Saiba por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU
Curiosidades Internet

Saiba por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU

bandeira onu - Saiba por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU, saiba o motivo: A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU

onu discruso do brasil presidente bolsonaro - Saiba por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU

Brasil primeiro a discursar

O presidente da República, Jair Bolsonaro, abre os discursos de chefes de Estado e de governo na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A fala inicial do Brasil cumpre uma tradição desde 1947, quando o diplomata Oswaldo Aranha presidiu a Assembleia em dois momentos. Primeiro, entre abril e maio, quando o Reino Unido solicitou uma convocação extraordinária para discutir o status da Palestina, que desde o fim da Primeira Guerra Mundial estava sob um mandato britânico. E depois, em novembro de 1947, quando esteve à frente da 3ª Assembleia Geral das Nações Unidas que discutiu e aprovou a criação do Estado de Israel. Sediada em Nova Iorque (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU) é formada por 193 países.

onu - Saiba por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU

O organismo foi fundado para trabalhar pela paz e desenvolvimento com a ratificação da Carta das Nações Unidas pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, bem como pela maioria dos signatários. O Brasil é um dos 51 membros fundadores. A primeira reunião da Assembleia Geral ocorreu em Londres, em 1946, quando foi decidido que a sede permanente seria nos Estados Unidos. Ficou definido que a comunicação seria em seis idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

 

Sobre Osvaldo Aranha

Oswaldo Aranha - Saiba por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONUOsvaldo Euclides de Sousa Aranha (Alegrete, 15 de fevereiro de 1894 — Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1960) foi um político, diplomata e advogado brasileiro, que ganhou destaque nacional em 1930 sob o governo de Getúlio Vargas.

Ele é conhecido na política internacional por fazer lobby pela criação do Estado de Israel como chefe da delegação brasileira à ONU e presidente da Assembleia Geral da ONU em 1947. Como chefe da delegação brasileira, ele foi presidente da primeira sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947 durante a votação da UNGA 181 sobre o plano de partição das Nações Unidas para a Palestina, no qual ele adiou a votação por três dias para garantir sua aprovação.Por seus esforços na situação palestina, ele foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz em 1948.

Fonte: Wikipédia, Canal Planalto

LEIA TAMBÉM  Qual o programa de televisão que menos durou no Brasil?

LEIA TAMBÉM  Previsão da ONU é que Paquistão ultrapasse Brasil como mais populoso