idéia de criar um SMS que permitiria ao usuário se comunicar com um pequeno grupo de pessoas.

O Twitter foi chamado de “status” até o grupo procurar nomes no dicionário e encontrar o Twitter que se encaixava perfeitamente. O nome original do produto era twttr.

O trabalho do projeto começou em 21 de março de 2006, quando Dorsey publicou a primeira mensagem no Twitter: “apenas configurando meu twttr”. O protótipo do twitter foi testado como um serviço interno para os funcionários da Odeo, mas posteriormente lançado publicamente em julho de 2006.

Em outubro de 2006, Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams formaram a Obvious Corporation com outros membros da Odeo. Eles então compraram a Odeo dos investidores e de outros acionistas. Em abril de 2007, o Twitter se tornou sua própria empresa.

Fonte: Profile Rehab

dailymail,bizRelatório

Sapatos japoneses (1964)

Distribuição de sapatos japoneses (1964)

 

Fundadores – Bill Bowerman, Phil Knight

Primeira localização – Eugene, OR

As origens da Nike remontam a um artigo escolar para uma classe de pequenas empresas. Phil Knight estava matriculado na Stanford Graduate School of Business quando teve a idéia de uma empresa japonesa de calçados que fabricava produtos de qualidade a custos mais baixos do que as marcas alemãs que dominavam o mercado na época. O tema de seu ensaio, intitulado “Os calçados esportivos japoneses podem fazer com os calçados esportivos alemães O que as câmeras japonesas fizeram com as câmeras alemãs?” o inspirou a fundar um negócio na vida real em 1964. A Nike – então Blue Ribbon Sports – começou como distribuidora do Onitsuka Tiger Running Shoes, fabricado no Japão. Knight vendeu os sapatos inicialmente na parte de trás de sua caminhonete no atletismo da Universidade de Oregon.

Fonte: Fio Dental

CNN,RelatórioNike

Restaurante Fast-food (1955)

Restaurante Fast-food (1955)

 

Fundadores – Richard McDonald, Maurice McDonald

Primeira localização – San Bernardino, CA

Em 1937, Patrick McDonald abriu “The Airdrome”, uma barraca de comida, na Huntington Drive (Rota 66), perto do aeroporto de Monrovia, na cidade de Monrovia, Califórnia, no Condado de Los Angeles, com cachorros-quentes sendo um dos primeiros itens vendidos. Mais tarde, os hambúrgueres foram adicionados ao cardápio a um custo de dez centavos de dólar com suco de laranja à vontade. Em 1940, os filhos Maurice e Richard mudaram o prédio inteiro para San Bernardino, Califórnia. O restaurante foi renomeado como “McDonald’s Bar-B-Que” e tinha 25 itens de menu, principalmente churrasco.

Em 1954, Ray Kroc, vendedor das máquinas de milk-shake Multimixer da marca Prince Castle, soube que os irmãos McDonald usavam oito de suas máquinas no restaurante San Bernardino. Sua curiosidade foi despertada e ele foi dar uma olhada no restaurante. A ele se juntou o bom amigo Charles Lewis, que sugerira a Kroc várias melhorias na receita do hambúrguer do McDonald’s.

Kroc ficou tão impressionado com o restaurante dos irmãos que se ofereceu para montar uma franquia nacional, começando pelo Mcdonalds ‘original’ (como o conhecemos hoje) em Des Plaines, Illinois, perto de Chicago. Tudo começou com um menu simples de nove itens, incluindo hambúrgueres, batatas fritas, milk-shake, suco e leite.

Fonte: Wikipedia

RelatórioMcdonalds,pessoas

 

Animação “Alice Comédias” (1923)

Animação "Alice Comédias" (1923)

 

Fundadores – Walt Disney, Roy O. Disney

Primeira localização – Los Angeles, CA

As Alice Comedies são uma série de desenhos animados criados por Walt Disney na década de 1920, nos quais uma garotinha de ação ao vivo chamada Alice (originalmente interpretada por Virginia Davis) e um gato animado chamado Julius têm aventuras em uma paisagem animada.

Disney, Ub Iwerks e sua equipe fizeram a primeira Alice Comedy, um curta de um rolo (dez minutos) intitulado Alice no País das Maravilhas, enquanto ainda liderava o estúdio Laugh-O-Gram, em Kansas City, Missouri. Depois de terminar o filme, o estúdio faliu e foi forçado a fechar. Depois de arrecadar dinheiro trabalhando como fotógrafo freelancer, a Disney comprou uma passagem de trem só de ida para Los Angeles, Califórnia, para morar com seu tio Robert e seu irmão Roy. Na Califórnia, a Disney continuou a enviar propostas para a série Alice, na esperança de um acordo de distribuição, que foi finalmente organizado pela Winkler Pictures, dirigida por Margaret J. Winkler e seu noivo, Charles Mintz.

Embora vistas como engraçadas e engraçadas em seu tempo, as Alice Comédias contêm conteúdo que pode ser considerado surpreendente e um tanto duro hoje. Embora Alice seja uma garotinha, ela passa a maior parte do tempo evitando o perigo e até sendo sequestrada pelos vilões dos desenhos animados, ameaçados com os perigos de serem amarrados a um tronco em uma serraria. Embora todas as ameaças de Alice sejam desenhos animados, alguns podem achar as imagens um pouco perturbadoras devido à tenra idade da personagem, e pelo fato de ela ser uma pessoa real, ou podem simplesmente ser alegres e divertidas, devido à representação .

Fonte: Fandom

wikipedia,DisneyReport

 

Jogo “Zombi” (1986)

Jogo "Zombi" (1986)

 

Fundadores – Christian Guillemot, Claude Guillemot, Gérard Guillemot, Michel Guillemot, Yves Guillemot

Primeira localização – Carentoir, França

A Ubisoft Entertainment é uma empresa francesa de videogame sediada em Montreuil, com vários estúdios de desenvolvimento em todo o mundo.

A família Guillemot havia se estabelecido como uma empresa de apoio à agricultura para agricultores na província da Bretanha, no noroeste da França e regiões próximas, inclusive no Reino Unido. Os cinco filhos da família – Christian, Claude, Gérard, Michel e Yves – ajudaram nas vendas, distribuição, contabilidade e administração da empresa com seus pais antes da universidade. Todos os cinco adquiriram experiência comercial na universidade, que trouxeram de volta aos negócios da família para ajudar a melhorá-lo, numa época em que os negócios agrícolas começavam a diminuir. Os irmãos tiveram a ideia de diversificação para vender outros produtos de uso aos agricultores; Claude começou com a venda de mídia de áudio para CD e, mais tarde, os irmãos expandiram-se para computadores e softwares adicionais que incluíam videogames.

No início dos anos 80, eles viram que os custos de compra de computadores e software de um fornecedor francês eram mais caros do que comprar os mesmos materiais no Reino Unido e enviá-los para a França, e tiveram a idéia de um negócio por correspondência em torno de computadores e computadores. Programas. A mãe deles disse que eles poderiam começar seus próprios negócios dessa maneira, desde que eles mesmos administrassem e dividissem igualmente suas ações entre os cinco. Seu primeiro negócio foi a Guillemot Informatique, fundada em 1984.

Originalmente, eles eram vendidos apenas por correspondência, mas logo recebiam pedidos de varejistas franceses, pois conseguiam minar outros fornecedores em até 50% do custo de novos títulos. Em 1986, essa empresa ganhava cerca de 40 milhões de francos franceses (aproximadamente US $ 5,8 milhões na época). Em 1985, os irmãos fundaram a Guillemot Corporation para distribuição semelhante de hardware de computador. Como a demanda continuou, os irmãos reconheceram que software de videogame estava se tornando uma propriedade lucrativa, e decidiu que eles precisavam para entrar no lado do desenvolvimento da indústria, já tendo uma visão sobre a publicação e distribuição side.Ubi macia foi fundada pelos irmãos em 28 de março de 1986 O nome “Ubi Soft” foi selecionado para representar o software “onipresente”.

Zombi, um videogame de aventura e ação com ícones, foi a primeira publicação da Ubi Soft, lançada em 1986.

Fonte: Wikipedia

ubisoft,Relatório daWikipedia

 

Cafeteria (1971)

Cafeteria (1971)

 

Fundadores – Jerry Baldwin, Zev Siegl, Gordon Bowker

Primeira localização – Seattle, WA

A primeira Starbucks foi aberta em Seattle, Washington, em 31 de março de 1971, por três parceiros que se conheceram na Universidade de São Francisco: o professor de inglês Jerry Baldwin, o professor de história Zev Siegl e o escritor Gordon Bowker foram inspirados a vender grãos de café e equipamentos de alta qualidade pelo empresário de torrefação de café Alfred Peet depois que ele lhes ensinou seu estilo de torrefação. Bowker lembra que Terry Heckler, com quem Bowker possuía uma agência de publicidade, achava que as palavras que começavam com “st” eram poderosas. Os fundadores fizeram um brainstorming de uma lista de palavras que começavam com “st” e chegaram a “Starbo”, uma cidade mineira na cadeia de cascatas. A partir daí, o grupo se lembrou de “Starbuck”, o nome do companheiro de equipe no livro Moby-Dick. Bowker disse: “Moby-Dick não ‘ não tem nada a ver diretamente com a Starbucks; foi apenas coincidência que o som pareceu fazer sentido “.

A primeira loja Starbucks foi localizada em Seattle na 2000 Western Avenue, de 1971 a 1976. Este café foi posteriormente transferido para o Pike Place, em 1912. Durante esse período, a empresa vendeu apenas grãos de café torrados inteiros e ainda não preparava café para vender. Durante o primeiro ano de operação, eles compraram grãos de café verdes da Peet’s e começaram a comprar diretamente dos produtores.

Fonte: Wikipedia

BBC,sites.googleReport

Rede social da faculdade (2004)

Rede social da faculdade (2004)

 

Fundadores – M.Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes

Primeira localização – Cambridge, MA

O Facebook ficou conhecido como FaceMash e foi iniciado em 2003 por Mark Zuckerberg. Zuckerberg escreveu o software para o site do Facemash quando ele estava em seu segundo ano de faculdade. O site foi criado como um tipo de jogo “quente ou não” para estudantes de Harvard. O site permitiu que os visitantes comparassem duas fotos de alunas lado a lado e permitissem decidir quem era gostoso ou não.

Após falta de popularidade e controvérsia, o site foi ampliado por Zuckerberg, juntamente com Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, e o nome mudou para TheFacebook em 2004. A associação foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes de Harvard, mas foi expandido para outras faculdades na área de Boston, a Ivy League e, gradualmente, a maioria das universidades dos Estados Unidos e do Canadá, e até setembro de 2006, para todos com um endereço de e-mail válido e idade mínima de 13 anos.

Fonte: Wikipedia

Wikipedia,www.thecrimson.comRelatório

Jogo “Hard Hat Mack” (1982)

Jogo "Hard Hat Mack" (1982)

 

Fundadores – Trip Hawkins

Primeira localização – San Mateo, CA

Hard Hat Mack é um jogo de plataforma desenvolvido por Michael Abbot e Matthew Alexander para o Apple II, publicado pela Electronic Arts em 1983. Portas para a família Atari de 8 bits e o Commodore 64 foram lançadas simultaneamente. É um dos primeiros lotes de cinco jogos da Electronic Arts, e a EA o chama de “verdadeiramente o primeiro jogo da EA.

Então, o que mais havia na formação inicial da EA? Além de Hard Hat Mack, a empresa também lançou Archon: The Light and the Dark, MULE, Worms? E Axis Assassin. 

Fonte: EA

LEIA TAMBÉM  O Megalodon existe? Onde ele pode estar?

LEIA TAMBÉM  Quais os maiores conglomerados de mídia do mundo? (Atualizado 2016)